Grandes mudanças estão por vir para quem trabalhar e quer sites modernos. A tecnologia está progredindo a passos largos, e a experiência do usuário está no foco desta evolução. Estar atualizando em termos de design e usabilidade são essenciais para se destacar neste mercado. por isso, reunimos abaixo as principais tendências em webdesign que irão tomar conta da internet em 2020. Continue lendo!
Tendências de webdesign para ecommerce
O comércio eletrônico já é a nova norma de comprar para milhões de consumidores e tem por objetivo oferecer ao comprador on-line exatamente o que ele deseja em termos de experiência do usuário/interface (UX/UI) e apelo visual. As principais tendências de design de comércio eletrônico focam em usabilidade, velocidade e simplicidade pois importa "colocar a mão naquilo que se quer" o mais rápido e fácil possível.
Textos massivos
Quando você está longe e vê o título, isso acabará por desencadear a compra. Essa tendência do texto em massa também é usado em sites de comércio eletrônico. O contraste entre o minimalismo com um texto massivo e dominador de tela faz um site ter o mesmo efeito que um jornal visto em uma vitrine - ele dispara, tanto por imagem/texto grandes quanto por botão.
Utilização de vídeos no site
A tendência de utilização de vídeos não é novidade, mas se mostrará ainda mais importante para apresentar as informações de forma eficiente.
A maioria das pessoas admite que ao visitar um site, já o acessa com a intenção de não ficar muito tempo nele. Por outro lado, admitem que estão dispostos a ficar de 2 a 5 minutos assistindo um vídeo com conteúdo relevante. Algumas características interessantes fornecidas por pesquisas disponibilizadas no site wyzowl relatam que:
- 96% dos usuários assistem vídeos para explorar maiores detalhes de produtos;
- 79% dizem que foi um vídeo que os convenceu a comprar um determinado produto;
- 68% preferem estudar um novo projeto assistindo vídeo do que lendo textos;
- 84% dos gerentes estão convencidos que graças ao vídeo eles conseguiram aumentar as visitas em seus sites.
Por outro existe uma lista de regras ao se utilizar vídeos em seu site:
- Duração: O funcionamento e detalhes de um produto ou projeto podem ser explicados facilmente dentro de, no máximo, 5 minutos.
- Relevância: O vídeo deve falar sobre o exato assunto ao qual a página se refere.
- Simplicidade: Vá direto ao assunto e limite-se a ele evitando assim que o usuário fique entediado e não absorva as informações.
- Minimalismo: Algumas informações secundárias podem ser inseridas em forma de texto e não precisam necessariamente estar em forma de vídeo.
Ilustrações personalizadas
As ilustrações oferecem várias vantagens de design:
- Singularidade: Em vez de arriscar uma fotografia que já foi usada por outros, Destaque-se pela utilização de ilustrações únicas.
- Flexibilidade: Passar uma imagem visual específica é mais fácil com a flexibilidade que as ilustrações permite.
- Criatividade: Modifique plano de fundo e cores das ilustrações para adequar-se às preferências e necessidades.
- Consistência: Crie a imagem da marca com uma série de ilustrações com o mesmo estilo, cores e elementos.
Minimalismo
Os consumidores estão constantemente recebendo mais e novas informações de forma rápida e em idade cada vez mais tenra. Segundo descobertas feitas pela Microsoft, no entanto, a pessoa tem uma capacidade média de atenção de 8 segundos, 1 segundo a menos que a de um peixinho dourado.
Por sua vez, o minimalismo remove a desordem que distrai os visitantes de um site e os mantém focados nos passos que você deseja seguir em seguida. A simplicidade torna fácil entender a mensagem essencial e encontrar as informações que possam interessar de verdade.
Dicas de design minimalista:
- Use menos elementos para que os usuários consigam digerir informações no menor tempo possível.
- Desenvolva uma paleta de fontes com uma ou duas famílias de tipos, apresentando uma tipografia limpa e legível.
- Juntamente com o preto, branco e outros neutros, escolha uma cor brilhante ou leve para impulsionar o design servindo desde uma textura de fundo ao estilo.
- Torne a navegação fácil fornecendo o conteúdo essencial necessário, de forma a contribuir para uma experiência positiva do usuário e maiores conversões de páginas.
Mobile como prioridade
Com a tecnologia móvel chegando ao mercado regularmente e dominando mais de 60% do tráfego da Web, os consumidores têm acesso à internet em qualquer lugar e a qualquer hora. Com o uso da internet móvel aumentando constantemente, a maioria das empresas reconhece a necessidade de um site responsivo e muitos líderes do setor estão optando pelo design para dispositivos móvel.
