Um novo ano começando representa um novo ciclo de oportunidades para aumentar o faturamento do seu e-commerce. 2020 está repleto de datas comemorativas e dias que podem ser utilizados estrategicamente para alavancar as vendas do seu e-commerce e encantar seus clientes.
Para quem ainda não tem uma loja virtual e está pensando em investir no comércio eletrônico ainda em 2019, esse é o momento ideal para executar o seu projeto e ter uma loja preparada para performar bem durante todo o ano. Entre em contato conosco, temos soluções inteligentes para automatizar seus processos.
Listamos abaixo as principais datas do ano que podem ser aproveitadas em campanhas e promoções:
JANEIRO
Liquidações: Passado o Natal, o varejo costuma começar o ano com as liquidações, que acontecem em janeiro e ajudam a movimentar o comércio em uma época em que, em geral, as vendas sofrem uma queda. Além de atrair compradores com bons descontos, é possível mandar embora o estoque do ano anterior para renovar as opções de produtos oferecidos.
Volta às aulas: Destaque para os setores de livros, papelaria e tecnologia. Nesse caso as campanhas devem ser direcionadas para os pais, que são quem efetivamente compra. Lojas de moda e acessórios podem colocar mochilas, bolsas e pastas em promoção ou destaque e fazer campanhas para o público jovem. Empresas de móveis e decorações podem alavancar vendas de escrivaninhas, cadeiras de escritório, estantes e organizadores.
Dia da Gula (26/01): Ótima data para as lojas do ramo de alimentação e bebidas em que seu delivery pode oferecer entrega grátis. Planeje preços especiais, pacotes de produtos e brindes.
Dia da Saudade (30/01): Trabalhe campanhas para clientes inativos, carrinhos abandonados e recompra. Aproveite a data para fidelizar clientes, mostre que você os valoriza e “sente falta deles”! Uma outra estratégia é voltar com produtos “mais vendidos” e utilizar a data para promovê-los.
FEVEREIRO
Valentine’s Day (14/02): Essa data é mais relevante em outros países mas vem ganhando bastante espaço no Brasil. A ideia não é comemorar o Dia dos Namorados mas encarar como uma ocasião especial para presentear as pessoas de quem gostamos.
Dia do Esportista (19/02): Trabalhe roupas, acessórios e outros produtos específicos para atletas e prática saudáveis. Na hora de divulgar a campanha, procure utilizar uma linguagem próxima do tema para uma imersão completa neste universo. Pode ser uma oportunidade para “homenagear” aqueles clientes esportistas ou fomentar aqueles que compram na sua loja para presentear amigos e familiares.
Carnaval (22 a 26/02): Para aproveitar essa data é importante se planejar com antecedência. A maioria das vendas acontecem antes dos dias do carnaval, quando todos estão se preparando para as viagens e festas. Faça campanhas para lembrar seu cliente de tudo que ele precisa para curtir o feriado e aproveite para promover seus produtos!
MARÇO
Dia internacional da mulher (8/03): Essa é uma data super estratégica e que deve ser trabalhada com cuidado. Pense bem na linguagem e campanhas que irá trabalhar já que a ideia é valorizar a mulher! Aproveite a data para trabalhar a imagem da sua marca. Nos últimos anos as vendas só vem crescendo nessa data, superando inclusive o dia dos namorados, então aproveite. Os setores com maior destaque de vendas são lingerie, buquês de flores, chocolates e cosméticos.
Dia do consumidor (15/03): Essa é uma das datas mais importantes do ano para o e-commerce, já que vem após um período de baixa conversão de vendas. O principal atrativo são os preços bastante reduzidos, com descontos que chegam a até 60%. Dentre as categorias mais desejadas estão eletrônicos, produtos de informática, cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais, já que é uma época em que os clientes procuram preços convidativos em produtos de maior valor agregado.
ABRIL
Páscoa (10 a 12/04): Embora o período não seja considerado quente para para o e-commerce brasileiro, é possível aproveitar para impulsionar vendas e aparecer para novos consumidores. Se você não trabalha no ramo alimentício, você pode aproveitar o gancho da “geração saúde” e promover produtos como suplemento alimentar e ovos proteicos.
Dia do Frete Grátis (27/04): O frete é um fator decisivo na hora de finalizar uma compra. Segundo dados do E-bit, cerca de 67% dos consumidores consideram o valor do frete como algo negativo na hora de finalizar uma compra online. Por isso, não deixe de aproveitar essa data.
