Você já parou para pensar em como a forma de consumir mudou nos últimos 10 anos? E o que esperar dos próximos 10 anos? Certamente passamos por grandes revoluções e podemos esperar uma série de novidades nos próximos anos.
De acordo com o relatório Global Consumer Trends que explora como será a evolução dos negócios ao redor do mundo até 2030 - lançado pela especialista em tendências de mercado Mintel, 07 fatores que irão impactar mercados, marcas e impulsionar a decisão de compra do consumidor nos próximos dez anos. São eles: bem-estar, ambiente, tecnologia, direitos, identidade, utilidade e experiências.
Mas como se preparar para todas as transformações que vão ocorrer? Com novas tecnologias surgindo todos os dias e os hábitos de consumo da população sendo alterados, é preciso estar antenado às mudanças e tendências de mercado para construir sólidas estratégias em Marketing Digital, conquistar sucesso e se manter competitivo.
Neste artigo, vamos mostrar para você as principais tendências do mercado de consumo até 2030 e esmiuçar cada uma dos 07 fatores influenciarão no mercado durante a próxima década para que você se prepare para superar os riscos e aproveitar oportunidades. Confira!
O mercado de consumo
Daqui para a frente, as mudanças vão acelerar cada vez mais, pois as tecnologias estão cada vez mais disruptivas e fazendo surgir novos modelos de negócio que impactam o consumo. É importante que as empresas estejam atentas às tendências do mercado e a transformação digital que os setores vêm sofrendo pois àquelas que não se adaptam já vêm sofrendo consequências.
Exemplo? A Kmart era uma das líderes do varejo no ano 2000 com um faturamento de U$36 bilhões de dólares. Em 2014, a empresa já havia perdido cerca de dois terços de seu lucro em vendas. Já a Amazon, uma das organizações que apostaram na disrupção, viu seu faturamento saltar de U$ 2,8 bilhões para U$ 89 bilhões no mesmo período.
Vamos à lista de 07 fatores que influenciarão o mercado:
1. Bem-Estar
- O consumo de carne vermelha deixa de ser convencional e passa a ser artigo de luxo, virando tabu até o fim da década;
- Micro robôs são desenvolvidos na corrente sanguínea para combater as doenças de forma proativa e preventiva;
- A posse de veículos diminui conforme a disputa por espaço físico e o impacto ambiental da poluição do ar se tornam uma prioridade.
2. Ambiente
- A ética política, social, científica e econômica direciona a inovação, enquanto as pessoas aprendem a lidar com uma nova realidade climática;
- Surgem casas modulares e micro-casas disponíveis para compra ou aluguel flexível;
- Políticas universais de trabalho remoto são criadas em consílio com a explosão dos regimes de trabalho temporário ou freelancer.
3. Tecnologia
- Impulsionados pelo 5G, e-sports superam os esportes físicos em popularidade;
- Viajar via realidade virtual será a forma mais popular de turismo;
- Plantações urbanas e micro-fazendas locais produzem a maioria da comida consumida pelas pessoas.
4. Direitos
- Os consumidores exigem mais igualdade e atitudes éticas entre si e por parte das empresas;
- Responsabilidade corporativa será a principal medida de desempenho das empresas;
- A tecnologia aprimora ainda mais a eficácia na promoção de mudanças sociais.
5. Identidade
- O mercado de trabalho se ajusta ainda mais ao futuro não-binário;
- Uso generalizado de robôs para reduzir a ansiedade e incentivar a interação social;
- As pessoas se identificam por suas experiências, não por seus bens materiais.
6. Utilidade
- As marcas priorizam as pessoas e o planeta em detrimento da lucratividade;
- O mercado de artigos de luxo cresce à medida que mais consumidores optam por produtos sustentáveis e duradouros;
- Os consumidores priorizam valores criativos e artesanais e produtos genuínos, de qualidade e duráveis.
7. Experiências
- Os meios tradicionais de educação se tornam obsoletos, pois os consumidores priorizam sua própria felicidade e exploram novos caminhos para a educação e a carreira;
- Um foco renovado em tradições mais antigas e celebrações que são centrado em torno da nostalgia, o que ajuda a congregar comunidades;
- Pessoas passam a priorizar a “desconexão” para se divertir.
Principais tendências
De acordo com os dados apresentados pela McKinsey, uma das principais consultorias do mundo, as principais mudanças podem ser separadas em cinco categorias distintas.
