Landing Pages são páginas de um site com um foco principal: conversão. Assim, essas páginas de conversão possuem menos elementos que uma página tradicional, focando apenas na oferta central oferecida por ela.
O principal ponto de uma estratégia de Inbound Marketing é conseguir atrair as pessoas certas por meio de seus canais digitais como sites e blogs. E mais que isso, deve ser capaz de fazer com que elas queiram consumir ainda mais conteúdos, e assim, caminhem pelo seu funil e se tornem clientes.
Para que essa trajetória de fato aconteça, é preciso converter essas pessoas, e não existe uma estratégia melhor de conversão que o uso de Landing Pages.
Por isso, nós vamos te ensinar tudo o que você precisa saber, não só para entender mais sobre Landing Pages, mas também para criar uma estratégia que realmente impacte a conversão do seu funil e, consequentemente, os seus resultados.
O que são Landing Pages?
Landing Pages, também conhecidas como página de destino, têm como foco principal a conversão dos visitantes. São páginas com poucos elementos e focadas em um apenas CTA principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada.
Imagine o seguinte cenário: você está atraindo milhões de visitas todos os meses para o seu blog e seu site, porém, não consegue levá-las para o próximo passo, que é continuar caminhando pelo funil de vendas em direção à compra.
Na teoria, todas essas visitas são ótimas, mas na prática elas não estão realmente impactando o seu negócio.
Para isso, são criadas páginas específicas, que deixam de lado elementos que possam distrair a atenção do usuário, como menu, excesso de texto ou outras informações que são dispensáveis dentro do objetivo que é: fazer com que o usuário realize uma ação.
No geral, dentro de uma estratégia de Marketing, essa ação é preencher um formulário em troca de algum conteúdo de mais valor — o que nós chamamos de materiais ricos —, como ebooks, infográficos, planilhas ou qualquer outro conteúdo que seja bom o suficiente a ponto de valer o fornecimento de seus dados.
Porém, uma Landing Page também pode conter uma oferta especial, a conclusão de uma compra ou qualquer outra ação que faça sentido dentro da sua estratégia.
A relação entre oportunidades de negócio e Landing Pages
Mas você pode estar pensando “Por que eu quero que os meus visitantes preencham esses formulários e realizem essas ações?”.
E a resposta é simples: gerar leads.
Leads são oportunidades de negócio para a sua empresa. Afinal, como dissemos lá no início, é muito bom gerar visitas, mas só visitas não fazem nenhum negócio crescer.
Por isso, munido de informações de contato do seu potencial cliente, como nome e email, você tem a chance de:
- começar a construir um relacionamento mais próximo com ele, aumentando sua confiança e empatia;
- entender exatamente quem são as pessoas que acessam os seus conteúdos e se elas têm realmente o perfil do seu cliente ideal;
- munir o seu time de vendas de oportunidades que podem ser contactadas a qualquer momento, para finalmente realizar uma venda.
- E muitas outras!
Logo, a conversão nas Landing Pages é uma excelente estratégia para encaminhar os seus visitantes até o próximo nível, seja de relacionamento, seja a própria compra.
Landing Pages são fundamentais para uma estratégia de Marketing
Sim, apesar de serem excelentes ferramentas de geração de leads, esse não é o único motivo pelo qual Landing Pages são essenciais em sua estratégia.
Além disso, elas também são responsáveis por:
#Facilitar o seu Lead Scoring
Lead Scoring é uma maneira de priorizar os leads que são mais “quentes” dentro da sua estratégia, ou seja, que tem maior potencial.
Isso acontece por meio de pontos dados para cada contato de acordo com as ações realizadas por eles.
Desse modo, se o seu visitante tem uma conversão em um material de fundo de funil, ele possivelmente está mais pronto para a compra, e por isso deve ser priorizado pela sua equipe de vendas.
