“Como aumentar o tráfego do meu site“? Essa é uma das perguntas mais comuns de quem está criando um projeto online. E é também um dos maiores desejos de quem tem um blog na internet.
Para chegar lá, é preciso tempo, planejamento, dedicação e realizar uma série de ações para compensar o esforço e investimento que esse processo demanda.
Mas, podemos facilitar a sua jornada. Hoje você vai ver 9 dicas para impulsionar e conseguir aumentar o tráfego do seu site ou blog:
#1 . Conheça Sua Audiência
O primeiro passo para aumentar o tráfego de um site é saber qual o seu público alvo e como ele se comporta na internet.
É assim que você pode criar uma estratégia e direcionar os conteúdos com mais propriedade, escritos com uma linguagem adaptada e mais atraente para aquele tipo de visitante.
Uma forma de conseguir ver essas informações é usando o Google Analytics. Gratuita, a ferramenta do Google permite que você consiga ver e analisar o comportamento da audiência na sua página.
Isso inclui dados como origem dos acessos, conteúdos mais acessados, tempo de permanência e taxas de conversão.
#2. Publique Conteúdos de Qualidade
Blog é sinônimo de conteúdo. Sendo assim, grande parte do esforço da sua estratégia de como gerar tráfego para seu blog será usada para planejar, escrever e publicar conteúdos de qualidade.
Os temas devem estar de acordo com a proposta do seu projeto e com aquilo que seu público espera receber.
Escrever conteúdos é mais fácil falar do que realmente fazer. A prática exige tempo, treinamento e muita pesquisa para entregar artigos relevantes.
Por isso, confira algumas práticas do que fazer para saber como escrever melhor e entregar conteúdos que vão encantar seus leitores.
- Foque em um Nicho
Não tente abraçar o mundo com o seu blog. Escolha um nicho de atuação ou de mercado e comece a pensar em ideias para escrever. Se você é especialista em algum assunto ou tem um hobby preferido, essa pode ser uma excelente maneira de começar a montar seus primeiros tópicos e posts.
- Ideias Originais
Ser original significa se diferenciar daquilo de tudo o que já foi feito antes. É óbvio que, atualmente com a internet, trazer algo inovador em termos de conteúdo pode ser mais difícil. Ainda assim, quando for escrever, você pode dar o seu próprio ângulo ou opinião sobre qualquer assunto. Além disso, veja o que o seus concorrentes estão fazendo e acrescente novidades.
- Construa um Esboço
O seu conteúdo não vai se formar sozinho. Assim, faça um brainstorm de ideias iniciais sobre aquilo que você vai escrever. Procure palavras-chaves e termos que estão em alta e monte um esboço dos tópicos que você vai abordar. Organize tudo do mais para o menos importante e você terá um plano para colocar a “mão na massa”.
- Escreva, Edite e Publique
Começar a escrever pode ser um grande dilema ou um grande prazer. Por isso, a ideia é não ter receios e começar a digitar tudo o que estiver na sua mente, sem ficar corrigindo o texto a todo momento. Faça uma hierarquia de ideias, conectando um parágrafo com o outro e gere uma sequência lógica de abordagens. Use frases curtas e parágrafos menores. Edite e reescreva tudo só depois de ter terminado o primeiro rascunho. Por fim, publique.
- Use Multimídia
Um texto não é formado apenas por palavras. Você também precisa pensar na satisfação e na experiência de consumo do artigo pelo usuário. Uma forma de fazer isso é usar arquivos de multimídia no seu conteúdo. Use imagens para quebrar sequências de blocos de texto e vídeos para complementar as ideias entre os parágrafos.
#3. Use SEO no seu Texto
Quer ser encontrado pelo Google naturalmente e aumentar o tráfego do seu blog? Então você deve focar em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca).
Isso significa que você vai trabalhar na otimização do seu texto para que ele seja mais facilmente encontrado e recomendado pelos motores de busca.
Algumas dicas de SEO que você pode usar nos textos do seu blog são:
- Escolher Palavras-chaves
Depois de escolher seu nicho de atuação, fazer o brainstorm e delimitar os tópicos do assunto que for escrever, você precisa definir para quais palavra-chaves seu conteúdo vai ranquear. Opte por palavras-chaves ou termos de cauda longa (mais específicos), com maior volume de busca e baixa dificuldade de competição. Assim, suas chances de aparecer na primeira página dos buscadores é bem mais alta.
