Se você ainda não sabe o que precisa para aumentar o engajamento no seu perfil no Instagram, nós solucionamos o desafio para você!
Engajar não é apenas sobre a reação dos seguidores ao seu conteúdo, mas diz muito sobre sua audiência, o quanto as pessoas confiam na sua marca e como ela influencia quem te segue. Se um seguidor não reage às suas publicações, provavelmente não está interessado em adquirir o que você oferece e, se você é um influenciador digital, marcas não irão te contratar se seu público nunca reage as suas postagens.
É preciso aumentar o engajamento! Mas como se destacar e não ter os posts entre aqueles 70% que não são vistos? Vamos te ajudar facilitando sua compreensão ao oferecer mais que as dicas que são constantemente recomendadas, apresentaremos uma série de ações que precisarão ser executadas para que suas taxas de interação com seu conteúdo jamais voltem a ser as mesmas!
Preparados? Vamos lá…
Vale lembrar que, se sua persona estiver nas redes sociais, ter um perfil no Instagram contribui significativamente para estabelecer uma boa presença digital uma vez que esta ferramenta apresenta um potencial de engajamento cerca de 10 vezes maior que do Facebook e 84 vezes mais do que o Twitter. Mas não basta ter uma conta com seguidores, o segredo para obter melhores resultados está em uma boa estratégia para alcances positivos.
Engajamento
Métrica mais importante de um perfil no Instagram, o engajamento traz informações sobre o interesse e o envolvimento dos seguidores com o seu conteúdo. Este sinalizador está intimamente ligado às estratégias de comunicação pois mostra se suas publicações são interessantes, se está postando nos melhores horários e se quem te segue realmente é o melhor público-alvo para sua marca.
Veja a seguir as formas de engajamento que são entendidas pelo Instagram como sinais de que o usuário está interessado no conteúdo do perfil:
• curtidas nos posts do feed;
• comentários nos posts do feed;
• salvar posts do feed;
• enviar posts do feed;
• tempo gasto com a timeline parada nos posts do feed;
• envio de mensagem direta;
• respostas e interações aos Stories como responder a enquetes e enviar perguntas;
• ações nos Stories, do tipo segurar a tela para ver, e navegar nos Stories;
• enviar Stories.
Você já deve ter escutado que postar apenas por curtidas e comentários é métrica de vaidade. De fato, postar somente por este tipo de interação não tem nada de estratégico para sua marca, no entanto, quando seus Stories e posts no feed recebem poucas interações, o Instagram mostra seu conteúdo para menos pessoas na rede social. Na interpretação do algoritmo do Instagram, seu conteúdo não gera interesse, desta forma, não é interessante mostrá-lo. Partem do pressuposto de que, se mostrar algo que não faz sentido para os seguidores, pode prejudicar a experiência desse usuário na rede social.
Ainda assim, não se pode considerar o algoritmo do Instagram o grande vilão capaz de diminuir engajamentos. É verdade que ele dificulta, quando a exibição das publicações no feed dos usuários não é feita cronologicamente, por exemplo, mas o algoritmo é fundamental para a plataforma entregar uma boa experiência ao usuário. São avaliadas questões como parentesco, preferências e se o usuário interage com frequência com o perfil que publicou para mostrar cada postagem. Curtidas, comentários, compartilhamentos, tempo para observar aquela informação só irão aparecer se seu conteúdo for muito bom para a pessoa que estiver na rede social, então vale trabalhar o marketing para fazer o que seu público vai amar de forma que chame a atenção em meio ao espaço tão concorrido.
Os resultados do engajamento ajudam a vender mais e a estabelecer um relacionamento sólido da empresa com o público. Essa relação é essencial para a fidelização e conservação de clientes, tão importante quanto as vendas. Sem esforço para melhorar o engajamento, seus posts e Stories perdem a visibilidade, se tornará muito difícil ter bons resultados em lançamentos, vendas e outros objetivos, de forma que o que você produz com esforço se torna quase invisível no Instagram.
Sobre a métrica de engajamento é importante saber que é normal que estas sejam baixas quando se tem maior número de seguidores. Isso porque, mesmo que os seguidores tenham características do seu público ideal, chegaram por meios e com necessidades diferentes no seu perfil. Podem ter chegado quando seu perfil foi mencionado por um influenciador ou por meio de uma hashtag do seu nicho, por exemplo. Isto forma uma audiência pouco homogênea, pois, embora ambos os tipos de seguidores tenham sido conquistados pelo seu conteúdo, cada um deles vai se interessar por assuntos diferentes dentro daquilo que é postado.
