Com o crescimento acelerado da comunidade do Instagram, 80% das contas na plataforma seguem ao menos uma empresa. O fluxo de Mensagens Diretas, as DMs, aumentou de tal forma em perfis de negócios que dar conta das mensagens recebidas via direct não é mais uma tarefa simples e pontual.
Se seu perfil comercial recebe um grande volume de mensagens por dia no Direct, você deve saber que o Instagram tem o recurso Respostas Rápidas para acelerar a comunicação com os seguidores e clientes. Quer saber sobre elas e aprender a utilizá-las na sua estratégia de Instagram Marketing? Então continua lendo esse artigo!
Com a funcionalidade você pode deixar mensagens prontas salvas para responder àquelas perguntas podem ser respondidas de maneira padrão, como “Nossa equipe irá analisar a sua sugestão” ou “Dê uma olhada nos produtos em nosso site”. Cada mensagem é salva com um atalho, para facilitar a procura e evitar confusões na hora de usar.
É importante lembrar que as respostas rápidas não são automações, as mensagens não serão enviadas automaticamente em massa. Para que ela seja enviada, você precisa selecioná-la manualmente. Isso porque o Instagram é contra qualquer tipo de ação que possa gerar spam na rede.
Confira a seguir como ativar e utilizar o recurso e tornar mais dinâmica a comunicação com quem segue sua empresa no Instagram:
*Acesse Configurações do seu perfil, selecionar Empresa e tocar em Respostas Rápidas.
[As mensagens pode ser adicionadas também já na Caixa de Mensagens Direct, com um bate-papo aberto. Ao tocar no sinal de + localizado ao lado direito da Caixa de Escrever Mensagem, em seguida, sobre o símbolo de um Balão de Diálogo, aparecerá a janela de mensagens rápidas com a mensagem “agora você pode salvar respostas para as perguntas que você recebe com frequência”. É só clicar no sinal de +, redigir a mensagem e salvar].
* Clique no + ou em “Nova resposta rápida” para configurar sua mensagem. O texto que irá aparecer para o cliente deverá ser digitado em Mensagem. Já em Atalho, você deve escolher uma palavra ou termo que identifique aquela resposta, facilitando o processo de busca na hora de responder alguém.O Atalho só fica visível pra você.
* Finalize o processo no ícone de check, no canto superior direito do display.
Envio
Para utilizar a resposta rápida, entre na conversa Direct em que você deseja enviar a resposta-padrão, vá até a Caixa de Escrever Mensagens e toque no sinal + da lateral direita. Ao selecionar o símbolo Balão de Diálogo aparecerão as mensagens já salvas. Selecione a que deseja que apareça na caixa e toque em Enviar para encaminhar o conteúdo.
Excluir
Para excluir uma mensagem salva, vá em Configurações da sua conta no Instagram, acessado a partir da sessão do seu perfil, depois clica em Empresa e então em Respostas rápidas. Para apagar, basta entrar na resposta que quiser e clicar no texto em vermelho “excluir resposta rápida”.
Cada tipo de negócio deve ter as próprias respostas rápidas, que se adequem às necessidades da empresa ou marca. Ainda assim, existem algumas respostas que acabam servindo pra todo mundo. A seguir daremos algumas dicas que utilizamos na LinceWeb e que você pode adaptar para seu negócio, conforme sua linguagem e tipo de comunicação. Veja:
* Cumprimento/Primeiro contato: Olá! Agradecemos o contato. No que podemos te ajudar?
* Horário de funcionamento/Endereço: Nosso suporte funciona das 8h às 18h, em horário comercial. Retornaremos seu contato garantindo uma solução inteligente!
* Informações sobre o produto/serviço: Você pode testar a ferramenta Stokes por sete dia, inteiramente gratuito. Depois disso, é necessário escolher um plano para continuar utilizando a ferramenta.
* Comprar/Assinar: Para adquirir a sua ferramenta Stokes, basta acessar o link na nossa bio, criar seu perfil administrativo e optar por adquirir.
*Despedida/agradecimento: Agradecemos o seu contato. Qualquer dúvida que surgir, é só chamar, ok?
As Respostas rápidas são exemplos de recursos que ajudam e melhoram nossa vida. Ao utilizá-las você pode aumentar a produtividade, uma vez que tempo é dinheiro e responder aos clientes ocupa bastante tempo; melhorar a comunicação com os clientes, uma vez que ter mensagens prontas evita mensagens escritas na pressa, além de tendência de deixar para atender quando tiver mais “livre” de forma que os clientes esperem mais de 24h para ser respondidos; não perde cliente, pois nem sempre a pessoa espera uma resposta sem procurar outra solução para seu problema e ainda descarta as ferramentas de automação, que podem ir de encontro às normas da plataforma.
O que vocês acharam do recurso de respostas rápida? Já estão usando? Conta pra gente aqui nos comentários!
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