Ajudar o cliente no momento em que ele mais precisa é uma boa maneira de conquistá-lo. Orientar na decisão de compra acertada é uma sábia maneira de mostrar-se próximo e confiável ao consumidor. Como bom varejista você pode facilitar a busca por inspiração para que o seu público encontre o “presente ideal” em datas comemorativas.
Quer saber como fazer isso? Neste artigo apontaremos o caminho para criação de um guia de presentes para fortalecer sua marca e vender mais nas datas sazonais.
Guia de presentes
Dúvida sobre o que comprar para o chefe sorteado no amigo-secreto da empresa; Busca por ideias de presente para o dia dos professores ou da secretária; Inspiração para presentear o parceiro no dia dos namorados ou em seu aniversário; Procura por algo criativo para dar como presente de formatura ou casamento; Sensação de que todas as possibilidades de presentes para pai ou mãe se esgotaram. Definitivamente não saber o que dar de presente de Natal!
Você já deve ter se dado conta do quão comum é que os consumidores se encontre nesse estágio que antecede a compra de um presente relacionado à datas comemorativas. Sabe o que a maior parte deles fazem? Pesquisam por “ideias de presentes para…” no Google.
Ciente disso, você pode aproveitar a oportunidade para fortalecer a imagem da sua marca, atrair e conquistar mais clientes: Crie um guia de presentes e disponibilize online para que as pessoas possam encontrar sua loja quando realizarem suas pesquisas!
Guia de presentes nada mais é do que sugerir presentes para diferentes públicos e em diferentes datas comemorativas. As listas devem indicar produtos que podem ser encontrados na sua loja e que são ótimas alternativas de presentes para as mais variadas ocasiões.
Como criar
Com o intuito de ajudar seus clientes a encontrarem em sua loja o produto ideal para comemorar datas especiais e homenagear pessoas queridas você deve:
Identifique as datas mais relevantes para sua loja com base em seu mix de produtos e defina os temas que nomearão as listas a partir das datas comemorativas e da definição do público que majoritariamente a loja atende. Então, monte conjuntos de produtos baseados naqueles que mais saem para diferentes pessoas e ocasiões.
Não basta criar seus guias de presentes, é preciso divulgá-los para chamar a atenção dos consumidores. Para isso, crie uma página especial para inserir esses guias se sua loja tem um blog/site; Aproveite o ambiente perfeito da loja online para destacar os guias de presentes de forma que após decidir adquirir algum item da lista de sugestões o cliente já possa efetuar a compra; Publique as listas divididas em partes, como álbuns ou galerias, nas redes sociais para que o conteúdo se espalhe facilmente; Faça listas em vídeo, mídia favorita dos internautas atualmente, sendo o Youtube o segundo maior buscador da web.
Faça divulgações fora de época tendo em vista que muitos clientes começam a pesquisar ideia de presentes meses antes da data comemorativa em questão. Quando estiver próximo a data, faça uma divulgação mais acentuada através de e-mail marketing, por exemplo. Crie um cronograma anual já planejando a época em que cada guia será destacado no cabeçalho ou através de pop-up. Mesmo com as publicações na web, divulgue também os guias de presentes como folder em sua loja física. Faça parcerias com influenciadores que ajudam na decisão de compra de públicos específicos para divulgar suas listas.
Se o objetivo dos guias de presentes é ajudar os clientes a escolherem o produto ideal, fortalecendo a marca junto ao público de modo que aumente as vendas da loja, é importante utilizar algumas estratégias para desenvolvê-las:
• Indique o link de compra no seu e-commerce de cada item sugerido para que o cliente possa chegar no produto em apenas o clique
• Indique o código do produto porque, caso o cliente prefira buscar na loja física, já tem a informação necessária para que o vendedor encontre o produto rapidamente.
• A lista deve ser responsiva - adaptada para dispositivos móveis já que grande parte dos consumidores usam smartphones para pesquisar e comprar.
Manter os guias de presentes precisam constantemente atualizados com novidades da loja, eliminando também os itens que não estão mais disponíveis no mix é imprescindível e você pode pedir, através de comentários e depoimentos, a indicação dos clientes para complementar as sugestões, tornado assim a sua lista colaborativa. Quando o cliente comprar em datas comemorativas, peça para ele preencher um formulário indicando para outros consumidores sugestões de presentes para aquela ocasião.
Com estas dicas você criará guias de presentes para sua loja que, além de ajudar seus clientes a escolherem seus presentes ideais, fortalecerá o relacionamento de sua marca com o público. Coloque as ações em prática e seja uma referência para os consumidores quando eles buscarem por ideias de presente. Lembrem-se de “depositar, depositar, para sacar”.
Laís Sousa
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