- Distribuir Palavras-chaves
É hora de usar no seu conteúdo as palavras-chaves definidas. A ideia é distribuir esses termos por locais estratégicos do seu texto, facilitando o rastreamento do seu artigo pelos buscadores. Certifique-se de ter as palavras-chaves inseridas no título, no começo da introdução, em pelo menos um subtítulo (H2), na meta-descrição e em algumas linhas do seu conteúdo. Mas, faça isso com moderação, naturalidade e contextualização. E nunca exagere no uso delas.
- Otimizar Imagens
Essa prática faz com que os motores de busca encontrem seu conteúdo pelas imagens que você usar. O que você deve fazer é nomear os arquivos da imagem, separando as palavras por traços. Algo como usar-seo-no-texto. E, no atributo ALT TAG, descreva o que aparece na imagem com poucas palavras e, de preferência, encaixe a palavra-chave na breve descrição.
- Otimizar URL
Quanto mais simples e direta for a URL do conteúdo do seu blog, mais fácil ela será identificada pelos buscadores e melhor recomendada para os leitores. Não use caracteres especiais, números ou termos complicados. Use algo como impulsionar-postagem-blog. E, de preferência, insira a palavra-chave principal do conteúdo na URL para direcionar ainda mais a intenção da busca pelo conteúdo aos rastreadores.
#4. Crie Outros Formatos de Conteúdo
Qualquer conteúdo que você for criar, não precisa ser necessariamente apenas um artigo em texto.
Com a quantidade de ferramentas disponíveis na internet atualmente, sendo algumas delas gratuitas, você pode criar e publicar conteúdos em outros formatos.
Essas diversificação de formatos de conteúdos é um excelente chamariz para os visitantes e ajuda a impulsionar as ações de como gerar tráfego orgânico.
Alguns dos formatos de conteúdo que você pode explorar, além do texto tradicional, são:
- Infográficos
São conteúdos que combinam textos com artes gráficas. Aqui, a identidade do produto precisa ser pensada desde a identidade visual, até a informação e os designs de imagens que você vai usar. Estude a proposta do projeto, como vai ser a experiência de consumo do visitante como leitor e faça um esboço do que você vai aplicar.
- Podcasts
São conteúdos em áudio que você pode disponibilizar para seus leitores. Aqui vale qualquer tipo de assunto. Por exemplo, pode ser uma discussão aberta sobre algum tópico, uma análise argumentativa sobre algum produto, um programa de notícias ou dicas de como usar algum serviço.
- Vídeos
O consumo de vídeos está em pleno crescimento na internet. Então, nada mais do que recomendado investir neste formato. Assim como faz com os textos, planeje os assuntos e os tópicos que vai abordar com um roteiro completo. Seja direto e ágil nas palavras que for gravar. E não se esqueça da qualidade dos equipamentos que for usar.
- Entrevistas
São conteúdos que exploram o conhecimento, os argumentos e a opinião de um convidado ou especialista em algum assunto. Pode ser não só em texto, mas também em vídeo, em infográfico ou até mesmo em podcasts. Explore este formato para trazer matérias especiais, curiosidades e inovações no seu campo de atuação.
- Análises
São conteúdos que analisam, argumentam e dão opiniões sobre um produto ou serviço. São um dos tipos mais consumidos de conteúdos porque os leitores passam a conhecer melhor como esses produtos funcionam, os pontos fortes e fracos, além de avaliarem se vale o investimento. Análises também podem ser feitas em vídeos e podcasts.
#5. Periodicidade das Postagens
Um blog não se desenvolve e nem sobrevive com uma única postagem. Por conta disso, você precisa manter uma periodicidade de publicações para que o Google entenda que o domínio não está abandonado.
Mais do que isso: que ele deve continuar rastreando seu blog para possíveis novas atualizações e recomendá-las nos resultados das pesquisas no buscador.
O ideal é mesmo fazer um planejamento semanal de conteúdos para escrever e publicar. Se você estiver por si só no projeto, tente cumprir uma agenda de, pelo menos, 2 ou 3 postagens por semana.
Se houver um grupo colaborativo trabalhando no mesmo blog, essa quantidade sobe. E ela é totalmente personalizada de acordo comas demandas de cada integrante.
A frequência de publicações ajuda você a manter seu blog sempre atualizado com as informações mais recentes. E que possivelmente estão também em destaque no interesse e na curiosidade da sua audiência.
