Tanto para a defesa, quanto para o ataque, ter uma estratégia de inteligência competitiva bem estruturada é fundamental para atingir o objetivo de se manter firme no mercado. Estar passos a frentes dos concorrentes envolve melhorar a capacidade de conhecimento acerca do que acontece ao redor de sua empresa.
Inteligência competitiva envolve a busca e organização de informações relevantes sobre a concorrência, analisando tendências e cenários, preparando a marca para a competitividade. Tê-la é uma forma de prever e antecipar as ações em relação aos movimentos externos.
Muito antes das empresas pensarem na inteligência competitiva, ela já vinha sendo utilizada em quase todos os esportes profissionais. Um time de futebol não entra em campo sem avaliar as táticas do seu adversário, por exemplo. O intuito é a formulação de estratégias e decisões mais acertadas em busca de resultados positivos no placar.
Continue com a gente e conheça mais sobre inteligência competitiva e seus benefícios para seu negócio. Lembre-se que, assim como é fácil encontrar dados sobre seus concorrentes eles também têm informações importantes ao seu respeito. Então, esteja atento e formule um plano estratégico com metas para entrar em campo o mais rápido possível!
Mudança vale o risco
Sabemos que enfrentar o “novo” não é uma tarefa tão simples, porém, prezar pelo espaço no mercado propõe desapegar de determinadas crenças e práticas. Não basta apostar em produtos, serviços ou metodologias inovadoras, muitas vezes é preciso identificar e mudar velhas estratégias que, inclusive, já deram certo.
Não se acomodar é o segredo para quem deseja crescer e melhorar seu negócio em um mundo de constante mudanças. Não enfrentar novos desafios pelo medo de arriscar, além de um equívoco, faz com que você deixe de ser competitivo. Os próprios erros acrescentam informações importantes que podem ser utilizadas na busca do sucesso.
Melhores Práticas
Você já acessou o site e as redes sociais de seu concorrente para dar uma olhada nas publicações e ofertas dele?! Além de não ser antiético, essa coleta de informações proporciona vantagens estratégicas de negócio.
Faça a coleta de informações de maneira sistêmica. Conheça o seu cliente, seu concorrente, o seu parceiro e a si mesmo profundamente.Como você alcançará o objetivo de estabelecer as melhores estratégias se não analisa o que acontece mensalmente dentro da sua empresa ou não sabe como funcionam os processos da concorrência? Essa é uma prioridade para aprimorar o seu planejamento, mas nada de achismos!
O que faz seu negócio competitivo no mercado em que está inserido? Para implementar inteligência nas estratégicas da sua marca é fundamental saber se você precisa investir em tecnologia ou expandir sua linha de produtos, por exemplo.
Qualifique suas propostas pois concorrer no mercado custa caro. Defina bem onde concorrer e só o faça com bom senso. Saiba o máximo sobre perder quanto sobre ganhar.
Identifique hábitos de fornecedores e clientes passados, tomadores de decisão, compras anteriores, critérios de avaliação etc. Faça histórico de tudo!
Mantenha um repositório de informações pois isso ajudará a proteger o seu conhecimento corporativo e facilitar a tomada de decisões baseadas em fatos.
Marketing
Você sabe quem são os principais concorrentes físicos e virtuais do seu negócio e com quem você briga pelo destaque nas pesquisas? Ter essa definição é um primeiro passo para desenvolver uma boa estratégia de marketing.
Enquanto a inteligência competitiva ajuda a descobrir quais táticas e ações estão sendo eficazes ou não para a concorrência, de forma que você pode economizar o tempo e o dinheiro que seriam dedicados a estratégias com pouco ou nenhum resultado, as informações obtidas com a análise de concorrência podem ser aplicadas em todas as áreas do marketing de forma inteligente e direcionadas para um objetivo.
Quando você sabe os pontos fracos e fortes do concorrente, é mais fácil identificar algum fator que está em falta ou carente na sua empresa. A inteligência competitiva permite enxergar oportunidades que a concorrência usou e você deixou passar, como uma simples palavra-chave, por exemplo. Além disso, acompanhar a reação dos clientes depois de uma postagem nas redes sociais ou ação da concorrência é uma maneira de descobrir o que seu público mais gosta e o que os motiva a comprar.
Aproveitando as informações
Você só consegue estruturar seu negócio de acordo com o que você sabe. Mas de nada adianta ter uma quantidade enorme de informações ricas sobre o negócio e o desempenho do seu cliente e não usar isso de forma efetiva para encontrar novas oportunidades para o seu trabalho.
O mapeamento completo de todos as fraquezas do seu concorrente pode ser algo extremamente precioso para quem faz marketing digital e é por isso que utilizar ferramentas de análise é ideal para os profissionais da área. Com estas é possível ter um guia completo de estratégias de SEO e melhorias para otimizar resultados para os motores de busca.
Com a análise da origens de tráfego é possível descobrir quais são as parcerias mais benéficas dos seus concorrentes e considerar expandir o seu alcance onde os clientes realmente estão.Também observar a qualidade do tráfego e até quais subdomínios do site deles tem mais preferência pelo público-alvo. Ainda encontrar uma visão geral sobre a utilização de palavras-chave e oportunidades de brechas (GAPs) para identifica termos que seu concorrente usa e que você acabou ignorando e outras maneiras de impulsionar o seu Retorno de Investimento (ROI).
Lembre-se que a Inteligência Competitiva está mais preocupada com a compreensão do quadro geral e a percepção correta do mercado do que simplesmente quantificar ou qualificar precisamente as ameaças e oportunidades de negócios. Cada vez que sua empresa concorre, é possível aprender um pouco mais sobre o que é preciso para vencer.
Muitas vezes, as empresas já adotam técnicas de Inteligência Competitiva, sem se darem conta. E a sua empresa, já adota alguma dessas práticas de Inteligência Competitiva? Quais resultados percebeu? Conte pra gente nos comentários abaixo!
Laís Sousa
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