A gestão eficiente do estoque é tão imprescindível no e-commerce quanto nas lojas convencionais, em ambos os negócios uma atividade é desafiadora. Imagine se sua loja virtual vender ao cliente uma mercadoria que não possui ou não pode entregar?! Corre o risco de comprometer a credibilidade junto ao cliente e até a boa reputação da empresa.
Se você for do segmento de moda e trabalhar com coleções, ao montar seu estoque inicial de uma operação de comércio eletrônico, pode priorizar variedade ao invés de quantidade em estoque. Ainda assim, considere incluir linhas de produtos perpétuos em seus portifólio porque quando um produto começa a ter bastante saída e se esgota antes do planejado, isso acaba paralisando as vendas e prejudicando o empreendimento.
Se você entende as características do seu público-alvo, pode contemplar os gostos da clientela sem precisar de um portfólio excessivamente amplo de produtos para agradá-lo. Para evitar problemas logísticos prejudiciais à imagem da sua loja virtual, é preciso colocar em prática um gerenciamento de estoque. A seguir daremos dicas para gerir bem o estoque do seu e-commerce:
Análise
Antes de definir a melhor forma de gestão de estoque para sua loja virtual, é preciso conhecer bem a própria empresa - funcionamento, público e espécie de mercadoria comercializada. Estabelecer se seu e-commerce funciona como plataforma de revendas ou seus produtos são personalizados, confeccionados por você e seus funcionários influencia fatores como o volume ocupado pelos produtos e a estimativa de orçamento.
Alguns empreendedores que não possuem muito capital para investir no estoque optam por fazem a compra dos produtos para loja virtual conforme as demandas aparecem. A Estratégia de não manter um depósito é conhecida como drop shipping e requer uma boa dose de confiança nos fornecedores, que devem trabalhar sintonia com a loja.
Além do espaço físico, é necessário um bom manejo da oferta e da procura para manter em ordem um estoque tradicional, em que, normalmente, se lida com mais solicitações e maiores demandas.
Controle
Manter um controle rígido da saída e da entrada de mercadorias do seu e-commerce é o que orienta quanto às mercadorias que precisam ser vendidas ou reabastecidas no estoque. Esta estratégia evita o risco de faltar mercadoria procuradas ou dispor de um produto que não será vendido, de forma a causar prejuízos. Para facilitar a atividade, você pode optar por um sofware específico e outras ferramentas específicas, recorrer a planilhas ou papel e caneta, a depender do negócio e preferência de organização. É importante que as transações sejam registradas periodicamente.
Fluxo
É preciso ter uma noção clara de quais produtos têm maior e menor saída, além da frequência da reposição de cada um para garantir um bom abastecimento do estoque. Analise sempre o histórico de vendas e lembre-se de considerar os períodos sazonais para fazer uma boa previsão de saída de produtos para conseguir controlar o estoque e atender à demanda.
Embora seja uma tarefa desafiadora, promover um bom gerenciamento do estoque não impossível. Exige um trabalho detalhado e rotineiro de atenção aos fluxos de venda. Seguindo as dicas, você não corre o risco de vender o não não pode entregar o pedido efetuado pelo cliente na sua loja virtual.
Como você realiza a gestão de estoque no seu e-commerce? Compartilhe conosco nos comentários!
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