As datas sazonais são de importância expressiva para o sucesso de quem possui um e-commerce. Desde que haja um preparo com antecedência, datas como Black Friday, Natal e Dia das Mães são competitivas no comércio eletrônico e conseguem alavancar as vendas e impulsionar o faturamento da loja virtual
A Revista Exame aponta que, embora normalmente o Dia dos Pais viesse sendo deixada de lado, cresceu em número de pedidos nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a data movimentou cerca de R$ 2,24 bilhões em 2018, considerando o período entre 16 de julho e 4 de agosto. Um crescimento de 8% em relação a 2017 - o que a coloca como um dos períodos de maior faturamento do setor.
As principais categorias do total de pedidos realizados nas lojas virtuais são “Informática”, “Celulares”, “Eletrônicos”, “Materiais Esportivos” e “Moda e Acessórios”. Mas se seu negócio não faz parte de nenhum destes segmentos, não se acomode para também incrementar o faturamento dessa celebração
Neste artigo incentivaremos o planejamento, criatividade e dedicação para criar soluções que aqueçam as vendas e façam com que sua loja virtual consiga alcançar números positivos no Dia dos Pais!
Produtos
Se o seu produto é flores, por exemplo, e diferente do Dia das Mães ou dos Namorados tem pouca aderência no Dia dos Pais, cogite investir em chocolates, cervejas, entre outros presentes. Se planeje com antecedência e identifique novidades que sejam condizentes com a comemoração. É importante investir em comunicação e marketing para mostrar que sua marca também tem ótimas opções para pais no catálogo
Parcerias
Uma maneira de tornar o Dia dos Pais ainda mais especial e diferenciar sua marca na corrida para vender mais nesta época é desenvolvendo parcerias com outras empresas. Você poderá oferecer brindes ou realizar sorteios de ingresso um jogo de futebol, um show, aulas de churrasco e/ou o que mais achar que faz os presenteadores se aproximarem ainda mais dos presenteados. A ideia é oferecer um momento que faça o Dia dos Pais ser não só uma data comercial, mas uma oportunidade para agradecer e celebrar o amor. A parceria é benéfica pois amplia o alcance de ambas as partes em uma base que talvez ainda não fosse explorada
Tradição
Se é ciência popular que no Dia dos Pais as pessoas sempre compras as mesmas coisas - gravatas, canetas, canecas e meias -, use a criatividade para aproveitar o costume e chamar a atenção dos clientes. Você pode criar uma promoção em que o cliente leva de brinde um item “tradicional” na compra de um presente original. Se não quiser dar o brinde, ainda assim pode utilizar a tradição para fazer boas chamadas: “Neste Dia dos Pais esqueça as meias e gravatas. Temos opções fantásticas para você surpreender seu pai!”, por exemplo
Concursos
Concursos são excelentes formas de promover o engajamento entre o público e sua marca. Partindo do pressuposto de que o principal objetivo de seus clientes nessa data é mostrar o amor e admiração aos pais, pense em fotografias postadas com hashtag e eleita pelo número de curtidas; poesias cuja melhor declaração por meio de versos pode ganhar um desconto, uma viagem ou entrada em um evento especial; histórias que mostrem por que seus pais são verdadeiros heróis, estratégia que, por si só, é uma forma de presentear.
Ajude na escolha
A variedade de opções disponíveis no mercado deixa muita gente indecisa na escolha, especialmente porque trata-se de um presente para outra pessoa, ainda mais difícil por ser alguém querido a quem queremos demonstrar afeto de forma simbólica. Usar essa dificuldade a favor do seu negócio pode ser um diferencial frente a concorrência! Para isso, seja criativo na criação de conteúdos que ajudem seu cliente a decidir o que comprar para presentear o pai com base nos produtos disponíveis na sua loja
Experimente segmentar os estilos de pai:
Para pais tecnológicos - computadores, tablets, celulares.
Para pais chefs - batedeira, processador, liquidificador.