Tudo bem não agradar todo mundo sempre! Mas vale observar o que apontam esses percentuais para saber se o seu engajamento no Instagram está bom:
• Menor que 1% = engajamento baixo • Entre 1% e 3.5% = engajamento médio • Entre 3.5% e 6% = engajamento alto • Mais que 6% = engajamento excelenteEstes números representam médias que podem variar de acordo com seu nicho. Experimente olhar para seu conteúdo de maior engajamento e procurar sempre alcançar um número de interações que se aproxime das realizadas nele.
A seguir, citaremos ações práticas para que você se comprometa a executar para alcançar melhor interação com os usuários e criar postagens mais relevantes para os seguidores. É preciso ter plena noção de que o algoritmo faz com que suas publicações alcancem apenas uma parcela dos seus seguidores e dentre estas, apenas um percentual vai interagir com o conteúdo. Desta maneira, é preciso trazer mais usuários à publicação e fazer com que esse conteúdo seja bom o suficiente para essas pessoas a ponto de fazê-las agir.
Combine várias dicas apresentadas e acompanhe o impacto que essas ações trarão ao seu perfil. Aplique as boas práticas e veja a diferença no engajamento!
• Use as hashtags que sejam relevantes e descrevam o post de algum modo, pois elas funcionam como hiperlinks no Instagram, capazes de fazer com que você ganhe visibilidade entre o público de interesse. A rede social agrupa publicações que utilizaram a mesma hashtag e permitem que as pessoas vejam o conteúdo do seu perfil comercial ou desbloqueado quando fizerem uma busca pelo tema usando o sinal #, clicarem na hashtag ou forem na sessão “Explorar”, onde o algoritmo do Instagram seleciona publicações relacionadas com aquilo que o usuário já engajou. No Instagram as pessoas podem seguir não somente perfis como também as hashtags, de forma que mais pessoas poderão ser alcançadas pela sua postagem. Posts com pelo menos uma hashtag tem 12.6% mais de engajamento do que aqueles que não têm nenhuma. Em contrapartida, uma hashtag relevante usada em um conteúdo que não traz o mesmo contexto fará as pessoas visualizarem e não interajam, já que as expectativas não foram atendidas.
• Utilize os stories assim como fazem diariamente 300 milhões dos 800 milhões de usuários ativos do Instagram. Além da super audiência, o recurso ainda oferece uma série de ferramentas que aumentam a visibilidade da sua marca e estimulam o engajamento como localização, enquetes, emoji slider e hashtags.
• Adicione um local para cada foto e vídeo postado no feed. Use também um sticker de local nos Stories para, aumenta a visibilidade do seu conteúdo. No caso dos posts no feed, toda vez que alguém clicar em alguma localização, seu conteúdo pode aparecer entre os listados. Posts com geotag tem até 79% mais engajamento comparado aos que não tem. Nos Stories, essa função permite que a publicação seja mostrada como Stories daquele local. Quanto mais específico você for na localização melhor
• Faça perguntas, pois os seus seguidores e até quem vai eventualmente ao seu perfil fica feliz em demonstrar que tem conhecimento. Pergunte sobre dicas de lugares ou entretenimento, quem já fez determinada coisa, quem sabe onde encontrar certa informação.
• Mencione outros perfis, pois esta é uma oportunidade de ganhar visibilidade e de receber interações caso a pessoa comente ou compartilhe seu conteúdo para a audiência dela. Taguear um outro perfil na foto, na legenda ou nos Stories só é válido se o mencionado tiver interesse na postagem ou você quer que aquela pessoa responda algo, do contrário, estará fazendo spam. Faça publicações que tragam temas que outras pessoas queiram compartilhar e comentar. Você pode, por exemplo, fazer um post no feed falando de alguma notícia atual e mencionar perfis que você gostaria que contribuíssem com a discussão, sempre deixando claro sobre a ação que espera deles.
• Reposte nos Stories conteúdo de outros perfis dando os devidos créditos às publicações. Esta é uma ótima estratégia para gerar engajamento. Isso ocorre porque é algo positivo para o perfil repostado que, normalmente, interage de volta. Você pode repostar conteúdo de perfis que tem coisas bacanas para o seu nicho e não são concorrentes, mas também de seguidores. Também dá para repostar o que seus seguidores publicaram usando a hashtag da sua marca.