O design mobile-first leva seu site a oferecer uma experiência móvel realmente personalizada. Até 2020, não haverá lugar para sites que não atendam a sua audiência de dispositivos móveis.
Dicas de design mobile-first:
- Seja claro de forma que os usuários consigam entender sua mensagem em uma fração de segundo.
- Mantenha a consistência reduzindo o atrito e mantendo os visitantes focados em seus objetivos.
- Familiaridade gera conforto, então, não faça do caminho para conversão um labirinto e sim uma viagem confortável.
- O espaço em branco em torno dos elementos é importante para chamar a atenção do usuário para o conteúdo.
- É primordial que o texto seja legível em uma distância de visualização típica sem zoom, cerca de 16 pixels.
Utilização de gradiente inteligente
Mais designers adotaram a gradação de cores nos últimos anos, pois ainda que apenas uma cor seja usada, é possível criar uma estrutura rica em camadas que resulta em uma experiência estaticamente agradável.
Dicas ao usar gradiente:
- As transições de cores podem ser usadas em segundo plano ou em elementos do site, como ícones, botões, etc.
- Use pares de cores que funcionem efetivamente
- Não use duas ou mais cores do mesmo matiz e saturação igual pois pode arruinar a ilusão de distância e profundidade.
- Coloque as cores mais escuras abaixo e cores brilhantes na parte superior para melhorar o contraste e parecer natural.
Chatbots virtuais e inteligente
Chatbots são ferramentas desenvolvidas para simular a conversação de uma pessoa com o usuário, atendendo suas solicitações de todos os tipos. À medida que a inteligência artificial se torna cada vez mais incorporada em nossas vidas, os sites terão caixas de bate-papo que podem fazer mais do que responder perguntas básicas, enviar perguntas e gerenciar reclamações.
Um recente estudo de pesquisa de mercado previu que os mercados de tecnologia de chatbots valeriam mais de US $ 1,23 bilhão em 2025. Os algoritmos de conversação estão previstos para aumentar o alcance das interfaces de chatbots e podem se apoiar em interfaces familiares como o Messenger do Facebook. Esses avanços são importantes quando se olha para o futuro da tecnologia de voz, já que o chatbot poderá conversar e receber comandos de voz de um sistema popular de mensagens instantâneas incorporado ao site.
Isso também significa que cada vez mais sites integrarão recursos automáticos de chatbot eliminando a necessidade de serviços de ajuda de bate-papo ao vivo. Os formulários e recursos de contato podem ser removidos quando forem desenvolvidos os recursos para gerenciar todas as questões e preocupações recebidas.
As vantagens dos chatbots:
- Preço muito menor que uma equipe de suporte e atendimento;
- Atendimento ao usuário imediatamente, 24h x 7 dias por semana.
As devantagens dos chatbots:
- Não entendem comentários e perguntas sarcásticas;
- Não respondem corretamente uma pergunta que nunca havia sido feita nem prevista no sistema.
Espaço em branco
A utilização de espaços em branco é um dos princípios do design utilizados para chamar a atenção. Diferente do que se costuma pensar, espaço em branco não significa espaço vazio, mas é necessário entre elementos do design para evitar que tudo se acumule e canse o usuário.
Imagine que você é recebido em um site com uma chamada colorida, envolta em espaço em branco. Sua atenção é atraída diretamente para os elementos que interessam divulgar: o logotipo, chamada de texto e ilustração.
Entenda que espaço em branco não precisa necessariamente ser branco, pode ser qualquer cor. A ideia é permitir permite que os elementos (fotos, textos, vídeos, botões) "respirem" e assim destacar àquele item que requer maior atenção.
Tipo de espaços em branco:
- Espaço ativo: especialmente criado entre os elementos do web design, que de certa forma guiam o usuário pela página.
- Espaço passivo: visa melhorar a aparência estética da página. Isso inclui espaçamento entre linhas, recuos entre parágrafos e outros elementos semelhantes.
Conclusão
O foco em Webdesign em 2020 será cada maior nas informações importantes. Destacar as informações e elementos que são interessantes através de espaços em branco, fontes em tamanho maior do que o usual, eliminação de todos os elementos desnecessários para informar de forma eficiente.
O acesso móvel à internet irá valorizar os sites que não desperdiçam o tempo do usuário. Todos querem um site leve e rápido, limpo e de fácil leitura. Assegure-se de que o design do seu novo site seja cada vez mais focado no usuário que acessará ele pelo dispositivo móvel, que tem pressa e não quer perder tempo.
Você acha que precisa dar uma inovada em seu site? Fala com a gente!
3 Comentários