MAIO
Dia do Trabalho (01/05): Esta data pode ser aproveitada para investir em comunicação interna, reconhecendo o profissionalismo dos funcionários ou promovendo um evento para lazer conjunto da equipe. Compartilhar isso com o público através das redes sociais é uma forma de humanizar a marca e aproximar o público
Dia das Mães (10/05): Essa está entre as datas mais importantes do calendário do e-commerce brasileiro. O importante nessa data é, além de alavancar vendas e fidelizar clientes, conseguir se destacar entre os concorrentes. Categorias que se destacam nessa data são moda e acessórios, eletrodomésticos, livros e decoração.
Dia do orgulho Nerd (25/05): Se seu e-commerce atua no segmento geek ou nerd você pode aproveitar bem esta data. Além de criar promoções e enviar cupons de desconto para sua base de clientes, essa é uma excelente oportunidade para fidelizá-los.
Dia do Hambúrguer (28/05): Esta é mais uma oportunidade para que o marketing do delivery seja trabalhado com promoção de deixar com água na boca. O foco desse tipo de promoção é gerar buzz e relacionamento com seu cliente. Se preocupe em divulgar adequadamente a campanha.
JUNHO
Dia dos Namorados (12/06): Data super importante para o varejo, aposte em kits para oferecer ideias de presentes mais completos. Você pode trabalhar também com campanhas que dão desconto na compra de dois ou mais produtos.
Dia do Turista (13/06): Para quem trabalha com a venda de passagens ou pacotes e produtos de viagens, aproveite para homenagear seus clientes e relembrá-los daqueles produtos que deixaram no carrinho de compras da sua loja.
São João (24/06): Esta festa tipicamente brasileira tem potencial de alavancar as vendas, especialmente no setor alimentício. Seu estabelecimento pode trabalhar receitas típicas tendo o milho como ingrediente principal. Mas há formas de aproveitar em todos os segmentos, seja com a venda da moda para quem vai curtir o forró nas ruas, seja com propostas de turismo e hotelaria focando àqueles que aproveitam o clima gostoso para curtir no interior.
JULHO
Liquidações de inverno: Com a proximidade do fim da estação mais fria, nesta época do ano o segmento de moda já está a todo vapor, preparando-se para explorar as vitrines com as coleções de estampa, flores e cores quentes, típicas de primavera e verão. Por isso, em julho, comece a se preparar para as liquidações de inverno, que costumam atrair muitos consumidores com descontos que diminuem um pouco a margem do lojista, mas compensam em volume de vendas e em menos peças sobrando no estoque.
Dia do Chocolate (07/07): Paixão nacional, não deixe a comemoração desse queridinho passar despercebido. Ouse versões dos seus produtos chave com esse ingrediente especial: pizza, sushi, milk-shake, combinações não irão faltar. Diferentes segmentos podem entrar na onda, como moda, acessórios e eletroeletrônicos ao doá-lo como lembrança para aqueles que são adeptos dos chocolates. Para os segmentos mais tradicionais como chocolates e flores é só atacar com promoções e vantagens e comunicar isso para seu público com alguma antecedência. Vale oferecer pacotes especiais, embalagens temáticas e os produtos gourmets e personalizados. Para as vendas pela internet, ofereça vantagens e divulgue amplamente.
Dia da Pizza (10/07): Esta é uma oportunidade especial para donos de pizzarias colocarem em prática ações que visam melhorar o movimento e atrair novos clientes como adicionar novos sabores ao cardápio, investir em novas técnicas e equipamentos, fazer ofertas específicas.
Dia do Rock (13/07): Nessa data destacam-se as ofertas de plataformas de streaming de música ou venda de discos, além de camisetas temáticas, acessórios e cosméticos. Você pode promover produtos de tons mais escuros e visual mais pesado.
Dia dos avós (26/07): Crie campanhas incentivando a compra de presentes, trabalhando com uma linguagem carinhosa e emotiva para entrar no clima da data.
AGOSTO
Dia dos Pais (12/08): Realize campanhas e comunicações criativas para se destacar em relação à concorrência. As categorias mais vendidas na data são moda e acessórios, livros, produtos eletrônicos, cosméticos e perfumes.
Dia da Informática (15/08): Boa oportunidade para e-commerces de tecnologia.
SETEMBRO
Independência do Brasil (07/09): Lembrar das datas que marcam a construção do nosso país é uma forma de transmitir ao público que sua empresa está contextualizada e se preocupa com algo além de vender. Trabalhar a história e reflexões para gerar conteúdo é uma estratégia valiosa para se tornar referência e ganhar autoridade, seja qual for o segmento.
Dia do Cachorro-quente (09/09): Em época de gourmet em alta, vale investir na diversidade para alcançar o maior número de preferências e possibilidades. Explore o desejo de comer e mostre que é vantajoso optar por seu produto. Lembre-se de utilizar uma comunicação eficaz!
