O mercado brasileiro dos serviços de Delivery, que já era naturalmente promissor, ganhou ainda mais força neste momento, onde a incerteza instalada pela pandemia do Covid-19 é a maior em décadas. Ter a possibilidade de fazer compras essenciais sem sair de casa, tornou-se imperativo para toda a população, diante de um cenário onde as medidas preventivas são valiosas e urgentes.
Em agosto de 2019, uma estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes indicava a movimentação deste mercado, em cerca de R$10 bilhões anuais. Segundo pesquisa do Instituto de Foodservice Brasil (IFB), o delivery aumentou 23% entre 2017 e 2018 no país.
No novo cenário, a tendência é que esses números cresçam ainda mais e exponencialmente. Vale ressaltar que a tecnologia dos aplicativos de celular torna o ato de “pedir comida” ou outras coisas muito mais simples e acessível.
Delivery, palavra de origem inglesa que passou a fazer parte do nosso vocabulário sobretudo por volta dos anos 2000, focado principalmente nas entregas de comida via telefone, ganha, portanto, em um cenário epidêmico, novas dimensões, tornando-se uma das ferramentas imprescindíveis para a sustentação dos negócios, sobretudo para os pequenos e médios empreendedores.
O principal significado do procedimento do delivery é trazer agilidade, comodidade e satisfação para seu cliente. Pense nisso como um diferencial competitivo para a sua empresa e veja as dicas para manter o seu negócio, mesmo em um cenário de incertezas.
Como delivery pode ajudar pequenos negócios?
Mercearias, supermercados, bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias estão entre os serviços de maior demanda neste período. Mas isso não quer dizer que outros tipos de comércio e serviço não possam usar o delivery como ferramenta promissora. Pelo contrário: o delivery tomou proporções gigantescas, principalmente no ambiente on line, simplesmente pelo ato de fazer o produto chegar em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar de forma cômoda, rápida, segura e eficiente.
Há muito tempo o delivery ganha escala sendo uma opção que gera lucro, credibilidade e satisfação do público consumidor. Pensando nas possibilidades como canal de distribuição, se você já tem uma empresa, a hora é agora de implantar esse serviço.
Como organizar
O planejamento será sempre uma peça chave. O primeiro passo, portanto, é avaliar o quanto o serviço de delivery pode ser usado de forma estratégica para sua empresa e seus clientes;
É de grande importância analisar como a entrega pode ser um diferencial no negócio e se os produtos oferecidos têm vantagens ao serem transportados até os clientes;
Avalie seus custos para implantação dessa ferramenta;
Defina um cardápio específico para o delivery. Nem tudo que está no seu cardápio precisa ir para o delivery. A ideia é que tenha um cardápio dos seus principais produtos e que o mesmo suporte o tempo de transporte e chegue com qualidade na casa do cliente;
Existem diversos aplicativos e plataformas de entrega, visando simplificar as operações e a redução do tempo, portanto, procure automatizar o sistema de delivery do seu negócio;
Certifique-se sobre a viabilidade territorial do serviço de entrega, ou seja, quais locais sua empresa suporta em atender. Defina sua área de atendimento e se é necessário terceirizar o serviço de entrega;
As taxas desta prestação de serviço devem caber dentro do orçamento da sua empresa e do planejado, não devendo estar contidas no valor do produto. Caso seja necessário,informe ao cliente o valor desta entrega. Isso se chama transparência transacional;
Se estruture para atender a demanda, com materiais, equipamentos e equipe necessários para melhor atender o delivery de acordo com o cardápio definido;
Fazer as entregas no horário combinado será um grande diferencial no serviço oferecido. Muitos clientes deixam de realizar compras em lugares com demora elevada;
Para isso, alguns cuidados devem ser tomados, entre eles:
Caso sua demanda seja grande, contrate mais operadores para o recebimento de pedidos. Além disso, vale visualizar qual categoria sua empresa se enquadra para escolher muito bem o aplicativo ou sistema exclusivo de contratação de motoboy;
Verifique como seus concorrentes estão se comportando dentro deste modelo de atuação. Aproveite as vantagens da era da informação e navegue nas redes sociais para ver como seu concorrente está atendendo;
Ouça seu cliente e veja se ele foi bem atendido. O pós venda, é um grande aliado para se aproximar e criar um relacionamento da marca com o seu cliente.
Dica de Ouro
Além da forma de pagamento em cartão de crédito e débito, disponibilize outras formas de pagamento que não envolvam dinheiro - por causa do risco de contágio -, como transferências bancárias, aplicativos fintech como o Pic Pay, entre outros.
Como divulgar e promover seu delivery
Dois fortes componentes do sistema de delivery são divulgação e promoção. Veja algumas dicas para potencializar o seu negócio:
Aposte em mídias diversas para mostrar quais os produtos são oferecidos e quais as vantagens de fazer os pedidos com a sua empresa;
Para ampliar a divulgação da sua marca, aposte nas plataformas sociais de maior alcance, como o Facebook e o Instagram. Se a sua empresa ainda não faz uso dessas redes, é a hora exata para começar;
Escolha uma comunicação simples e clara, orientando sobre os canais de atendimento, as transações e os horários de atendimento do delivery da sua empresa. Através das informações e monitoramento do sistema de delivery, podese melhorar suas ações de marketing;
Depois de se posicionar com as ações de marketing, formular as promoções ficará muito mais fácil;
Dependendo da plataforma escolhida, podem ser oferecidos selos promocionais, o que trará, como consequência, uma fidelização dos seus clientes, que estarão bem mais motivados para aproveitar outras promoções;
Em alguns aplicativos de delivery existem diversas lojas que trabalham e fazem promoções em que o valor da entrega sai gratuito, portanto, analise se isso também é um bom argumento para a sua empresa;
Não deixe o cliente esperando por uma resposta: o cliente quer agilidade;
Faça relatórios de acompanhamento do sistema de delivery para comparar o número de vendas e pensar em futuras promoções.
Aposte nas melhores embalagens!
Identifique a melhor embalagem para a entrega do seu produto. Ela garante que o produto chegue no cliente com a temperatura ideal, montado e com qualidade, em se tratando de entrega de comida. Mas a dica é válida para todos os tipos de entregas. A embalagem precisa ser prática e funcional. Não pode economizar na embalagem.
Fonte: Sebrae
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