“É muito complicado”, “é caro demais” ou “isso é só para grandes lojas” não são desculpas para que seu pequeno negócio esteja fora do universo de marketing digital! A tecnologia mudou o mundo. Hoje as grandes empresas concorrem com milhares de pequenas com voz pela internet. Vários empreendimentos locais já começaram a investir e obter resultados satisfatórios para provar que essa expertise funciona.
A internet pode ser uma vantagem real para o seu negócio hoje, amanhã e sempre. Marketing para pequenas empresas é chave para o sucesso. Você não precisa de nenhum investimento para entender o mercado e começar a aplicar técnicas simples e efetivas do marketing digital. Neste artigo mostraremos a importância de investir em marketing digital e como montar uma boa estratégia. Acredite, cada minuto valerá o esforço, pois todo dia surgem novas oportunidades para o seu negócio na internet. Nossas orientações de marketing para pequenos negócios ajudarão sua empresa a conquistar mais clientes e vendas!
Vantagens
Se o seu negócio depende da visita presencial das pessoas, então é imprescindível que sejam elaboradas estratégias para fidelizar os clientes e fazer com que eles voltem mais vezes. Mas no contexto em que grande parte dos consumidores acessam a Internet continuamente, nada mais oportuno que solidificar o empreendimento nesse meio para aumentar a visibilidade através de estratégias de marketing digital.
É vital que você também não tente bater de frente com gigantes pela internet - estes possuem grandes times e espaços em sites e meios populares, mas é preciso se manter sempre atualizado, entender como funcionam estas tecnologias e buscar constantemente melhores práticas. A ideia é esquecer a crise e focar no desafio de utilizar a tecnologia para fazer mais investindo menos.
De forma prática, se alguém que mora na região metropolitana da Bahia e, ao pesquisar por “loja de moda em Feira de Santana” em buscadores encontra a loja “LW Store” logo nos primeiros resultados, as chances de comprar aumenta consideravelmente. Isso porque ter um endereço eletrônico que funciona como loja virtual e estar bem localizado nos mecanismo de busca passa para o internauta a imagem de profissionalismo da empresa.
Se a “LW Store” ainda se preocupa com a criação de e-mail marketing e ações promocionais, terá clientes fiéis. Se seus gestores fazem parceria com figuras de influência na região e incentivam o uso de hashtags nas redes sociais, permanecendo atentos para compartilhar as publicações dos clientes, terá clientes apaixonados e valorizados. Se ainda tem um blog com conteúdos interessantes relacionados a moda, ela atrairá um público ainda maior.
Listamos os principais vantagens que o pequeno comerciante pode obter com o marketing digital:
• Divulgação dos produtos ou serviços a um baixo custo;
• Atração de novos potenciais clientes;
• Fidelização de um maior número de consumidores;
• Popularização da marca no mercado local.
Estratégias
Alguns passos devem ser considerados para você criar a estratégia de marketing digital para seu pequeno negócio:
1. Invista em anúncios nos buscadores e crie campanhas no Google Adwords ou no Facebook Ads, pois pode influenciar positivamente na segmentação tanto no buscador como na rede social. Esses anúncios podem ser configurados para aparecer somente para o segmento pré-selecionado de pessoas que podem comprar seus produtos ou serviços.
2. Mais de 40 milhões de empresas estão nas redes sociais pois os consumidores a procuram nas redes sociais. Por isso, marque presença nas redes sociais não apenas com uma conta com o nome do comércio, mas também utilizando o meio para interagir com os clientes, promover produtos e serviços, criar promoções, compartilhar conteúdos, entre outras ações.
3. Crie um blog, pois nele você poderá tirar dúvidas e expor dicas dentro do universo do produto ou serviço que você oferece e as pessoas se interessam. O segmento de moda, por exemplo, pode explorar campanhas por temporadas e ainda diversos eventos a nível mundial como conteúdo que alimenta a audiência do blog e cativa cliente leais à marca.
As maiores dicas que podemos te dar é: Seja relevante e constante! Não adianta postar promoções esporádicas e não estabelecer um vínculo com o público, explore o conteúdo relevante que causa interesse do seu público alvo. O gestor comercial da Lince Web, Antoni Matos, costuma usar a metáfora “deposite, deposite para sacar” exemplificando a necessidade de preparar o terreno antes de esperar retorno do cliente. Ou seja, é necessário primeiro estabelecer uma conversa, ganhar a confiança para só então pedir o dinheiro do seu cliente e realizar a venda!
E então, percebeu como seu pequeno negócio pode se beneficiar com o marketing digital? Dedique tempo, criatividade e certamente obterás retornos positivos, com o aval de tornar-se ainda referência em seu segmento ao oferecer diferencial. Aproveite as dicas, ponha em prática e nos conte sua experiência. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários para solucionarmos de forma inteligente!
Laís Sousa
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