Estratégia de segmentação, gerenciamento do impacto dos criativos, acompanhamento dos dispositivos móveis e análise do fluxo por canal. Confira os quatro passos para medir o sucesso da publicidade digital, comentados aqui por Rodrigo Lobato, country manager Brasil da RTB House, em artigo exclusivo para o ExchangeWire Brasil.
Os anunciantes sabem que uma boa estratégia de publicidade digital não termina no momento em que a campanha vai para o ar. O acompanhamento e a otimização são partes fundamentais desse processo, e muitas vezes são determinantes para o sucesso dos resultados, uma vez que permitem ajustar a operação para tornar os investimentos mais assertivos ao longo do caminho.
Porém, essa não é uma tarefa fácil, sobretudo no retargeting. É preciso tempo e dedicação para avaliar e identificar quais métricas são mais importantes para o seu negócio, tendo como base o comportamento e os interesses dos seus consumidores – características que estão em constante mudança.
A boa notícia é que, atualmente, as ferramentas mais avançadas de retargeting já fornecem essas métricas de forma automatizada, contemplando recursos críticos como a segmentação de usuários e as análises cross channel. Pensando nisso, listo abaixo algumas táticas que podem lhe ajudar a explorar ao máximo esse potencial:
#1 Tenha uma estratégia de segmentação
O sucesso de uma campanha de retargeting quase sempre está ligado à capacidade de descobrir quanto potencial tem cada visitante. Este consumidor já comprou na minha loja antes? Está em busca de algo específico? É sua primeira visita? Questões como estas são “indispensáveis” para uma otimização precisa, e permitem direcionar ofertas adequadas às necessidades individuais de cada usuário.
Novas tecnologias permitem que, ao consolidar análises mais aprofundadas e segmentar melhor os usuários, você possa enviar uma mensagem específica para os consumidores com maior potencial, como, por exemplo, apenas àqueles que nunca compraram nada no seu e-commerce. Você pode também lembrar os usuários sobre um produto de uma categoria específica que eles visualizaram. Você pode até resgatar a atenção dos usuários que visitaram o seu site 30 ou 60 dias atrás, sugerindo uma oferta ou promoção especial.
#2 Analise o impacto dos criativos
Especialistas estimam que um indivíduo comum está exposto a cerca de 5.000 anúncios por dia. Com uma concorrência tão saturada, os usuários ficam entorpecidos e simplesmente não percebem o seu banner, especialmente se eles já estão sendo impactados há algum tempo. A partir de uma análise profunda dos seus criativos, porém, é possível avaliar a aparência e a eficácia de cada banner usado. O conhecimento sobre o que funciona melhor em diferentes segmentos de usuários (visitantes ou compradores frequentes, por exemplo) pode ser útil ao tomar decisões futuras sobre novos layouts.
#3 Lembre-se dos dispositivos móveis
Se o seu objetivo é alcançar seus potenciais clientes onde quer que estejam, você deve considerar otimizar a sua campanha de retargeting em dispositivos móveis. De acordo com o GlobalWebIndex, o consumidor digital típico possui, agora, 3.64 dispositivos diferentes conectados. No entanto, para explorar o máximo potencial de cada tipo de dispositivo, é fundamental monitorar os resultados gerados por cada um. O acompanhamento do desempenho do anúncio em termos de conversões, cliques ou outras métricas, o ajudará a decidir onde colocar mais ou menos orçamento em esforços futuros.
#4 Analise o fluxo por canal
Uma análise da RTB House mostrou que a combinação entre o retargeting social e o regular entrega resultados melhores do que estratégias em um único canal. Isso acontece porque a exibição em redes sociais gera uma grande visibilidade, enquanto o RTB tradicional converte essa visibilidade em ação. Por isso, para otimizar a sua campanha de retargeting, tenha em mente a possibilidade de adotar uma estratégia cross channel incluindo, por exemplo, Facebook, Instagram ou anúncios em aplicativos, mas não se esqueça de monitorar os criativos usados e ver se uma rota tem melhores resultados do que outra.
Fonte: exchangewire
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