As redes sociais permitem relacionamentos online. Eles, por sua vez, visam a conexão entre pessoas e entre pessoas e empresas para o compartilhamento de interesses e objetivos em comum. O Brasil possui os usuários que passam mais horas diárias nas redes sociais, segundo os dados da Comscore. Estar presente nelas tornou-se completamente necessário para qualquer tipo de empreendimento online, por permitir uma boa interação com os consumidores.
É realmente muito importante que seu e-commerce esteja nas redes sociais pois a chance de interação com os consumidores é muito grande. Além dessa vantagem, é possível estreitar a relação com o cliente. Uma relação estritamente comercial dificulta muito a atração e a fidelização. Por esse motivo, é importante interagir de forma mais amigável e humanizada, além de compartilhar o que realmente é interessante para o público. Esse tipo de ação mostra aos consumidores que a empresa está preocupada em ter uma relação que vai além de compra e venda.
Estar nas redes sociais também possibilita entender melhor o comportamento dos consumidores, além de saber o que estão comentando da sua empresa. É possível compreender como os consumidores do seu empreendimento agem e pensam além de poder trabalhar com ações certeiras e oferecer soluções para melhorar o seu negócio.
As redes sociais ainda trazem destaque para a loja virtual, uma vez que são mais um meio de divulgação, capazes de tornar o empreendimento mais fácil de ser encontrado por pessoas que nunca ouviram falar da sua marca. Ainda aumentam também o engajamento com a marca, uma vez que, ao entender que pode ter um relacionamento diferente com a empresa, começam a interagir mais, reagir, opinar, elogiar e até mesmo criticar as ações da empresa. Isso é ótimo para perceber quais mudanças precisam ser realizadas!
Opções
Existem diversas redes sociais que podem ser utilizadas por um e-commerce. Mas na hora de escolher a ideal para o seu negócio online, é preciso pensar, antes de tudo, na proposta da sua empresa.
- Redes de relacionamento: os principais objetivos são a relação e a interação entre pessoas, como o Instagram (aspecto visual, muitas fotos e vídeos), o Facebook (estabelecer conexões) ou o Twitter (comunicação direta e com textos curtos);
- Redes de entretenimento: possuem como foco a divulgação e o consumo de conteúdos, como o Youtube (em vídeos);
- Redes profissionais: com foco em criar relacionamentos profissionais com outras empresas, como o Linkedin;
- Redes de nicho: voltadas para algum público ou conteúdo específico.
Deste modo, é preciso noção de qual é a rede social mais adequada ao seu e-commerce. Por exemplo, se para o seu negócio é interessante o compartilhamento de fotos dos produtos, vídeos curtos, apresentação da empresa e relacionamento, talvez o Instagram seja uma excelente opção. Agora, se o seu negócio é voltado para atingir outras empresas, o Linkedin pode ser o ideal para esse objetivo. Talvez a sua empresa se encaixe em mais de uma rede social!
Após escolher a ou as redes sociais mais adequadas ao empreendimento online, é preciso ter atenção especial para que o desempenho delas seja eficiente e de qualidade. Atente-se à linguagem da rede social e do seu público-alvo; à construção de relacionamento com as pessoas, sendo educado e sociável; ao trabalho com os assuntos mais comentados sendo cauteloso para não gerar conflitos ou más interpretações.
Esses são apenas alguns benefícios e orientações que mostram porque seu e-commerce deve ter um perfil ativo nas redes sociais. E você já tem o seu? Já achou qual abordagem mais causa reação no seu público? compartilha conosco.
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