Se logo quando chegou ao mercado não havia tantas opções de pagamento no e-commerce, atualmente é preciso que o comerciante digital conheça as mais variadas opções disponíveis e como funcionam para escolher quais meios vai adotar para maximizar as vendas em seu negócio. Diferente do funcionamento das lojas físicas, em que as vendas são pagas de maneira direta, no e-commerce o pagamento exige um suporte de segurança mais complexo e confiável. Pensando nisso, resumimos cada meio de pagamento apontando vantagens e particularidades:
Transferência bancária
Viável em empresas de grande a pequeno porte e muito útil no e-commerce, a transferência bancária é um método eficiente em que é possível comprovar o pagamento em tempo real. Por ser possível realizar a transferência sem intermediador entre compra e venda, o comerciante tem como vantagem receber o valor integral da venda. Já uma das desvantagens do serviço é o redirecionamento do cliente a outra página na hora de confirmar os dados.
Cartão de crédito e débito
O crescimento das vendas através de e-commerce fez com que o uso dos cartões de crédito e débito se tornassem ainda mais importante para as relações de compras. Ambos oferecem recebimento quase imediato, o que torna o processo de compra bem rápido e eficiente. Além disso, no caso do débito, o consumidor pode pedir reembolso após a compra autorizada.
Tanto o cartão de crédito quanto o de débito estão atrelados com os processos de gateway de pagamento e intermediador de pagamento.
Gateway de pagamento
Traduzido em português para "porta de entrada", o “gateway” é capaz de conectar uma loja virtual com os bancos e operadoras de cartão como se fosse uma maquineta física. Dessa maneira, na hora de clicar para realizar uma compra, o cliente cai direto na página para concluir o pagamento. Além disso, tem uma variedade enorme de opções de pagamento, como crédito, boleto, transferência, etc.
Para implementar o gateway de pagamento no seu e-commerce, é preciso ter um vínculo direto com operadoras de cartão e banco, desta forma, conseguir taxas interessantes para o comerciante digital. Como pode pesar no bolso do empreendedor, é um método mais recomendado para comerciantes digitais de grande porte.
Intermediador de pagamento
O intermediador funciona como "ponte" para o comerciante digital, que não consegue negociar diretamente com os bancos e operadoras de cartão. Todo processo de compra é realizado a partir de um cadastro na página de intermediadores como o PagSeguro, Pagar.me, PayPal, Mercado Pago, Moip e tantas outras realizam esse trabalho. Estes são recomendados mais para empreendedores de pequeno e médio porte, e se trata de um processo menos burocrático por parte do comerciante digital. O cliente tem a opção de comprar à vista e também, caso disponibilizado pelo lojista, parcelar pelo cartão de crédito.
Boleto bancário
Método que representa 25% das operações no comércio eletrônico, o boleto bancário é um título de cobrança. Neste documento há dados do recebedor - banco utilizado, titular da cobrança, data de vencimento do título, valor a ser quitado, etc. - que são transmitidos através de um código de barras. Uma das vantagens deste tipo de pagamento é que qualquer pessoa pode ter acesso a essa modalidade, independente de possuir cartão ou mesmo uma conta bancária, já que é possível efetuar esse pagamento em bancos diretamente na boca do caixa, em lotéricas, postos dos Correios, caixas eletrônicos ou através de internet banking. O problema é que, tem o prazo de até cinco dias úteis para compensar o pagamento, podendo inclusive atrasar o envio do produto comprado. O empreendedor não tem como acelerar o processo e precisa esperar a compra ser compensada para concluir completamente a venda. Para gerar boletos, basta que a empresa tenha uma conta corrente em qualquer banco e, desta maneira, poderá emitir por meio de softwares de gestão como ERP’s ou mesmo de sites terceirizados.
Carteira digital
Também conhecidas como digital wallets ou e-wallet, elas funcionam como uma carteira física no mundo online. O cliente abastece ela com dinheiro e assim pode realizar compras de maneira muito simples com apenas o login e senha a partir do cadastro realizado no próprio site da carteira digital. Entre elas, está a PayPal e outras como Apple Pay, Samsung Pay, Visa Checkout e Masterpass. A praticidade dessa opção torna o processo de compra muito rápido e seguro.
Qual o método preferido?
O pagamento está entre os fatores que interferem na competitividade de uma loja virtual. Pesquisa realizada pela Atlas E-commerce, em parceria com o Moip, revela que a cada dez transações efetuadas via internet, sete são concluídas por meio de um cartão de crédito, duas por boleto bancário e uma por alguma forma de pagamento complementar.
O cartão de crédito é o meio de pagamento preferido dos brasileiros para compras online pela possibilidade de parcelamento e por não precisar pagar à vista, mas quanto mais formas de pagamento o site ofertar, maiores serão as chances de conversão.
Uma das formas mais práticas, funcionais e simples de diversificar os meios de pagamento em um e-commerce é a utilização de um intermediador de pagamento. Ao contratar este serviço, a loja virtual pode oferecer com apenas um contrato e única integração, todos os meios de pagamento, além de contar com ferramentas de conversão e segurança de dados.
Escolha opções!
Para escolher a forma de pagamento para seu e-commerce, primeiramente conheça o perfil do seu público e, a partir de informações reais e práticas vindas da identificação de quais são os meios mais utilizados para que realizem compra online, será mais fácil escolher quais opções oferecer.
Analise também as taxas praticadas pelas empresas que poderão ser suas parceiras como intermediadores de pagamento, uma vez que você não vai querer pagar a mais por um serviço se pode encontrar preços mais competitivos.
Se for oferecer prazo para as compras, lembre-se de conferir as taxas praticadas e a forma de cobrança da intermediadora escolhida. É importante ter o controle total sobre as operações, pois muitas oferecem a facilidade de escolher se os juros serão pagos por você ou seu cliente.
Leve em consideração também o tamanho da sua empresa, mas não se restrinja a poucas opções, se assim puder. A diversidade cercará as possibilidades do cliente em concretizar a compra. Independente da opção que você escolher, sempre utilize empresas respaldadas no mercado e com boa reputação, afinal, a segurança do cliente e do empreendedor precisam estar em primeiro lugar.
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