Após Natal e Dia das Mães, o Dia dos Namorados é a data comemorativa com o maior número de vendas no Brasil. Em datas como essa, os consumidores estão dispostos a investir um pouco mais do que o rotineiro com a intenção de presentear alguém querido.
Os ramos de floricultura, presentes criativos, moda, acessórios, cosméticos e perfumaria são os mais beneficiados com ao Dia dos Namorados. Mas, se a sua loja não é especializada em nenhum dos itens citados, ainda assim você não deve descartar a oportunidade para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos obtendo um faturamento positivo no período.
Fato é que todo lojista deve estar preparado para receber a demanda de clientes e se destacar da concorrência. Com a data de aproximando, reunimos dicas para ajudá-lo a elaborar estratégias que resultarão em um aumento significativo das vendas:
Invista em e-commerce
Ano a ano os números indicam que as vendas estão crescentes através da Internet e ter um e-commerce é um diferencial importante. O investimento nesse setor traz perspectivas promissoras para o seu negócio, uma vez que o cliente quer ter seus desejos satisfeitos em qualquer lugar. É possível contemplar também àqueles que deixam para realizar as compras de última hora. Nesse cenário, o atendimento e a possibilidade de venda em tempo integral veio para atingir essas expectativas.
Surpreenda seus clientes
Invista em alguma novidade para melhorar, cada vez mais, a experiência do seu cliente. Nesta época, os consumidores buscam surpreender seus parceiros com presentes criativos. Ofereça itens com a temática definida do dia dos namorados para sair na frente da concorrência e tenha o cuidado de apresentar opções para diversos públicos, dos casais recentes aos “eternos namorados”.
Prepare e organize o estoque
Envolto na expectativa, muitos clientes visitam as lojas físicas e virtuais antecipadamente para conferir novidades, desta forma, é importante organizar seu estoque e a logística, especialmente no caso dos e-commerces.
A quebra de estoque durante o período de vendas do dia dos namorados pode acarretar na perda de clientes e formar uma imagem negativa da loja.
Quando uma marca também oferece embalagens bonitas e customizadas, ela acaba cativando o consumidor.
Não deixe para abastecer o seu estoque na última hora, para evitar imprevistos.
Analise o giro dos produtos e o desempenho de vendas para dar ênfase especial na vitrine e em flyers.
Pense em políticas diferentes de troca.
Faça promoções e dê brindes
Todo cliente procura por boas promoções e ofertas que representam as melhores oportunidade de compra. Para fidelizar o cliente é preciso investir em personalização, pensar no que faz de cada um deles especial para o negócio e expressar por meio de “condições únicas” e singelos mimos que vai agradá-los. Então, se você precisa desencalhar um item do estoque, promoções que combinam produtos antigos com lançamentos podem ser boas pedidas. Mas, se a sua ideia é aumentar vendas, o desconto de porcentagens pode funcionar melhor. Esta é uma boa oportunidade para fazer parcerias com outras empresas e realizar sorteios.
Promova as vantagens
Aproveite os e-mails e números WhatsApps que vem coletando de sua clientela para informar sobre as promoções e os lançamentos específicos do Dia dos Namorados. Avise-os com antecedência para não correr o risco de avisá-lo quando ele já estiver comprado com a concorrência. Lembre-se de oferecer opções e enviar um lembrete às vésperas para criar um senso de urgência. Investir em impulsionamento de postagens na internet pode garantir um bom retorno.
Mãos à obra!
Embarque no amor e demonstre afeto por seus consumidores. Siga nossas dicas para encantar a clientela e, se precisar, auxiliamos nas soluções tecnológicas como criação de e-commerce e realização de impulsionamentos. Entre em contato!
Um Dia dos Namorados promissor! Conte-nos quais estratégias você costuma usar nesse período!
Laís Sousa
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