Se você já não está no mercado da moda, este artigo pode ajudá-lo a conquistar ou alavancar seu primeiro negócio no segmento. Apresentaremos estratégias de experientes vendedores que vão desde o relacionamento com o cliente às estratégias online. Continue lendo!
Mas primeiro, é preciso entender sobre a diferença do varejo padrão e das fast fashions. Vamos lá:
Enquanto o varejo padrão deseja se consolidar como criador de tendências ofertando de um produto de alta qualidade com preços um pouco acima da média, as fast fashions querem ser lembradas como marcas que seguem as tendências da moda que estão em alta no momento, priorizam a competitividade e reduzem os preços de seus produtos. Estas também trabalham com o conceito de minicoleções: a troca de produtos a cada 25 dias, em média.
Para garantir que as peças sejam trocadas com rapidez, é importante ter várias opções de fornecedores e fazer compras com regularidade. O varejista precisa aliar preços competitivos, novidades que atraem a clientela e um pequeno estoque de peças.
Vantagens
A principal vantagem das fast fashions é a variedade. A cada semana, o cliente encontra produtos novos na loja. Para isso, a reposição de peças precisa ser constante, até diária em algumas lojas. A ideia é vender ao máximo os produtos expostos na loja e liquidar rapidamente os que não tiveram saída.
Desvantagens
Como o foco das fast fashions está na variedade, e não na quantidade, nem sempre será possível suprir as necessidades de todos os clientes. Portanto, observe bem o seu nicho e ofereça peças que vendam rapidamente.
Atenção! ao oferecer o que está na moda, é preciso ter muito cuidado com peças parecidas com as de grife. Verifique sempre os registros de produtos, marcas e modelos para não ter problemas legais.
Agora vamos às estratégias para estabelecer sua marca no mercado:
# CONHEÇA SEUS CLIENTES
Uma loja fast fashion está sempre renovando suas coleções, de olho nas últimas tendências da moda. Portanto, se você trabalha com esse modelo, é fundamental conhecer seus clientes. Faça pesquisas de opinião para saber o que seus clientes procuram e se as peças estão sendo bem aceitas. Utilize esse conhecimento para definir requisitos para as próximas micro coleções. No ato da compra, registre informações sobre preferências de estilo, de cores, temas das estampas, medidas, entre outros detalhes que serão valiosíssimos para acertar em cheio nas novas propostas e ofertas para o cliente.
# ESTREITE O RELACIONAMENTO COM FORNECIMENTO
Procure aqueles fornecedores que possuem canais de comunicação diretos com o varejista para que os produtos sejam entregues de forma correta e no tempo certo. Trabalhe com distribuidores que consigam dar respostas rápidas e flexíveis. O lead-time na produção dos artigos precisa ser reduzido, principalmente quando se trata de produtos que estão em tendência no momento.
Faça uma análise minuciosa dos seus fornecedores e se certifique de que eles são capazes de entregar produtos com grande variedade de estilos e com boa qualidade, que o custo de logística permite oferecer ao seu cliente um preço final justo e que o prazo de entrega é curto e atende às suas necessidades. Também é importante ter um bom número de fornecedores e garantir a variedade que a marca precisa.
# OFEREÇA SERVIÇOS DIFERENCIADOS
Para aumentar a competitividade do modelo fast fashion, ofereça serviços diferenciados, que vão além das roupas. Dessa forma, você melhora a experiência da compra para o cliente e garante a sua fidelidade.
Uma delas é fazer parcerias com oficinas de reparos de roupas e que possam buscar e devolver as peças para reparo na sua loja. Todos saem ganhando. O cliente, por não precisar se deslocar a outro local para fazer os ajustes na roupa, e o empresário, que tem mais chance de vender uma peça que não se ajustou perfeitamente ao corpo do cliente. Ao oferecer esse serviço, a loja cria uma oportunidade para retorno do cliente e mais uma chance de venda.
Outro serviço que pode ser oferecido é o de personal stylist, profissional que ajuda o cliente a fazer compras mais específicas, direcionadas ao seu estilo e corpo.
Divulgue sua marca. As mídias sociais atingem um público jovem e antenado em moda. Poste fotos, apresente novidades, personalize suas páginas e conquiste a atenção do seu futuro cliente. É assim que as pessoas vão ter interesse pela loja. Faça promoções que são a cara da clientela.
# INVISTA EM MARKETING E NAS REDES SOCIAIS
Ofereça outros produtos e serviços ligados à moda e fisgue o comprador. Um total de 44% das pessoas que compram pela primeira vez em uma loja, por conta de uma promoção, tornam-se fiéis à marca.
Se tiver loja física, organize para que itens relacionados fiquem perto um do outro. Daí, o cliente lembra que aqueles produtos combinam e pode levar os dois.
Se sua loja for apenas virtual, não economize nas descrições e informações de fácil acesso. Utilize boas imagens e preze pela organização dos produtos, além da interação com o público internauta. Experimente parcerias com influencers para divulgar e postar "provadores", pois as pessoas gostam de ver o caimento das peças.
