O Carnaval é um dos feriados mais aguardados, não apenas por quem quer cair na folia e nem só pelos brasileiros. Este é um período que recebe grande parte dos investimentos em marketing e propaganda durante o ano, movimenta a economia, gera empregos e atrai turistas dispostos a consumir.
De acordo com pesquisa realizada pela pelo Ministério do Turismo, um terço na população nacional aproveita a data para viajar, e estas estimativas aumentam a cada ano. Para se ter uma ideia, cerca de 1,5 milhão de visitantes internacionais e locais curtiram o Carnaval carioca em 2018, de acordo com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro. Contando os próprios moradores do Rio, o total de foliões ultrapassou os 6 milhões e gerou uma receita de R$ 3,5 bilhões, além de 90% da ocupação hoteleira.
Estudo do Turismo aponta que quem procura por capitais com festas típicas como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Pernambuco, geralmente não contrata pacotes de viagem. Este tipo de turismo "individual", apesar de colaborar para a movimentação econômica do setor, não é o que realmente aquece o mercado na data.
A parcela de bons negócios no turismo carnavalesco se dá principalmente pelas famílias que optam por pacotes fechados em lugares mais tranquilos. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Agências de Viagem 80% dos pacotes comercializados no período do feriado carnavalesco se dá para estes destinos. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens os destinos mais procurados no carnaval estão pontos do nordeste como Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Chapada Diamantina e Porto Seguro (BA), seguidos pelo sul e sudeste.
Estes pacotes são usualmente adquiridos através da internet, pelos e-commerces especializados em hotelaria e turismo. Eles oferecem ferramentas facilitadoras aos usuários, como a organização de gastos, horários, possíveis reservas além de outros serviços que existiam apenas em agências físicas. A Especialista de Mercado Brasileiro do site Código Desconto, Carolina Longhini, afirma que além da praticidade adquirida pela internet, a possibilidade de preços mais em conta e vantagens especiais são alguns dos fatores que explicam o crescimento de compras de pacotes online.
Se sua empresa é do setor turístico, além de garantir destinos tranquilos, também atentam-se aos foliões e dêem uma atenção especial a quem não quer viajar por conta própria. Seja qual for seu tipo de empresa, não se pode desprezar a festa comercialmente. Assim, deixamos dicas para boas vendas no e-commerce durante o carnaval:
Definição dos cenários de clientes potenciais, visto que nem todo mundo realmente curte a folia:
- Cenário 1: Os foliões
- Cenário 2: As pessoas que querem tranquilidade
Atendimento da necessidade do público alvo
- Cenário 1: Para os foliões o nicho é enorme, desde viagens, bebidas, roupas, acessórios e até o remédio para o pós farra.
- Cenário 2: Já aqueles que focam em descanso e tranquilidade podem ser excelentes alvos para um vendedor de livros, por exemplo.
Você deve estar pronto para os clientes que desejam fazer compras online. Quanto mais opções de meios de pagamento online você oferecer a seus clientes melhor, pois isto aumenta suas chances de vender mais no e-commerce.
Para ambos cenários de público, trabalhe para que a experiência do cliente seja engajada, levando o produto até o seu comprador ideal e garantindo segurança no transporte da venda do cliente. A intenção é garantir que ele volte a comprar sempre!
Planeje as estratégias comerciais
Avalie com antecedência qual a necessidade do cliente potencial de seu produto/serviço e planeje suprir suas necessidades a fim de converter as visitas a seu ecommerce em oportunidades imperdíveis de vendas.
Foque em fidelizar o cliente com um ótimo atendimento durante e após a primeira experiência com o seu produto/serviço.
Prepare as atividades comerciais
Prepare os seus clientes de ambos cenários (1 e 2) sobre o recesso do período carnavalesco e divulgue as suas promoções chamando o público alvo para o seu produto/serviço através de e-mail marketing.
Lembre de concentrar esforços para promover seu e-commerce através das mídias sociais. Tenha uma comunicação objetiva e poste também sugestões de como aproveitar melhor seus produtos e serviços. Considere que cada publicação deve direcionar seus públicos para o site da sua loja. Use as redes sociais como um canal de comunicação eficaz para esclarecer dúvidas, agradecer elogios e estabelecer relacionamento entre seus clientes e a sua marca.
Esteja sempre pronto para atender seu cliente quando ele precisar. Uma boa maneira de fazer isso é utilizando o WhatsApp para trazê-lo para mais perto de sua marca e sempre levando para conhecer mais sobre os conteúdos, produtos e serviços da sua loja.
Muito mais do que vender e promover a sua marca, crie um espaço em que temas importantes da rotina diária seja tratado com o seu público. Crie conteúdo de interesse como “quais são os blocos de carnaval mais procurados no carnaval 2020?”
E aí, está animado para vender neste marco brasileiro e comercial tão importante? Estamos certos que com a percepção adequada, o aumento das vendas online não será apenas uma fantasia.
Boas vendas! Nos conte através dos comentários qual será sua sacada de venda para este anos.
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