- face mutável do consumidor;
- evolução da dinâmica geopolítica;
- novos padrões de consumo pessoal;
- avanços tecnológicos;
- mudanças estruturais da indústria.
Algumas dessas tendências poderão se alterar até 2030, afinal, estamos falando de um período de mais de uma década. Porém, é possível que os gastos entre os consumidores aumentem em até três vezes, uma vez que os mercados emergentes estão se desenvolvendo.
Outro ponto interessante a ser considerado é que, até 2030, mais de 75% da população mundial deverá possuir um smartphone, o que pesa para a experiência do cliente e formas de consumo. Outras tecnologias também podem contribuir para as mudanças esperadas — é o caso da impressão 3D, que vem se tornando mais barata e um recurso viável para a reestruturação da indústria.
Além disso, cada tendência poderá ter um nível maior de impacto sobre uma determinada região em relação às outras. Algumas devem afetar mais a forma de consumo, outras, os gastos e até mesmo a maneira com que se produz.
Nesta lista estão as principais tecnologias que podem influenciar o mercado de consumo até 2030:
- impressão 3D;
- Internet das Coisas;
- inteligência artificial;
- machine learning;
- veículos autônomos;
- urbanização;
- realidade virtual;
- blockchain;
- economias compartilhadas.
Essa é uma lista simplificada, uma vez que várias outras tecnologias de grande impacto e potencial de mudança ainda estão em fase de desenvolvimento. Além disso, a chegada de um grande número de Millennials ao mercado de trabalho é outro ponto de grande impacto nos padrões de consumo. A geração dos nascidos digitais têm uma maneira peculiar de se relacionar com empresas e marcas e esperam que as organizações possam suprir suas necessidades com experiências positivas.
Outra informação relevante é a taxa de crescimento das cidades de cerca de 65 milhões de pessoas ao ano. O que indica que a força consumidora do futuro será urbana. Os consumidores serão um pouco mais velhos, uma vez que a taxa de envelhecimento da população está superando o de nascimentos em termos demográficos.
Questões a serem consideradas
Algumas perguntas podem ajudar a identificar o que precisa ser feito para se preparar para a nova era do consumo que nos espera. Acompanhe:
- Qual o seu diferencial?
Em mercados nos quais há chances de surgir um novo player disruptivo a qualquer momento, é preciso identificar os diferenciais que farão os consumidores optarem por sua empresa e não pela concorrência. É preciso repensar constantemente o modelo de negócios e buscar alternativas e oportunidades de crescimento, investindo em melhorarias na experiência do cliente e exclusividade no mercado.
- Como envolver o consumidor?
As empresas precisam se esforçar ainda mais para compreender as expectativas de seu consumidor com o intuito de entregar exatamente aquilo que ele busca. As mídias sociais e a análise de dados são ferramentas ótimas para isso, permitindo a coleta de dados e desenvolvimento de perfis e segmentação para personalizar suas abordagens.
- É possível realocar recursos rapidamente?
O mercado é volátil e a sobrevivência de uma empresa pode estar na capacidade que ela tem de realocar seus recursos e dar uma guinada nos negócios buscando por novas oportunidades.
- Quais as estratégias a seguir?
As estratégias para o futuro devem ser pautadas em inovação e transformação digital, com a busca por novas oportunidades de negócio e melhor gerenciamento da cadeia de suprimentos. Podemos esperar que a maioria das empresas busque por uma “coopetição”, um misto entre competir e cooperar com outras organizações em busca de inovação.
- Como a tecnologia pode ajudar?
As grandes empresas da atualidade não são líderes apenas em seu nicho de negócio, elas também se destacam pelo uso da tecnologia. A Amazon, o Google e a Netflix, por exemplo.
Para conquistar o consumidor e se destacar no mercado é fundamental utilizar a tecnologia de uma forma inovadora, ou que pelo menos responda às expectativas do consumidor, Ela é o motor do crescimento e desenvolvimento de negócios.
Agora que você já está por dentro das tendências, que tal pensar em como encaminhar sua empresa? Se precisar de ajuda em tecnologia, estamos aqui! Não deixe de fazer um plano estratégico de marketing e lembre-se de manter o cliente sempre próximo e satisfeito.
O mercado de consumo está em plena transformação e ainda veremos muitas mudanças até 2030. Preparado para o futuro? Compartilha suas experiências nos comentários!
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