Apenas 25% de todos os sites online recebem mais de 5 mil visitantes em um único mês, aponta estudo. Todo dono de site, portanto, devem estar atento ao fato de que não basta ter um endereço online, é preciso que se faça algo mais para gerar engajamento e consequentes resultados.
Se você chegou até aqui é porque se preocupa que seu site não faça parte dos 75% que recebem pouco tráfego. Por isso, organizamos dicas para te orientar a aumentar as visitas de forma orgânica no seu site, sem necessidade de contratar agências caras para realizar o serviço.
Pense bem! Se o seu público-alvo utiliza as ferramentas de busca para encontrar informações e você deseja que ele obtenha referências suas de forma fácil e correta, ainda que você invista na compra de tráfego através de publicidade e outros canais de mídia, você precisará estar bem localizado em plataformas de busca como o Google.
De acordo com o Search Engine Journal, são orgânicos 70% dos links que os usuários de busca clicam. Por sua vez, a distribuição de conteúdo pode produzir um aumento de 2.000% no tráfego de uma página e um aumento de 40% em seu rendimento, apontam dados do MarketingSherpa.
Quando você adiciona a Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) ao seu marketing de conteúdo da forma correta, essa combinação vai produzir ótimos resultados!
Palavras-chave
Pesquise as palavras-chaves certas, aquelas que você irá utilizar no seu site para ranquear bem nos mecanismos de pesquisa. Há muitas ferramentas online criadas para essa finalidade, por exemplo, o Google Keyword Planner, que serve para exibir pesquisas mensais médias de uma palavra-chave selecionada e até gerar novas ideias de palavras-chave. Você pode também colocar as palavras-chaves que têm a ver com o seu negócio em plataformas como o Quora para rastrear as perguntas dos usuários e alavancar seu conteúdo oferecendo respostas às questões mais buscadas.
Pesquise também pelas palavras-chaves de cauda longa, aquelas que têm variações maiores e estão sendo utilizadas por marcas de e-commerce com a Amazon para direcionar suas vendas. Embora possuam volume de pesquisa menores quando comparadas com as palavras-chaves principais, com estas você irá gerar tráfego direcionado, ainda melhor que o "genérico". Quando você usa, especialmente aquelas com intenção comercial, alcançará uma taxa de conversão maior. Por exemplo, ao se classificar como "advocacia", mas utilizando "serviços de advocacia na Bahia" ou mesmo "direito constitucional em Salvador" você não sofrerá tanto com concorrências.
Visite o Planejador de Palavras-Chave de AdWords do Google ou a ferramenta Ubersuggest para obter mais ideias de palavras-chaves de cauda longa e selecione na lista as que possuam 4 ou mais palavras. Utilize-as para criar títulos atraentes para seu conteúdo e produza-o de forma que que ele se torne útil e entretenha seu público, uma vez que o Google não se preocupa com a utilização das palavras-chaves e sim com sua intenção do usuário.
Conteúdo
A explosão de conteúdo diário está competindo pela atenção dos leitores, por isso, é importante trabalhar títulos otimizados, pois estes podem atrair leitores e aumentar as conversões em até 500%, uma vez que, segundo dados, apenas 20% das pessoas seguirão lendo o conteúdo frente à desistência dos outros 80% que lerão apenas o título da publicação. É importante salientar que também não adianta trabalhar um título aperfeiçoado com palavras-chaves e não oferecer ao leitor algo que faça com que ele se cadastre na sua lista, clique nos seus links e compre seus produtos.
Não é à toa que 57% dos profissionais de marketing possuem dificuldades para produzir um conteúdo que envolva as pessoas, escrever conteúdo útil não é fácil! Mas, pesquise o assunto antes e escrever e então explore seu raciocínio para abordar opiniões próprias e tornar o conteúdo exclusivo, com abordagens que não sejam ultrapassadas e apresentem novidades em comparação ao que pode ser encontrado na concorrência. Os clientes levam a sério experiência e autoridade, eles procuram as referências que se constroem também com estudo, estatísticas, tendências e dados, tudo envoltos em criatividade.
Um conteúdo que atrai visitas orgânicas, compartilhamentos sociais e melhores posições nos rankings de busca é construído estrategicamente e sua qualidade ajudará a aumentar a sua credibilidade. Esta produção deve conter conteúdos amplamente trabalhados e conter elementos visuais, propor entretenimento com música, filmes e livros, além de invocar uma conexão emocional com os leitores. O engajamento desse trabalho de constante aprendizagem pode ser avaliado pelo número de comentários que a postagem recebe, a qualidade dos links e menções de marcas.
SEO
A partir dessas observações, faremos um apanhado técnico de como você pode otimizar seu site para mecanismos de pesquisa. O Search Engine Optimization (SEO) pode ser separado em duas partes a serem usadas simultaneamente, a começar pelo on-page:
Para realizar a SEO On-page, que é a otimização interna do site e do conteúdo, você pode utilizar a ferramenta do Google, o PageSpeed ??Insights, para analisar o desempenho do site e estar atento para oferecer a melhor velocidade de carregamento possível. Além disso, trabalhar um conteúdo exclusivo com títulos atraentes, descrição e cabeçalho que facilitem a leitura, tags, utilização de palavras-chave, texto alternativos para quando imagens não carreguem, entre outros detalhes.
O SEO Off-page é tudo o que você faz fora do site: mídias sociais, menções, bookmarking social e link building. Poste comentários úteis em blogs e fóruns relacionados ao seu seguimento, adicione seu site para vincular diretórios e listagens de anúncios classificados, alcance blogueiros que falam sobre o mesmo tipo de trabalho que o seu e proponha escrever um post no espaço deles, compartilhe e envie seu conteúdo para redes sociais e sites de bookmarking, use a criatividade para aproveitar as centenas de maneiras existentes para criar backlinks.
Sabemos que construir uma metodologia para conquistar acessos não é um processo fácil, portanto, você precisa se dedicar caso queira que funcione. Além disso, explore a persistência para entender que, ainda que a princípio o esforço pareça não estar gerando resultados, os frutos podem ser colhidos a longo prazo. É importante nunca sacrificar a qualidade pela quantidade do conteúdo, porque mais vale conquistar um público fiel, aquele que volta ao seu endereço virtual e exercita a divulgação boca a boca.
Vá em frente! Aumente você mesmo o tráfego do seu site em busca de sucesso para o seu negócio! Nos conte sobre os desafios e dilema que esteja enfrentando nos comentários...
Laís Sousa
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