• Com um conteúdo de qualidade o seu público irá interagir se ele gostar do seu post, se ele acrescentar ou for útil de alguma forma. Então, mesmo tratando-se de uma rede social, é imprescindível oferecer um conteúdo capaz de atrair pessoas e estimular a interação. Seja com um “gostei”, comentário ou até marcação e compartilhamento com amigos que possam gostar, aumentando seu alcance.
• Publique no melhor horário a partir de uma análise sobre o momento em que seu público mais interage, de forma que você consiga aproveitar e potencializar estas interações. Use os relatórios estatísticos do Instagram ou o dashboard de ferramenta de gestão, por exemplo, que costumam oferecer dados mais completos além da permissão de agendamento das publicações, que ajudam a seguir os horários corretamente.
• Interaja com seus seguidores pois eles esperam e valorizam a atenção dada através das redes sociais. Isso pode, inclusive, dar mais credibilidade ao seu negócio. Como ter muitos seguidores pode demandar mais tempo para estabelecer essa interação, usar uma ferramenta de automação resolve essa demanda. Além disso, ela atrai mais seguidores e interage seguindo e curtindo publicações do seu público, permitindo ainda cadastrar mensagem direta automática, que pode ser disparada para quem seguir a sua página ou em resposta automática.
• Invista em boas imagens, pois dificilmente haverá engajamento se a sua imagem não for clara o suficiente. Ela precisa contar uma história, ser bonita, ser compreensível, gerar curiosidade, gerar sentimentos ou chamar a atenção. O Instagram é uma rede baseada em conteúdo visual. Na maioria dos casos, a primeira impressão que temos é aquilo que vemos. Prefira sempre imagens originais; quanto mais bonita a imagem melhor. Use filtros se precisar e sempre procure o melhor enquadramento; luz sempre ajuda a produzir melhores imagens; evite imagens muito poluídas, cheias de camadas de cores e textos. Usar imagens de pessoas em situações que gostaríamos de viver costumam gerar bastante engajamento; imagens com rostos de pessoas também ajudam. Elas têm 38% mais engajamento. O humor em publicações no feed funciona se estiver bem contextualizado com a realidade do seu público.
• Escreva legendas maiores pois o tempo que a pessoa passa com a timeline parada em um post sinaliza engajamento para o Instagram. Você pode contar sobre como a imagem foi feita, passar informações, fazer análises ou o que mais seu público apreciar. Os textos nos Stories também têm o mesmo efeito: o usuário irá segurar a tela para pausar os 15 segundos. Publicar vídeos no feed também colabora para que os seguidores fiquem mais tempo observando seu conteúdo. Cuide para que o vídeo seja leve e já gere interesse logo nos primeiros segundos.
• Poste com frequência uma vez que ao seguir o perfil da sua empresa, as pessoas esperam ver suas postagens. Se sua empresa fizer publicações esporádicas, além de não acrescentar ao público, diminuirá significativamente o seu engajamento. Quanto menos você posta, mais os seguidores começam a esquecer do seu perfil e interagem menos. O resultado pode ser até a baixa exibição das suas poucas publicações aos feeds dos seus seguidores. Mas tome cuidado para não exagerar na frequência e inundar o feed.
• Produza conteúdo sobre algum tema que esteja em alta. Se tiver alguma informação exclusiva ou complementar, funciona ainda melhor porque isso possibilita mais menções e compartilhamentos.
• Envie seu conteúdo para perfis estratégicos pois esta é uma ótima forma de dar visibilidade a seu conteúdo. Pense para quais perfis seu conteúdo seria relevante ou complementaria as informações compartilhadas e envie sua publicação como mensagem direta. O perfil estratégico só irá compartilhar seu conteúdo se ele não te ver como concorrente, mas caso sua publicação seja repostada ou indicada pelos Stories em um perfil do mesmo segmento, as chances de engajamento são altas.
Gestão profissional
A gestão profissional da sua estratégia é algo indispensável. É preciso entender o que o seguidor quer ver, do que ele precisa e se comunicar efetivamente, com conteúdo útil, interessante e com maior possibilidade de conversão.
Além de seguir nossas dicas para aumentar o engajamento do Instagram, você pode também analisar o sucesso de cada publicação a fim de aperfeiçoar as estratégias. O algoritmo não pode ser uma desculpa. Afinal, engajamento nada mais é do que uma consequência do alinhamento entre seu público e o que seu perfil tem a oferecer.
Você está pronto para mudar a realidade no seu Instagram. Basta colocar as orientações em prática!
Laís Sousa
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