Estamos às vésperas de um novo ano, momento propício para preparar sua estratégia para “desbravar os mares” de 2020. O planejamento anual de marketing é um instrumento necessário para ajudá-lo no sucesso dos seus negócios. Por isso, nesse artigo, vamos auxiliá-lo na definição de metas e de um cronograma para que você concretize seus objetivos.
Como está a maré?
Se 2019 não correspondeu a suas expectativas, você pode tornar 2020 melhor. Mesmo se os resultados alcançados no ano que passou foram satisfatórios, um planejamento de marketing pode ser um trunfo para manter a instabilidade ou alcançar ascensão.
Seja qual for a “maré” do seu negócio, navegando por águas azuis ou vermelhas, você precisa assumir o leme com a decisão do destino tomada - definir a melhor rota, preparação expertise para contornar obstáculos e chegar ao objetivo de forma segura, ainda que tenha que percorrer um caminho mais exaustivo e longo.
Um pequeno negócio é como uma embarcação em um mar revolto. Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são poucos os que alcançam o quinto ano de vida sem “naufragar”. No entanto, para um “marinheiro” bem preparado, as dificuldades e surpresas não são encaradas como imprevistos, uma vez que ações estão preparadas em respostas inclusive para às piores “tempestades” que pode enfrentar.
Maré para peixe!
O marketing funciona como a “rede” através da qual a empresa se comunica e atrai as pessoas que podem comprar seus produtos e serviços, gerando receitas que contribuem com a margem de lucro e, por sua vez, fundamental no alcance de metas.
Seja quando o projeto sai do papel ou em estágio de adaptações, para crescer ou se reestabelecer, o plano de marketing deve ser regularmente avaliado, adaptando-se às mudanças e tendências do mercado. Deste modo, o final do ano propõe o clima de reflexão, foco e persistência ideais para a realização do planejamento de marketing anual.
Vamos detalhar as ações que o empreendedor deve realizar em implementação e análise. Está preparado para um ano realmente novo?! Assim como em grandes empresas, as metas e estratégias de marketing devem estar definidas com meses de antecedência para que restem apenas ajustes a serem realizados no decorrer do ano. Isso quer dizer que você utilizará o tempo em 2020 para planejar o ano seguinte!
Defina as metas
Crescimento? Expansão? Aumento de lucratividade? Quais serão as metas para o próximo ano? Defina suas metas de forma realista para não se frustrar. Olhar o histórico do ano anterior e usá-lo como base para definição das novas metas é uma boa maneira de fazer boas previsões.
Crie uma estratégia
Pense quais atitudes você precisa tomar para que as metas possam ser alcançadas considerado os números analisados. Quais mudanças precisam ser feitas? É preciso contratar um novo funcionário? Os produtos e serviços correspondem à realidade do mercado? Quanto eu preciso investir em marketing? Responder perguntas como essas orientam a criação de uma boa estratégia para sua empresa.
Budget anual
Defina no planejamento a verba anual que você deixará disponível para realizar o marketing. Desta maneira é possível dividí-lo corretamente durante o ano, evitando que gaste tudo já nos primeiros meses. É também importante estar prevenido para as sazonalidades do mercado, aplicando uma quantia maior em datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal etc.
Determine as ações
Após definir metas, estratégias e os valores a serem investidos é preciso determinar as ações para que o planejamento seja executado. Quais serão os esforços de marketing que serão empregados mensalmente? É mais adequado investir em mídias digitais ou na personalização loja física? Vou profissionalizar minhas redes sociais como ferramenta de vendas? Minha empresa precisa de uma nova identidade visual ou de um novo site? Ações como estas devem estar previstas, com data de início e conclusão, verba necessária e nome do responsável para executar cada uma delas.
