Embora os posts do seu Instagram estejam engajando os clientes e conseguindo mais seguidores, você pode estar deixando de lado um elemento extremamente importante para sua estratégia de marketing na rede social. Isso porque, a descrição funciona como seu cartão de visita, nela é transmitida a primeira impressão do seu trabalho e é também a única chance de fornecer um link clicável ao visitante.
Passaremos neste artigo dicas importantes para que sua descrição seja atrativa, informativa e efetiva profissionalmente. Acompanha!
Popularmente conhecida como Bio, a descrição vem da expressão “biografia” e trata-se de 150 caracteres disponibilizados pelo Instagram para que você se apresente, ou ao seu negócio, informando o que é, o que oferece e porque o visitante deve seguir seu perfil.
Estrutura
Primeiramente, vale lembrar que seu perfil no Instagram é composto por:
# Nome: texto que aparece em negrito na parte superior da sua biografia onde você deve inserir seu segmento profissional ou nome de trabalho.
Dica: Não repita no “nome” o “username”, aproveite o espaço para usar termos que ajudem os usuários e encontrar seu perfil, pois este campo está incluso nas pesquisas do Instagram. São 30 caracteres em que você pode incluir uma palavra-chave ou esclarecer seu negócio. Por exemplo: @linceweb (username) - Web Soluções (name).
# Nome de usuário: Esta é a sua identidade na plataforma, que deve ser consistente com os seguidores em outras redes sociais. O @ faz parte do URL (link) do seu perfil e deve ser escolhido com cuidado pois, através dele, os usuários podem marcar você em várias redes de uma só vez.
# Site é o único lugar onde você pode postar um link clicável no Instagram. Este campo pode ser alterado quantas vezes você quiser para que você vincule seu conteúdo mais recente ou mais importante. Caso você não tenha um site, coloque o link de outras redes sociais para que eles conheçam também a sua página.
Dica: Você pode colocar um link direto para conversas via Whatsapp através do wapp.co, colocar mais de um link através do linktr.ee e ainda encurtar links e encontrar métricas do link que é disponibilizada no seu perfil através do bit.ly.
# Bio em que você precisa transmitir personalidade e usar linguagem que aproxime e fidelize a audiência ideal. Lugar propício para explorar a criatividade.
Organização
Para escrever uma boa descrição para seu Instagram:
Dica: Use os emojis que valem mais que mil palavras e podem substituí-las, já que os caracteres são limitados. Dê mais destaque e personalidade a sua descrição!
Dica: Utilize espaçamento e quebra de linha pois estes permitem que você quebre sua BIO em pedaços de informações importantes de forma que são fáceis para os visitantes entender.
Dica: Utilize uma chamada de ação com frases no imperativo, deixando claro o que espera que o usuário faça através do link. Agende? Siga? Compre? Veja?
Destaques
Assim como as informações da bio, os destaques do Instagram estão em lugar privilegiado do perfil. Por disso, o recurso é super importante para direcionar os seguidores ou novos visitantes ao melhor do seu conteúdo, o que pode incentivá-los a seguir.
Os destaques devem funcionar como vitrines do que você já produziu, além de servir para fixar informações importantes sobre o seu negócio. Ainda funciona como maneira de expressar a identidade visual da sua empresa e manter o perfil do Instagram coeso.
[Veja também o nosso artigo sobre destaques]
Conclusão
Se você percebeu que pode enriquecer o seu cartão de visita virtual no Instagram, não perca mais tempo para fazê-lo. A Bio é mais um mecanismo valioso de conquista de público que não deve ser negligenciada. Pelo contrário, com essa descrição você pode conquistar seu público com aquele amor à primeira vista e ainda convencê-lo a se aprofundar no seu conteúdo e realizar a sua proposta.
Conta nos comentários qual foi a maior novidade que esse artigo te entregou!
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