# PROPORCIONE EXPERIÊNCIA DE COMPRA AGRADÁVEL
O cartão de visitas da sua loja é a fachada. Deixe o seu nome em destaque e use a iluminação para expor a marca à noite. Isso aumenta as chances do local ser visto pelos clientes. E se a fachada causa a primeira impressão, é na vitrine que a venda começa a ser feita. Procure dar destaque às peças com maior procura e, caso haja uma novidade, ressalte-a já na vitrine.
No interior da loja, o espaço deve ser agradável para o cliente. Separe um bom espaço para circulação e crie locais para descanso. A loja deve refletir a proposta da marca. Limpeza, iluminação adequada e decoração atrativa fazem o cliente se sentir em casa.
Cartazes e sinalizações indicando mostruário, provadores e caixa são sempre bem-vindos. No entanto, cuidado com a quantidade de avisos. As sinalizações devem ser discretas e de acordo com a decoração da loja. Atente também para a organização dos produtos. O gerenciamento por categorias, roupas sociais separadas das esportivas, por exemplo, é uma facilidade para o cliente na hora de escolher. E, dentro das categorias, a disposição por cores facilita a visualização dos produtos.
Caso seu negócio seja apenas online, certifique que a usabilidade do site seja fácil e simples, de forma que todas as informações estejam disponíveis, de preferência contendo imagens e detalhes. Além disso, é imprescindível que o cliente consiga finalizar a compra em poucos cliques e tenha alternativas de formas de pagamento. Deixe disponíveis também, canais de contato direto para dúvidas, além das políticas de troca e regras de entrega, que transmitem segurança e credibilidade ao seu e-commerce.
Lembre-se que as redes sociais deve ser a extensão do seu ambiente físico, em estilo e organização. Isso é essencial na construção da identidade da marca que ficará fixada na memória do cliente!
# PLANEJE A VITRINE
A vitrine pode contribuir com até 80% das vendas. O importante é mudar a vitrine toda semana, ou, no máximo, de 15 em 15 dias. Identifique seu público-alvo, fique de olho na concorrência e nas tendências do momento e desenvolva o projeto da vitrine.
O mesmo deve acontecer nas redes sociais, sua vitrine online. Mude o estilo de postagem por campanhas, separe por blocos com boas fotos e legendas que detalhem bastante os produtos. Deixe os clientes entenderem que existem novidades!
# IDENTIFIQUE NICHOS
A moda plus size, ou GG, atende clientes que usam roupas acima do padrão convencional das lojas. Formado principalmente por mulheres, é um segmento exigente e sofisticado. Procure oferecer roupas caprichadas, que valorizem as curvas delas.
Já a moda gestante, formada por um público restrito, também pode ser uma ótima oportunidade. Ofereça peças elegantes e confortáveis, que acompanhem as mudanças do corpo durante a gravidez.
Um nicho abrangente é o de moda ecológica, formado por consumidores conscientes que buscam produtos feitos de materiais reciclados e orgânicos. Ainda no campo da sustentabilidade, a moda brechó é valorizada. Seus clientes buscam peças exclusivas, a preços acessíveis e que são reaproveitadas.
As mulheres, público-alvo da moda gospel, buscam roupas com decote fechado, além de saias e vestidos mais longos que a média.
A moda streetwear valoriza as roupas largas, descombinadas e descomplicadas. É direcionado principalmente aos jovens que se identificam com a cultura do skate.
Já a moda country é bem popular entre os fãs de música sertaneja.
# FAÇA UM MIX
É importante saber que o mix em uma loja pode ser dividido em três tipos:
Mix de Produtos
Definido como a variedade de peças oferecidas pela loja.
Ele pode ser abrangente, se você quer ter várias linhas de produtos e vender outros itens além de roupas; pode ser extenso, se dentro de cada linha você tiver vários artigos disponíveis, ou pode ser profundo, caso você opte por oferecer vários tamanhos, cores e tecidos para um produto.
Mix de Moda
Definido de acordo com o ciclo de vida do produto.
O básico é composto por peças com pouco diferencial inovador, mas que têm uma probabilidade de venda mais alta, como calças jeans e camisetas simples. Deve representar pelo menos 10% da coleção.
O fashion é formado por modelos que seguem as tendências da estação e têm cores, cortes e tipos de tecido bem específicos. Esses produtos devem representar certa de 70% do mix. O ciclo conceitual se compromete com tendências futuras.
O apelo comercial não é o mais importante nesse caso, os produtos devem causar impacto e chamar a atenção do cliente.
Mix de Coleção
Definido pelos tipos de produtos, quantidade de peças por cada modelo, além da matéria-prima e os tamanhos oferecidos.
Os tops, ou a parte de cima das roupas devem ser responsáveis por 50% do mostruário, enquanto os bottoms, a parte de baixo, compõem 25%.
CONCLUSÃO
Agora que você sabe mais sobre as possibilidades da moda, aproveite para avaliar ou revisar seu plano de negócio. Conte-nos qual a dica foi mais valiosa e quais você mais sente dificuldade em aplicar. Qual a maior vantagem da fast fashion para você?
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