Quem não está no Google, praticamente não existe. Por isso, para você se antecipar, listamos algumas tendências de SEO e dicas imperdíveis de otimização de conteúdo.
Se você fez uma busca no Google ou em outra ferramenta e encontrou esse texto, isso se deve a uma estratégia de SEO, sigla para Search Engine Optimization. Ou seja, o trabalho de entender os algoritmos de busca e otimizar a presença online de conteúdos para que eles fganhem visibilidade nos buscadores. Tal trabalho permite que esses conteúdos se posicionem melhor nos resultados de busca. Em outras palavras, tornam-nos mais relevantes.
Vamos compartilhar algumas das principais tendências atuais de Search Engine Optimization. “Ah, mas isso só interessa a quem trabalha com marketing digital”, você pode afirmar. Sem dúvida, o pessoal do marketing é o grande interessado no assunto. Mas você, como empreendedor(a), também deve ficar por dentro, porque o SEO é uma forma muito eficaz — e barata — de sua marca ganhar relevância e prestígio.
No artigo da Moz, empresa especializada em SEO sediada em Seattle (EUA), foi feito um detalhado panorama de tudo o que mudou recentemente na busca do Google. Na base do “conhecer o passado para prever o futuro”, podemos listar algumas tendências que você precisa conhecer. São elas:
#1 . Só o mobile importa…
É fato: o Google está num caminho sem volta para o mundo mobile. A priorização do mobile nas indexações parece ser a consequência inevitável dos esforços recentes da empresa — quase todos exclusivamente dedicados a forçar a mudança de mindset do desktop para dispositivos mobile.
#2 .… o que leva à priorização de buscas personalizadas
Apesar de os links continuarem essenciais para o ranqueamento de conteúdos, as inovações do Google são também quase que totalmente dedicadas a buscas preditivas e personalizadas. Se considerarmos que os dispositivos mobile são profundamente pessoais, isso faz todo o sentido.
#3. Pesquisa por voz deve ser a próxima fronteira
Pelo mesmo motivo mencionado acima, buscas por mecanismos de voz constituem uma importância tendência de SEO. Até porque o Bing, que adota uma estratégia de negócio diferente daquela do Google, pode surgir como um grande concorrente nesse território.
#4. A importância da pesquisa local deve aumentar
Em um mundo essencialmente mobile, pesquisas locais tendem a ganhar ainda mais relevância. Isso justificaria uma atualização de algoritmo como o Possum, no final de 2016, que impactou diretamente os resultados por localização (na sua maioria os que aparecem no Google Maps) e os filtros do que aparece ou não para alguém de acordo com o endereço dessa pessoa que está pesquisando. Essa tendência é importante para qualquer negócio com loja física, seja própria ou franquia, em especial para aqueles que oferecem produtos de consumo rápido, já que a decisão de compra do consumidor pode acontecer em uma simples busca no Google por “cafeteria na Paulista”, por exemplo.
#5. Marketing de vídeo e imagem também em alta
Algumas aquisições de startups feitas recentemente pelo Google — como a MoodStock, startup francesa de reconhecimento facial e a EyeFluence, especializada em tecnologia de interação pelos olhos — sugerem que a companhia dará cada vez mais atenção ao marketing de vídeo e de imagens. Isso talvez ocorra porque, quando se trata de monetização de vídeos e imagens, o YouTube está enfrentando dificuldades na concorrência com o Facebook.
Passo a passo para você montar a melhor estratégia de SEO o quanto antes
Não há dúvidas de que você precise estar por dentro dessas tendências. No entanto, elas são exatamente isso — tendências, que aos poucos devem estabelecer-se como realidade no marketing digital.
Agora, o que é preciso fazer para ranquear melhor seus conteúdos ainda hoje? Também com base em análises recentes, seguem algumas dicas indispensáveis para que você consiga montar sua estratégia de SEO:
#1. Foque no link building (criação interna de links para os seus conteúdos)
Existem três fatores principais para o ranqueamento de conteúdos. Os principais deles, apesar das mudanças recentes, ainda são os links internos do seu conteúdo.
Isso porque o Google tem priorizado como nunca o valor dos links, e os sites a que remetem. Os algoritmos medem o valor desses links por meio dos domínios dos quais eles vêm, bem como das páginas nesses domínios a eles relacionadas.
Há, inclusive, métricas para essa avaliação: Domain Authority (DA) e Page Authority (PA), que são baseadas numa escala de zero a 100.
Quanto maior o número, melhor a autoridade de domínio (DA) do seu site, ou seja, o domínio www.suaempresa.com.br é reconhecido pelos robôs do Google como um canal que produz conteúdo relevante. Da mesma forma, cada página de conteúdo novo (PA) que é criada ganha uma nota que vai aumentando na medida em que esse link é referenciado por outros sites. Assim sendo, quando for trabalhar os backlinks em seu conteúdo (links de outros sites que apontam para o seu), priorize domínios e páginas com altos DA e PA. Isso certamente vai aprimorar o ranqueamento do seu conteúdo no Google.
#2. Dedique atenção total também à qualidade do conteúdo
O Google, por meio de seu algoritmo, está cada vez mais focado em oferecer aos usuários conteúdo de fato relevante. Isso significa que somente um bom trabalho de link building não é o bastante: o conteúdo precisa ser de muita qualidade.
O lado bom disso é que, se os seus conteúdos forem realmente bons, podem ficar bem ranqueados mesmo que você não tenha os melhores backlinks. Por exemplo: se você produz ótimo conteúdo para palavras-chave pouco procuradas ou extensas, você poderá se beneficiar desse fator.
E lembre-se: conteúdo é um fator on-page — ou seja, faz parte das técnicas de otimização voltada para o seu site ou o seu blog. E, para o Google, um conteúdo otimizado é um texto bem argumentativo, explicativo, direto e com palavras-chave.
#3. Não se esqueça do RankBrain
“Mas eu nem sei o que é isso!”
Sem problemas, nós explicamos: RankBrain é o sistema de computação cognitiva e inteligência artificial do Google. É usado para fornecer os melhores resultados de busca para os usuários, pois se atualiza automaticamente e “aprende” com as pesquisas realizadas.
Por exemplo: quando usuários procuram por um item específico e são atraídos ao terceiro resultado em vez do primeiro, o RankBrain realiza a troca: o terceiro vai para o topo, e o primeiro cai.
Ninguém ainda sabe, ao certo, tudo o que o RankBrain é capaz de fazer. Mas seus objetivo é o de aprimorar a experiência geral do usuário e providenciar os melhores resultados para toda e qualquer busca.
Por que é importante para você? Porque é mais um motivo para seu conteúdo ser bem caprichado.
Se você focar em oferecer o melhor texto possível para as palavras-chaves em que quer ranquear, então você vai conseguir ranquear. Isso significa conteúdo de primeira com ao menos 500 palavras, que forneçam respostas relevantes para as buscas realizadas.
#4. Aprofunde seus conhecimentos com um curso
Uma última dica imperdível para finalizar: o curso Marketing Digital para Empreendedores, uma correalização Endeavor e Sebrae. Ministrado por Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content, o curso é online e gratuito. Com ele, você:
Entende quais são os diferenciais do Marketing Digital
Define uma estratégia de Marketing Digital na sua empresa
Entende como Inbound Marketing te ajuda a alcançar resultados
Conhece o conceito de Vendarketing: o alinhamento de marketing e vendas
Define e mensura métricas
Monta um departamento de Marketing Digital
Você já está por dentro das novidades e das melhores práticas de SEO, então é hora de colocá-las em ação! Sua empresa só tem a ganhar...
Fonte: Endeavor
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