É assim que você a educa e cria um tipo de relação que gera expectativa sobre as próxima publicações.
#6. Consiga Backlinks
Backlinks são links externos que seu blog recebe de outros domínios pela internet. Quanto mais uma página recebe backlinks, mais autoridade e relevância ela ganha na internet.
Em outras palavras, ela se torna uma referência. E isso é um forte indicador para o Google de que ela vale a pena ser recomendada para os usuários nos primeiros resultados de pesquisa.
É por isso que uma estratégia de backlinks deve ser implementada junto com a sua estratégia principal de SEO. Pois o tráfego para um site é diretamente influenciado pela quantidade de backlinks que um domínio tem.
Além da produção dos conteúdos de qualidades e das demais otimizações já mostradas, você precisa conseguir backlinks para ajudar seu texto a ganhar muitas posições nos buscadores.
Algumas formas de fazer isso são:
- Troque Guest Posts
Guests Posts são conteúdos que você escreve e publica em outros sites e blogs. Entre em contato com eles e ofereça seus conteúdos com links estratégicos inseridos. Ao mesmo tempo, retribua o favor e aceite postagens de outros domínios no seu blog.
- Divulgue Publieditoriais
Publieditoriais são conteúdos mais comerciais, voltados especialmente a divulgar uma marca, seus produtos e serviços. Se possível, consiga o contato de veículos de comunicação da sua região e ofereça seus conteúdos como forma a se apresentar ao público. De quebra, coloque links estratégicos nos artigos.
- Comente em outros blogs
Sites, blogs e fóruns possuem campos para você deixar seus comentários, respostas e opiniões. Com isso, você pode deixar algum link extra para um conteúdo que complemente as ideias daquele que você está acessando. Só lembre-se de que o link precisa fazer sentido e nem exagere na quantidade (1 link é o suficiente).
#7. Esteja nas Redes Sociais
Nenhuma empresa, marca, site, blog ou loja virtual pode ficar de fora das redes sociais. Atualmente, elas são responsáveis pela grande parte da geração de tráfego para qualquer projeto que esteja querendo se destacar na internet.
Assim, é recomendado que você crie uma página dedicada ao seu blog em cada uma das principais redes sociais. Isso inclui Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Com isso, você pode espalhar seus conteúdos pela internet e conseguir um potencial de tráfego ainda maior.
Com o tempo, o seu blog e as suas páginas de redes sociais vão receber cada vez mais visitantes e seguidores.
E, considerando que seus conteúdos sejam de qualidade, estejam otimizados para SEO e contextualizados com conteúdos multimídia, eles mesmo vão querer compartilhar seus artigos na rede.
#8. Participe de Comunidades Online
Outra forma de impulsionar as postagens do seu blog e conseguir mais tráfego é participando de comunidades online ou fóruns de discussão.
Eles existem aos montes na internet para cada nicho de atuação, área de trabalho, campo do conhecimento e até mesmo hobbies. Você só precisa encontrar onde estão esses locais de interação.
Comunidades e fóruns virtuais costumam ter um grande volume de usuários participantes. Assim, você pode interagir com eles respondendo dúvidas e deixando comentários usando os conteúdos que você mesmo criou.
Além disso, as próprias redes sociais costumam ter comunidades dedicadas a assuntos bem específicos. O Facebook, por exemplo, permite entrar em grupos de discussão, criar postagens e deixar comentários em qualquer publicação.
#9. Use Newsletters
Newsletter é um boletim periódico informativo que uma empresa, marca, site ou blog envia regularmente para seus clientes, visitantes e leitores.
É uma maneira efetiva de manter a audiência atualizada com as principais novidades em conteúdos, negócios e ações realizados nos últimos meses.
No geral, o uso de newsletters vem acompanhado de um formulário de inscrição. É o próprio leitor que decide que quer receber esses materiais através de um cadastro do seu email na página acessada.
Assim, quanto mais leitores se inscreverem no seu blog, maior será o alcance das suas postagens. Você pode, inclusive, montar um calendário de envios de newsletters com os conteúdos que mais se destacaram no período.
Resumo
Você não precisa se concentrar apenas em textos. Invista na diversificação de formatos, em artigos e materiais de qualidade para conquistar seu espaço na internet e conseguir cada vez mais tráfego natural. Sucesso!
Fonte: Weblink
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