A qualquer dia ou hora, seja qual for a circunstância e local, a opção de receber refeições e outros produtos em casa faz parte do apreço dos brasileiros. A estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) é que o delivery movimenta R$ 11 bilhões por ano e o setor de alimentação é líder em termos de faturamento, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Por sua vez, o mercado de franquias aumentou 8,3% de receita entre os anos 2015 e 2016 estimando um valor de R$150 bilhões de reais - prova que o modelo que não para de crescer ainda que em meio a crise econômica. Fatores como o aumento da diversidade das redes à possibilidade cada vez mais popular de investir em uma franquia virtual favorecem esse estilo de negócio.
Neste artigo você vai entender porque as franquias baseadas na internet vêm se tornando excelentes soluções até mesmo para quem já tem uma empresa física estabelecida. Ainda apresentaremos exemplos de empresas que aproveitam a preferência do consumidor pela comodidade na hora de escolher seus produtos e serviços. Então continue lendo!
Franquia
Com funcionamento semelhante às franquias tradicionais, nas franquias virtuais o franqueado não precisa iniciar uma empresa do zero pois fará parte de uma rede já consolidada. Ele obtém licença de uso da marca de uma rede franqueadora e recebe o devido apoio em know-how, divulgação e marketing, além de consultoria sobre gestão empresarial em troca do compromisso de seguir todas as regras práticas e pagar uma porcentagem de royalties sobre a venda bruta.
Considera-se que a lucratividade seja uma das maiores vantagens para se investir em uma franquia de delivery, ainda mais se ela for de alimentação, uma vez que existe um aumento da procura por entregas à domicílio. Além disso, franquia delivery possibilitam empreender por um custo inicial mais baixo, especialmente se a empresa trabalhar exclusivamente com entregas, pois não precisa estar em um ponto estratégico que requer investimento considerável.
Normalmente, na franquia virtual o franqueado só precisa adquirir os equipamentos para tocar o negócio, dispensando até mesmo o investimento para desenvolver o sistema de vendas que normalmente é disponibilizado pelo franqueador. Ainda conta com a amenização dos riscos de o negócio não prosperar e de enfrentar dificuldades de aceitação por parte dos consumidores, uma vez que o modelo de negócio que já foi testado a nível de conhecimento do público e a franqueadora transmite uma curva de aprendizagem acentuada para tocar um negócio mais lucrativo com rapidez e segurança.
Possibilidades
Ainda que esteja comprometido com as regras que prezam pela imagem da marca, o que ao mesmo tempo assegura solidez e confiabilidade, o franqueado também é dono do negócio e tem autonomia para tomar decisões operacionais ou estratégicas. No caso do universo virtual o franqueado pode escolher ainda onde irá trabalhar e quais horários de expediente.
Nos segmentos mais concorridos, como o de pizza, os franqueadores investem em tecnologia, marketing e diversos outras formas para ajudar no sucesso do empreendedor. A Didio Pizza, por exemplo, percebeu que hoje os clientes não gostam mais de usar o telefone para fazer os pedidos e investiu em atendimento por outros canais de forma que o cliente tem a opção de usar o canal que mais se sentir à vontade. O Habib’s lançou um canal no WhatsApp para fazer pedidos, já a rede Água Doce Sabores do Brasil firmou uma parceria exclusiva com o iFood para oferecer o serviço de delivery de alguns de seus pratos.
Embora e entrega de comida seja a mais requisitada, hoje a gente tem diversos outros tipos de delivery que facilitam anossa vida.Você pode pedir roupa, sapato, livros, produtos de limpeza, além de uma série de serviços. Confira alguns exemplos de franquias delivery:
5àSec
Líder no segmento de lavanderias, a franquia é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia. Ela conta com um modelo de delivery que retira as roupas sujas e as devolve limpinhas e passadas, tudo com horário agendado.
China in Box
A história da franquia China In Box começa em 1986 quando Robinson Shiba, o criador da marca, faz uma viagem aos Estados Unidos e percebe a alta demanda por comidas orientais por parte dos consumidores norte-americanos. Quando voltou para o Brasil, veio decidido a abrir um tele-entrega de comida chinesa, inspirado nos restaurantes que conheceu. China in Box cresceu e se consolidou no mercado brasileiro, com cerca de 153 restaurantes, além de compartilhar gestão com outras redes criadas por Shiba, como a Gendai.
Domino`s Pizza
Fundada nos Estados Unidos em 1960, a franquia Domino`s Pizza tornou-se a maior rede de entrega de pizzas no mundo. Atualmente conta com mais de 9.500 lojas espalhadas por mais de 72 países. O crescimento da rede está baseado na qualidade de seus produtos, na experiência da operação e na constante busca pela excelência dos seus serviços.
Dr Shape
Rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, a franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada com maior capilaridade ao franqueado, podendo explorar a loja física, delivery planejado, pontos de venda avançados e serviços especializados.
Ainda que ofereça inúmeras vantagens vale ressaltar a necessidade de tomar alguns cuidados para se tornar um franqueado virtual de sucesso. Considere pesquisar sobre a reputação e confiabilidade da rede que pretende fazer parte e, desta forma, evitará lidar com surpresas desagradáveis. Pesquise também os modelos de negócio disponíveis e os nichos de mercado promissores no momento. Vale escolher o que realmente se encaixa no seu perfil!
Por mais que a autonomia que se tenha, é preciso ter disciplina e organização especialmente quando se envolve o âmbito de entrega. Não se perca no tempo destinado ao seu negócio, entenda e preze sempre pelas obrigações do franqueado, como uso de equipamento, processos padrões ao pagamento da gestão e demais atividades.
Agora você conhece o suficiente para dar um start em seu delivery escolhendo uma marca para se tornar franqueado. Se planeje e converse conosco para troca de experiências. Está pensando empreender? Conta com a gente e conheça as plataformas Stokes, para o segmento de varejo, e Prefiro Delivery, para o alimentício.
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