Passo a passo
O planejamento anual de marketing é um documento informativo e orientador que deve estar guardado de forma condizente a sua importância, mas que também ofereça fácil acesso. Então, documente em arquivo Word ou planilhas do Excel, usando tópicos como guias para seu planejamento:
Análises prévias (SWOT)
Esta análise é imprescindível para ter consciência das potencialidades da sua empresa no mercado, bem como dos riscos que o seu plano de marketing pode correr. Por meio da SWOT você configura suas forças e fraquezas e suas oportunidades e ameaças, para, assim, descobrir onde pode melhorar as suas estratégias a fim de estabelecer diferenciais no mercado.
- Concorrência - Estar por dentro das ações de marketing de seus concorrentes é fundamental para que você mantenha sua diferenciação e ganhe maior visibilidade em relação ao ambiente interno e externo do mercado. Por meio do processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais (benchmarking) você também sabe quais são as melhores práticas dos seus concorrentes e quais são suas melhores competência, podendo utilizar essas informações para ganhar em soluções mais adequadas aos clientes e um marketing mais efetivo.
- Mercado - Se seu mercado de atuação está em retração, não adianta esperar que um milagre seja operado. Você deve conhecer o mercado para adequar-se às tendências e, assim, tirar maior proveito das suas potencialidades.
- Perfil do consumidor - O plano anual de marketing estará voltado para despertar nos clientes e consumidores a intenção de compra seus produtos e serviços, então, você deve conhecer profundamente sobre o comportamento de compra deles para utilizar essas informações na criação de estratégias de marketing mais assertivas.
Plano efetivo
Seu plano anual de marketing deve estar alinhado ao planejamento estratégico global da empresa e suas ações de marketing devem focar na obtenção dos resultados estipulados no planejamento estratégico. A ideia é que o marketing contribua significativamente para que os objetivos da organização sejam atingidos.
- Posicionamento - Com todos os dados e informações levantados durante a análise, você deve definir como sua empresa atuará no mercado frente a concorrência - utilizará um marketing acirrado, manterá a participação ou deseja expansão? Você trabalhará um marketing acirrado, manterá sua participação de mercado ou pretende expandir sua atuação?
- Objetivos, metas e ações - Aqui é preciso que você defina os objetivos e metas para suas estratégias de marketing, por exemplo, a porcentagem almejada para aumento de vendas, tráfego no site ou incremento na receita. Após os objetivos é a vez de definir as ações a serem realizadas para que essas metas sejam atingidas. As ações podem explorar eventos, marketing de conteúdo, promoções, anúncios patrocinados, entre outros.
- Cronograma - A definição das ações normalmente vão requerer uma quantidade maior de tempo, desta maneira, estabeleça períodos para que cada ação seja executada e também o prazo para conclusão do trabalho, quem será o responsável pela realização e quais os recursos necessários. Tudo muito detalhado para que não saia do planejado!
- Resultados - Saber o que você espera com cada ação do planejamento anual de marketing é o que possibilita você definir indicadores de desempenho para cada resultado, visando acompanhar de perto e alterar as estratégias que não estejam surtindo o efeito desejado.
Agora é com você! Comece a pesquisa e vá traçando seus objetivos. Você vai perceber que os resultados das ações planejadas serão muito melhores do que aquelas realizadas sem acompanhamento. Tenha em mente que um ano é considerado um prazo curto e que sua empresa deve estar preparada para um plano de marketing também a longo prazo. Aproveite o tempo para fazer um planejamento de marketing mais prolongado, visando ações de médio e longo prazos.
Esperamos que com as informações trazidas você possa estabelecer metas e definir como concretizá-las ao longo dos 12 meses de 2020. Construa objetivos possíveis de realizar esse concentre-se em colocar sua estratégia em prática. Se precisar, conte conosco! Disponibilizamos uma planilha para o segmento de moda, com o qual você pode fazer seu planejamento baseado nas campanhas por estação. Faça download e aproveite para realizar um marketing de sucesso para alavancar as vendas online. Ainda não tem e-commerce? Conheça o Stokes, uma transformação do seu perfil comercial do Instagram a partir dos seus posts de produtos. Contate-nos para mais informações.
Agora comente aqui se já está usando um plano anual de marketing. Diga como esse planejamento tem ajudado sua empresa!
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