Para pais decoradores - móveis e utensílios de decoração.
Para pais churrasqueiros - churrasqueira e móveis para jardim.
Divulgue por e-mail, WhatsApp e redes sociais como Instagram e Facebook
Preferências
Se você conhece as preferências de quem será presenteado, será mais fácil sugerir e até ofertar nesse Dia dos Pais. Você pode consultar seus clientes que são pais ou fazer uma pesquisa pública na internet através de um formulário que contenha informações sobre o que o pai ganhou nos últimos anos, qual presente mais gostou, de quem ganhou o presente e o que gostaria ou não de ganhar neste ano
Solidariedade
Sua loja pode abraçar a causa de pais carentes que estão afastados de suas famílias. Desenvolva uma parceria com ONGs de sua cidade com potenciais pessoas desse grupo e divulgue para que seus cliente se envolvam na causa. Além de ajudar essas pessoas, sua marca será reconhecida pela boa iniciativa
Próprias histórias
Na sua empresa também existem pais e filhos, então, promova histórias e ganhe a atenção do público - peça relatos e a autorização para compartilhar; pode ser sobre ser pai de primeira viagem ou a sensação de adotar uma criança, a experiência com filhos de ambos os sexos ou mesmo a descoberta de filho homossexual. Experimente inclusive compartilhar as melhores lembranças ao lado do pai. Isso aproxima e mostra o lado humano da marca! O cliente se identifica quando sabe que por trás das vendas existem pais que podem sugerir o que gostaria de ganhar e filhos que também se preocuparão com o que dar de presente
Canal de venda
Se comparado com os grandes nomes do e-commerce, os pequenos enfrentam mais dificuldade para chamar atenção do consumidor em datas sazonais. No entanto, estes pequenos lojistas podem se beneficiar dos marketplaces para aumentar as vendas no Dia Dos Pais. Nessas plataformas encontram a chance de expor seus produtos junto às grandes marcas, que por sua vez conseguem aumentar as vendas e o número de visitantes em seu site ao utilizá-las. Segundo estimativas da ABComm, uma a cada cinco vendas online no Brasil já ocorre por meio do marketplace
Destaque
Transformar visitantes em clientes perpassa por atrair os clientes virtuais para sua loja e fazer com que a compra seja concluída. Neste percurso, um dos pontos mais importantes é prezar pelo fornecimento de um conteúdo qualificado dos produtos e auxiliar no processo de decisão. Quanto mais informações o usuário tiver, mais positiva será a experiência de segurança com a loja, além de criada uma relação mais consistente que evita a devolução do produto
Prazo
As compras de Dia dos Pais têm data certa para entrega, portanto os atrasos são intoleráveis. O lojista precisa monitorar constantemente os pedidos, fazendo o embalo e despacho rapidamente. Os prazos de entrega também precisam ser realistas, de modo a não gerar frustração no cliente. Caso algum problema aconteça, é importante comunicar o cliente rapidamente. Também vale a pena apostar no overdelivering, oferecendo algum brinde ou vantagem, como uma mensagem personalizada ou um cupom de desconto
Infraestrutura
É importante considerar que não adianta se planejar e conseguir atrair os clientes para sua loja virtual se não conseguir dar conta do aumento de visitas e de pedidos que toda data sazonal costuma trazer. Uma navegação truncada, uma demora a mais para processar o pedido ou dificuldade de pagamento faz com que o consumidor desista da compra e migre para a loja do concorrente.
A Lince Web desenvolve duas opções para criação de seu e-commerce, uma delas, o Stokes, aproveita suas postagens no perfil comercial no Instagram, de forma que você só precisa definir uma boa descrição, quantidade em estoque e preço para ter sua loja virtual vendendo a todo tempo. Quer saber mais? Contate-nos e não perca oportunidade de oferecer excelentes experiência de compra ao seu público e potencial consumidor online!
Espalhe amor e boas vendas!
Laís Sousa
Nenhum comentário