Uma das inúmeras festas tipicamente brasileiras, o São João é uma das festas sazonais que têm o potencial de alavancar as vendas, especialmente no setor alimentício. Várias tradições envolvem a Festa de São João, dentre elas, a realização de quermesses com as mais variadas brincadeiras, barracas de comidas e bebidas típicas.
Milho verde cozido, pamonha, canjica, pipoca, quentão, cocada e arroz doce são apenas alguns dos vários pratos encontrados nas festas juninas. Normalmente junho é o mês da colheita do milho, por isso, a maioria das receitas típicas da Festa de São João costuma tê-lo como ingrediente principal. Vários desses pratos podem ser inseridos em qualquer cardápio, garantindo o sucesso nessa época do ano. Confira opções:
Licores
Uma bebida bastante requisitada na festa junina, nela você pode experimentar variações de quantidade de álcool com diversos sabores. É uma ótima pedida para entrar no cardápio, porque além de ser muito prático, combina bem com o frio do inverno brasileiro:
Licor de marula
Um dos queridinhos da temporada gourmet, esse leva na receita leite condensado, conhaque, chocolate em pó e creme de leite. O preparo é feito batendo todos os ingredientes no liquidificador até chegar em uma consistência homogênea. Depois, deixe gelar por algumas horas.
Licor de Morango Cremoso
Para preparar essa bebida que já é sucesso, corte os morangos ao meio, coloque-os em uma tigela de vidro e acrescente o conhaque. Tampe e deixe macerando por 5 dias. Após os 5 dias, passe para um liquidificador e acrescente leite condensado, creme de leite, água filtrada e bata bem. Acrescente corante vermelho até a cor desejada, coloque numa garrafa e boas vendas!
Licor de Maracujá Trufado
Para fazer licor de maracujá trufado, comece colocando os maracujás, o açúcar, a água e os cravos em uma panela por cerca de 40 minutos. Peneire a calda, reservando as sementes do maracujá e deixe repousar por um dia. Coloque a calda no liquidificador e junte chocolate branco, essência de baunilha e leite condensado. Bata por cerca de 5 minutos e, em seguida, junte a vodka ou cachaça. Volte a bater por 5 minutos e coloque o licor na garrafa. Use as sementes reservadas para fazer uma nova calda, colocando-as no fogo com o açúcar. Quando a consistência estiver semelhante à de uma calda comum, junte a calda à garrafa com o licor e espalhe. Reserve o licor na geladeira e está pronto a consumir!
Pamonha Temporada
Além de muito conhecido, essa especiaria também é muito fácil de fazer:
• 60 espigas de milho
• 400 g de queijo
• 4 pimentas de cheiro
• 5 dentes de alho
• 2 colheres (sopa) de óleo
• 700 ml de manteiga de leite
• 500 g de carne moída
• Cheiro verde à vontade
• Sal à gosto
Para o preparo, rale as espigas de milho, acrescente o sal, esquente a manteiga de leite, escalde a massa e reserve. Em um recipiente adicione o óleo, frite o alho e a carne moída já temperada com sal e pimenta de cheiro. Em seguida acrescente o cheiro verde e misture na massa reservada.
Faça cubinhos do queijo, com a própria palha do milho faça o embrulho das pamonhas. Coloque 1 cubo de queijo em cada uma e prenda com linha. Já com um recipiente com água em fervura coloque as pamonhas. Conte 30 minutos em fervura e retire do fogo. Você terá 40 porções deliciosas para servir ao seu cliente!
Estratégias
As festas sazonais são ótimas oportunidades para movimentar o seu negócio, no entanto, é preciso saber como aproveitar essa época da melhor maneira possível:
Planejamento - as ações relacionada a datas especiais deve ser planejada com antecedência, evitando imprevisto e dando atenção aos detalhes. Use esse período para definir o seu objetivo, o público-alvo para o período e os recursos que serão utilizados. Você deve calcular quanto de investimento fará e qual retorno pretende receber para que não fique sem recursos no meio do período ou venda menos do que imaginava e termine o período com o estoque cheio.
Elementos visuais
Espaço físico - um dos aspectos mais marcantes das festas juninas é o colorido das decorações: enfeite seu restaurante com bandeirolas ou construa uma fogueira fictícia isopor, tinta e papel-celofane. Exponha uma mesa de comida típica e acrescente adereços adereços na farda dos funcionários. Aproveite para explorar a comunicação visual diferenciada adotando um cardápio personalizado e voltado para receitas típicas que serão comercializadas.
Delivery - nada melhor do que investir em estratégias de customização das embalagens de delivery. Como a Festa de São João tem um caráter rústico, é muito fácil pensar em possibilidades de personalização que não envolvam grandes custos, como papel kraft, palha e outras opções. Inclua pequenos mimos tradicionais, como pés de moleque, nas entregas também é uma boa alternativa para a fidelização dos clientes.
É interessante não deixar de lado as comunicações virtuais. Esteja conectado e promova interação com seu público nas redes sociais, o Instagram é o auge do momento! Aproveite para divulgar suas promoções especiais de festa junina, postar imagens da decoração festiva e instigar seu público a frequentar seu restaurante ou encomendar algum prato.
Eventos - Participe das festas que compõem o calendário da sua região. Muitas vezes, investir na participação de feiras locais pode trazer um retorno de marketing fantástico, além de angariar e fidelizar novos clientes. Você pode também planejar eventos em parceria com outros empreendedores. A exposição e as vendas para o próprio evento dão retorno.
Ofertas e Brindes - crie ofertas especiais para esse período ou pequenos brindes para quem consumir seus produtos, como doces típicos de cortesia. Promoções também atraem o consumidor que busca algum tipo de vantagem e não esqueça dos programas de fidelidade, que ajudam a manter um público.
Aqueles que sabem aproveitar esse tipo de sazonalidade no ramo de restaurantes demonstram estar atentos ao mercado e em constante atualização. Entrar no espírito de comemoração e desenvolver estratégias para participar de uma das folias mais tradicionais e alegres do Brasil é, sem dúvidas, uma forma de aproveitar o potencial econômico de uma forma muito inteligente, pois além de movimentar e divertir o ambiente ainda pode atrair novos cliente e cativar aqueles que costumam consumir seus produtos.
Laís Sousa
14 Comentários