Como muitas pessoas perderam seus empregos, as pessoas viram no delivery uma oportunidade para voltar a colocar dinheiro pra dentro de suas casas.
Como montar um delivery de lanches, pizzas ou marmitex? Essas ideias de delivery podem ser um bom negócio, já que não exige um investimento alto.
Além disso, este tipo de negócio pode ser o primeiro passo para ingressar no segmento de alimentação.
No entanto, como qualquer outro negócio, você precisa fazer a gestão dele e se preparar para os desafios que enfrentará.
Confira algumas dicas de como estruturar o seu delivery de comida:
Investimento Inicial
O investimento para abrir um delivery de pizzas, lanches ou quentinhas na maioria das vezes é baixo.
Apenas algumas compras completando os utensílios de cozinha que você já tem podem ser suficientes para começar o negócio.
Para ampliar sua gama de clientes, sugerimos que faça parceria com empresas e para isso você pode se tornar um Microempreendedor Individual – MEI.
Limpeza e Higienização
É extremamente importante que você mantenha sua cozinha e novo local de trabalho limpos e higienizados.
Localização
Não é necessário investir em um ponto comercial central já no começo do seu negócio sendo que você nem sabe ainda se terá sucesso nele.
Mas neste caso, você pode começar o delivery de comida alugando um local fora da área central ou começar até mesmo na sua própria casa seguindo algumas regras.
Clientes
Os clientes desse tipo de negócio geralmente são pessoas que não tem muito tempo para almoçar ou jantar, como escritórios, lojas, escolas, faculdades, consultórios entre outros.
Marketing e Divulgação
Quando falamos de marketing não é só panfletar, postar algo no Instagram ou colocar um carro de som na rua. É todo o processo de comunicação para conquistar e reter seus clientes.
Por isso, pense bem em como será sua embalagem para delivery, se fará um programa de fidelidade, se oferecerá descontos para empresas, entre diversas outras decisões que terá que tomar que farão a diferença no seu negócio.
Diferencial competitivo
Ao abrir um delivery, você estará brigando por um espaço com muitos restaurantes experientes. Tenha um diferencial.
Seja na velocidade da entrega, na sua embalagem, na qualidade dos seus pratos ou em um programa de fidelidade. Esteja sempre pesquisando tendências e reinventando.
Delivery Online
Muitas pessoas já estão criando seus negócios focando 100% no delivery online. Esse canal de vendas já não é mais um diferencial, é essencial para sua empresa.
Se deseja impulsionar as vendas desde o início, não deixe de se cadastrar em aplicativos como iFood, PedidosJá, entre outros.
Desafios
Como qualquer outro negócio é essencial que você faça a gestão do seu negócio, gestão de clientes, fornecedores e vendas. Por isso, faça um controle do fluxo financeiro das suas vendas, especialmente as vendas em cartão.
A maioria das empresas que falha não é porque não estão tendo lucro, mas sim, porque estão pagando contas (ou não) antes de receber suas vendas.
Outro desafio importante no negócio de delivery, principalmente no horário de almoço, é que o intervalo de pedidos é muito curto e a maioria das pessoas tem o mesmo horário de almoço. Por isso, se estruture bem, tenha uma equipe de entregadores comprometida.
Faça campanhas para que as pessoas agendem seus pedidos, dessa forma você pode se antecipar aos possíveis picos de demanda.
Um sistema para restaurante adequado pode auxiliar a mapear os bairros mais vendidos, para estrutura melhor sua equipe e não atrasar entregas.
Além disso o software ajuda a organizar seus pagamentos de forma mais fácil e inclusive sugerir negociações para fazer com seus fornecedores.
E por fim, esteja sempre inovando. Seja no cardápio, no atendimento ou na gestão. O segredo de qualquer negócio e sempre se reinventar.
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