Com isso, você facilita o trabalho do seu time de vendas, otimiza a sua conversão aproveitando as melhores oportunidades e ainda constrói um bom histórico dos seus contatos munindo tanto os seus vendedores quanto o seu Marketing de informações valiosas.
E você só precisa de uma boa ferramenta de Landing Pages — falaremos disso mais adiante — e dar pontos para os conteúdos que mais fazem sentido dentro do seu funil.
#Segmentar os seus contatos
Além disso, dependendo da conversão do seu contato em um determinado material ou da informação pedida no seu formulário você consegue segmentar melhor os seus contatos.
Se você atua, por exemplo, com mais de um produto — e, com isso, mais de uma persona — você pode distinguir essas pessoas através conversão na Landing Page.
Outra possibilidade é conseguir saber exatamente quem são as pessoas interagindo com você, especialmente para empresas que não atendem a um segmento ou porte de empresa definido. No caso de mercados B2B, definir, por exemplo, uma pessoa dentro da empresa cliente que é mais interessante para contato é outra saída.
#Diminuir o seu custo de aquisição de clientes
Além disso, Landing Page são uma opção extremamente mais barata de geração de oportunidades para o seu negócio.
Imagine só outras maneiras de conseguir tantas informações, especialmente de pessoas que têm interesse em você. Seria necessário horas de ligações, centenas de entrevistas. Ou seja, coisas que dão muito trabalho e, consequentemente, custam bem mais!
Com uma boa divulgação e uma boa estratégia, uma única Landing Page pode ser o motor de todo o seu mês de vendas, gerando oportunidades suficientes para nutrir toda a sua equipe de vendedores e aumentando o seu potencial!
Os principais elementos de uma Landing Page
Bom, agora que você já sabe exatamente o que são e a importância das Landing Pages, é fundamental criar páginas que realmente atendam essa demanda: conversão.
Para isso, existem alguns elementos que são indispensáveis para uma Landing Page de sucesso. Vamos usar uma Landing Page de exemplo para que você consiga entender exatamente cada ponto.
São eles:
#Oferta
Afinal, as pessoas não vão simplesmente entrar em uma página do seu site ou blog e começar a preencher formulários com suas informações pessoais.
Por isso, você precisa ter em mente que a oferta de uma Landing Page precisa gerar muito valor para quem visita aquela página. Dessa forma, um conteúdo que elas encontrariam em algum blog, por exemplo, não é uma boa opção.
Por isso, pense fora da caixa, entenda exatamente quem é a sua persona e quais são as necessidades dela. Com isso você terá diversos insights de ofertas que podem realmente encantá-la a ponto de preencher o form só para ter acesso.
#Título
Além disso, é fundamental deixar uma mensagem clara sobre o que está sendo oferecido na página, primeiro para que a pessoa se sinta interessada, e também para que ela não se sinta enganada e continue convertendo com você.
Dessa forma, pense em um título chamativo, simples, compreensível e que faça jus a sua oferta.
Deixe claro também o tipo de conteúdo que as pessoas vão encontrar ao preencher esse formulário: se é um ebook, uma consultoria, uma newsletter.
É muito frustrante preencher uma página achando que você vai encontrar um tipo de produto e, no final, receber outro que não era de seu interesse.
#CTA
Outro ponto importante são os chamados Calls to Action, ou “CTAs”.
Eles são aqueles botões ou texto que convidam a pessoa a realizar a ação, geralmente com frases no imperativo como:
- Baixe agora;
- Acesse o conteúdo completo;
- Receba o material;
- Agende sua consultoria;
#Descrição
Algumas pessoas dispensam essa etapa, mas, na prática, isso vai depender muito mais da sua persona do que de qualquer outra coisa.
Porém, caso você opte por uma descrição, é fundamental que ela passe uma mensagem, de maneira sucinta, sobre o objetivo da oferta e o valor que ela pode gerar para quem converter.
#Conteúdos visuais
Os conteúdos visuais, assim como o título e a descrição, ajudam o seu visitante a realmente compreender o que de fato está sendo ofertado na landing page, com algumas vantagens: são muito mais claros e atrativos que os elementos verbais.