Dia do cliente (15/09): Aproveite a data para fidelizar seus clientes e incentivar a recompra. Você pode trabalhar com brindes, presenteado quem comprar em sua loja nesse dia ou oferecendo promoções em produtos que foram abandonados no carrinho.
OUTUBRO
Dia dos Animais (4/10): E-commerces no segmento de pets podem aproveitar a data para lançar campanhas e promoções em seus produtos. Use a data para impulsionar as vendas falando diretamente com os amantes de pets.
Dia das Crianças (12/10): Esta é uma data especialmente importante para e-commerces de brinquedos e outros artigos infantis, como roupas e acessórios. Você pode separar os produtos em categorias por idade para indicar aos consumidores, pois isso ajuda aquelas pessoas que querem comprar presentes, mas não sabem muito bem o que é mais adequado.
Dia do professor (15/10): Nesta data sua empresa pode celebrar a importância da Educação, homenagear os profissionais da área, incentivando também o respeito. As empresas de mimos e floriculturas podem trabalhar produtos especiais para serem dados aos professores.
Dia Nacional do Livro (29/10): Ótima data para e-commerces de livrarias trabalharem com promoções. Lojas virtuais com camisetas e acessórios relacionados à literatura e personagens literários também podem aproveitar a data.
NOVEMBRO
Dia do Sushi (01/11): Se você possui um sushi bar, pode aproveitar a data com ações de comunicação eficiente para obter sucesso do seu negócio, analisando o que pode ser mais adequado para o seu tipo de estabelecimento e público. Realizar promoções para divulgação auxilia no aumento do fluxo de clientes e melhora dos resultados financeiros.
Proclamação da República (15/11): As empresas devem se preocupar além das vantagens financeiras, com a construção da imagem benéfica e interessada no bem comum. Não deixe datas históricas passarem despercebidas em sua comunicação, nem as transforme apenas em possibilidades de rentabilizar o feriado.
Dia da Consciência Negra (20/11): Ótima data para trabalhar a criação de conteúdo focada em conscientização e diversidade. Estar bem instruído e voltar o foco para causas sociais é uma forma de demostrar empenho e participação na construção mais justa e igualitária do nosso país.
Black Friday (27/11): A Black Friday é um evento esperado tanto pelos lojistas quanto pelos consumidores. As categorias que se destacam são eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, informática, casa e decoração, perfumaria e cosméticos. Então faça descontos reais, o grande atrativo da Black Friday é a baixa expressiva nos preços. Negocie com fornecedores e programe-se para oferecer descontos. Selecione produtos conforme o preço de custo, a disponibilidade em estoque, a dinâmica de entrega e os objetivos da sua empresa, para ter desempenhos melhores. Prepare sua equipe de atendimento e preparação de pedidos, para suportar o aumento da demanda. Definir uma estratégia para a logística também é essencial, para garantir a satisfação dos seus clientes.
Cyber Monday (30/11): A Cyber Monday encerrou o calendário promocional da Black Friday. Além dos eletrodomésticos, que lideraram as vendas durante a Black Friday, na Cyber Monday categorias como informática, perfumaria e cosméticos, brinquedos e games, casa e decoração, automóveis e veículos chamam a atenção do cliente focado em ofertas que valham a pena.
DEZEMBRO
Férias: Dezembro é um mês de férias para muita gente. E-commerces ligados ao turismo e lazer podem aproveitar o momento para lançar campanhas e promoções.
Natal (25/12): O Natal representa uma das maiores datas de vendas do ano para o e-commerce. O e-commerce faturou R$ 9,9 bilhões no período em 2018, que representa um crescimento nominal de 13,5% na comparação com os R$ 8,7 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. Mesmo com as preparações para a Black Friday, não deixe de começar a organizar suas campanhas de Natal ainda em novembro. Prepare bem sua entrega, pois as vendas para o Natal não acontecem em um dia específico, mas a intenção é que cheguem sempre antes do dia 25.
Reveillon (31/12): Se você trabalha com a venda de passagens ou pacotes e produtos de viagens, aproveite para abrir o leque de vantagens aos clientes, tanto àqueles que festejam e aqueles que esperam o novo ano aproveitando a família.
Planejamento
Não é preciso ter uma ação para cada data do calendário, mas para aproveitar as oportunidades e otimizar suas vendas é importante planejar com antecedência e escolher aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio.
Leve em consideração o segmento de mercado, períodos de pico, concorrentes, base de clientes e, claro, tenha uma plataforma de e-commerce preparada para alavancar seu negócio em 2020. Entre em contato conosco para que consigamos identificar qual a melhor solução para te ajudar e nos conte quais suas expectativas para o novo ano!
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