O Black Friday é uma data poderosa para quem vende produtos ou serviços pela internet. Em todos os anos, acontece no mês de Novembro, na data após o Dia de Ação de Graças, comemorado nos EUA. Muitos e-commerces relatam que em um único final de semana é possível vender o equivalente a um mês inteiro de faturamento.
Dentre os produtos mais vendidos nas últimas edições da Black Friday, temos itens nas categorias: celulares e eletrônicos, moda e acessórios, livros, filmes, músicas, jogos, eletrodomésticos, dentre outros.
Neste artigo compartilharemos estratégias para você aplicar visando alavancar seu negócio. Em 2019 a data cairá no dia 29 de Novembro, então, ainda há tempo de se programar e aplicar as dicas que colocaremos aqui. Interessante saber que se você investir corretamente em campanhas de links patrocinados, Facebook Ads, engajamento e disparo de e-mail marketing, redes sociais, etc, você poderá potencializar ainda mais os resultados.
Vendas online
Enquanto nos Estados Unidos a maior parte das vendas da Black Friday acontecem em lojas físicas, no Brasil essa maioria é representada pelas vendas online. Essa é uma notícia valiosa, uma vez que através do marketing digital você pode aproveitar várias fontes de tráfego para levar suas ofertas a um maior número de pessoas.
Para a data, mais vale estruturar o site para que ele suporte receber uma grande quantidade de visitas que investir milhões de reais em propaganda. Certifique-se que o seu plano de hospedagem contratado suporta uma boa carga de visitas e também que o funcionamento do seu site esteja em perfeito estado - sem links quebrados, imagens que não carregam e, especialmente, com o sistema de compra está sendo desempenhado corretamente.
A cada ano que passa, cresce o número de vendas online através de dispositivos móveis (smartphones e tablets), então, esteja atento à experiência do usuário. Seu site é responsivo para variados tipo de telas? Faça um teste simples de compatibilidade do Google para saber se seu site dispõe de uma boa navegação em dispositivos mobiles.
Veracidade
Quando a Black Friday surgiu no Brasil, muito comerciantes deram um “jeitinho” de maquiar os preços dos produtos para que apenas aparentassem estar menores. Por este motivo, o consumidor está cada vez mais atento para identificar o que realmente é um bom desconto na época. Então, caso você queira fazer parte da campanha, não adote como estratégia enganar as pessoas, mas ofereça descontos realmente incríveis para que suas vendas tenham sucesso.
Aproveite a oportunidade para oferecer uma espécie de “tratamento vip” com desconto melhor para àqueles que já lhe dão audiência que fazem parte da sua lista de e-mails ou que curtem sua fanpage. Se você vai dar 50% de desconto para o público geral que nunca comprou com você, experimenta oferecer até 70% para os que são ou já foram clientes e confiam no seu trabalho!
Marketing
Se você tem um e-commerce, convide pessoas a criarem uma lista de desejos! Neste espaço elas podem incluir todos os produtos que elas comprariam em caso de bons descontos e, no período que antecede o Black Friday, você pode verificar na base de dados quais foram os produtos “mais desejados” para descontar e promover. No dia da promoção você envia um e-mail informando que um dos produtos adicionados à lista de desejos está com desconto e não será fácil resistir!
Utilize o gatilho de escassez - a “pressão” pela tomada de decisão rápida que causa a falta de tempo. Como a Black Friday trata-se de um dia especial, você pode implementar em seu site um contador de tempo informando o prazo de início da campanha e também o tempo que resta de validade da sua oferta.
Se você tem uma fanpage, promova suas ofertas e descontos para seus as pessoas que curtiram sua página. A disputa de anúncios do Google AdWords certamente estará alta, mas trabalhando bem as palavras-chave, é possível conseguir uma boa colocação. Seja criativo na criação de anúncios e otimize as campanhas, descartando o que não gera resultado. Patrocinar posts no Twitter também podem trazer bons resultados, uma vez que durante a Black Friday, muitas pessoas utilizam hashtags para encontrar descontos.
Comunicação
O e-mail é um forte aliado para as vendas, então, aumentar sua lista e promover engajamento através dela é uma estratégia positiva. Ofereça conteúdo de qualidade para as pessoas que assinaram sua newsletter e comunique a elas sobre as ofertas incríveis preparadas para esta Black Friday. Todo mundo ama uma vantagem, então aproveite a força da data para conversar e converter sua audiência às compras.
Aumente o alcance das suas ofertas notificando as pessoas da alteração de preços através das notificações do Facebook e da WEB. Essa é uma forma de burlar as caixas de e-mails lotadas do material disparado na Black Friday e entregar a oferta diretamente no celular ou no momento em que a pessoa abre seu navegador WEB.
Experimente incluir uma das inúmeras alternativas de chat online em seu site pois é comum as pessoas terem dúvida antes de realizarem a compra e muitas vezes um simples esclarecimento via chat pode direcioná-las à compra. Tawk.to e Huggy são bons sistemas de chat para você implementar em seu site, confira!
É possível também potencializar seus resultados fazendo vendas pelo WhatsApp, a depender do tamanho da sua loja virtual e da disponibilidade de tempo para atendimento. Como praticamente todo mundo tem acesso a esse aplicativo, certamente esta audiência é confortável, além de ser mais um canal que viabiliza tirar as dúvidas que precedem as compras.
Expectativa
Não deixe para falar de Black Friday apenas dias antes da data, aproveite o potencial para criar expectativa. Você pode utilizar mecanismos de geração de lead em seu site para direcionar seus visitantes a uma determinada página criada especificamente para falar sobre a Black Friday ou mesmo capturar o e-mail de propensos consumidores através de formulário.
Nosso equipe à disposição para oferecer soluções inteligentes e funcionais para que seu e-commerce seja um sucesso de vendas nessa edição Black Friday. De e-mail marketing, chat, geração de leads, hospedagem e suporte técnico a gente entende! Qual a sua expectativa de vendas para este ano?
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