Pense por um momento que você foi direcionado a uma LP e automaticamente um vídeo explicativo sobre o material do seu interesse começa a passar. Se ele for didático e de fácil compreensão, além de te poupar um bom tempo de leitura, é bem mais provável que você seja convertido.
Para ser mais exato, de acordo com um estudo da Eyeview, a chance de conversão nesse caso seria 80% vezes maior que em uma landing page comum.
Esse é um ótimo exemplo de uso de recursos visuais em uma Landing Page:
# Formulário
É a parte que mais te interessa não é mesmo?
Os formulários são outra parte muito importante de uma Landing Page, especialmente porque eles serão o “pagamento” que você receberá em troca daquela oferta.
Por isso, deixe claro todos os campos de preenchimento, facilite a vida de quem está realizando esse processo dando opções práticas de preenchimento — como campos suspensos, em que a pessoa só precisa escolher uma opção — e seja o mais breve possível.
Ferramentas para criação de Landing Pages
Lembre-se que, além de criar páginas de conversão incríveis, é fundamental que essa ferramenta facilite a sua gestão de leads para que você possa escalar a sua estratégia e otimizar suas ações!
Ion Interactive
A ferramenta Ion é focada na criação de experiências interativas, possibilitando a produção de conteúdos de altos níveis de engajamento, como landing pages, infográficos, calculadoras, mapas e muito mais.
Sua grande vantagem é que a ferramenta conta com vários templates e é altamente flexível, assim, é possível criar inúmeras variações de uma mesma landing page para diferentes países e necessidades de maneira ágil.
A parte mais interessante da ferramenta é o número de diferentes criações que podem ser feitas usando ela, unificando boa parte dos processos e necessidades de uma equipe de marketing.
RD Station
O RD Station é uma ferramenta de automação nacional, criada pela Resultados Digitais e que, por esse motivo, tem uma enorme vantagem diante de outras opções do mercado: além de mais barata, o pagamento não é feito em dólar, como outras ferramentas.
Além disso, pensando na gestão dos seus contatos, o RD Station possui planos que permitem a integração dos times de Marketing e Vendas para otimizar a sua passagem de bastão e agilizar o processo de contato com as suas oportunidades.
A ferramenta é fácil, prática e ideal para empresas com pequena e média gestão de contatos.
Hubspot
A Hubspot é uma das ferramentas de automação mais utilizadas no mundo, ideal para estratégias de grande porte, com administração simples de centenas de milhares de contatos!
Além de também ter a possibilidade de integração com outras ferramentas, ela também faz a gestão de contatos na passagem para o time de vendas e também posteriormente, quando eles se tornam clientes.
A maior desvantagem da ferramenta são os preços, em dólar, e que por isso pedem estratégias mais robustas e com maior budget.
Porém, nos planos mais avançados, a riqueza de detalhes do histórico dos seus leads é realmente incrível!
Unbounce
A Unbounce é famosa especialmente pela otimização das suas Landing Pages, com designs criativos e responsivos!
Nela você pode tanto usar os templates que já vêm com a plataforma, quanto criar suas próprias versões e utilizá-las de maneira simples e prática.
Infelizmente, por todas essas funcionalidades e uma excelente plataforma de testes A/B, a Unbounce é uma das plataformas mais caras do mercado e que também possui o pagamento feito em dólares.
Conclusão
Landing Pages possuem possibilidades infinitas para aperfeiçoar a sua estratégia, gerar mais oportunidades e por isso são indispensáveis quando falamos em Marketing de Conteúdo.
Mas para que elas realmente funcionem é fundamental que seja feita com atenção em cada detalhe, entendendo as necessidades da sua persona, como gerar valor para ela e como criar páginas que realmente convertem.
Você tem interesse em ter Landing Page para seu negócio? Entre em contato com a gente!
Fonte: Rock Content
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