Quem não tem a sensação de “escolha certa” quando ganha alguma vantagem na compra? Seu consumidor, com certeza, adora! Você mesmo, quando quer procura um produto para comprar, fica satisfeito ao encontrá-lo em uma condição especial, não é mesmo?! Todo mundo fica feliz da vida com um desconto especial ou um frete grátis.
Embora os varejistas não acostumem enxergar as promoções de uma maneira tão vantajosa, elas são ótimas estratégias: as vendas aumentam, chama atenção para a marca, alcança novos clientes e esvaziam o estoque para que seja renovado.
Para oferecer vantagem aos clientes, no entanto, é preciso que o empreendedor saiba o melhor período e maneira para realizá-la como uma atitude de sucesso ao invés de um erro que pode ter consequências tais quais prejuízo financeiro.
Esse artigo é justamente para quem se interessa em saber mais sobre como fazer uma promoção bem sucedida. Acompanhe!
Acerto
A promoção deve passar para o cliente a ideia de uma oportunidade única, algo atípico e por tempo limitado. Desse modo, avisar antecipadamente na vitrine da loja, banner de site ou nas postagens de redes sociais o aviso de “Saldão” acaba com essa expectativa.
Ter um calendário planejadinho com as datas comemorativas é o primeiro passo para o sucesso das suas promoções. Sinalize as datas que resultam em compra de presentes, como o Natal, o Dia das Mães e o Dia dos Pais. Marque dias típicos de promoções no varejo, como a Black Friday, a Cyber Monday e o Dia do Consumidor.
Use sua criatividade para selecionar outros dias que possam ser relacionados com seu público e gerar campanhas temáticas, como o dia do “profissional” que mais se serve do seu produto e/ou serviço para reconhecê-lo. Você ainda pode criar uma data exclusiva da sua marca, como o dia do aniversário!
Especificidade
Não basta apenas ter um calendário de datas destacadas se você não definir as ações específicas para cada uma proposta. É importante também variar as opções de ofertas, até mesmo para saber qual tem mais saída para seu público.
Você pode fazer a promoção 2 por 1 no Dia do Namorados ao oferecer chaveiros que se completam para cada um dos pares e vincular o sorteio de “um dia de spa” na compra de algo para presentear a mãe. Pode dar desconto na primeira compra ou na próxima, ainda agradar com porcentagens maiores aqueles que já são clientes. Enfim, são inúmeras oportunidades de atrair e agradar o público com promoções.
Vale pontuar que as ações não precisam se restringir às datas comemorativas tradicionais. Você pode ousar em promover uma campanha específica para aqueles internautas que fizerem as melhores postagens citando sua marca, por exemplo.
Seja criativo para explorar ações como colocar frete grátis em dias com menor público de vendas, bonificação em programas de fidelização e ainda descontos por indicação de amigos, até mesmo uma liquidação de determinado produto que esteja encalhado no estoque ou oferta especial para lançamento de outro que é novidade de mercado. Com inúmeras possibilidades você só deve ser cuidadoso para não perder dinheiro.
Cuidados
Criar promoções em cima da hora porque um concorrente promoveu alguma vantagem para o público pode até funcionar, mas trata-se de uma ação desesperada que tem grandes chances de ser um tiro“tiro no pé”. Preparar uma ação grande e colher os frutos dela requer tempo e uma série de passos que abordaremos a seguir:
Se o produto que você irá liquidar não está no estoque, é importante dar conta do aumento no número de vendas. Então, entre em contato com o fornecedor para verificar se ele tem a quantidade necessária, se pode cumprir o prazo de entrega, se tem disponibilidade para reposição rápida e negociar o menor valor.
Se sua ação envolver diminuir o preço de determinados produtos, você precisa desenvolver um estudo de precificação para não sacrificar sua margem. Avalie se não é mais vantajoso esperar para vender o produto pelo preço normal ou se eles estão apenas ocupando espaço no estoque. Pese a relevância de cada produto e cuide para não sair no prejuízo.
Se prepare para a promoção garantindo que sua plataforma de e-commerce ou sistema não vá te deixar na mão quando tiver muito acessos ou picos de venda. Mobilize sua equipe para otimizar as operações e não atrasar pedidos e encomendas. Definitivamente, não prometa o que não puder cumprir! Não invente nada que vá prejudicá-lo só para fazer frente a concorrência. É a experiência de qualidade que vai trazer o cliente de volta a sua loja.
O caráter de imediatismo é um dos motivos que fazem uma promoção funcionar, mas é importante que você não se aproveite dessa urgência para querer levar vantagem. Deixe bem claras as informações da campanha e o prazo de validade, especialmente se tiver restrições, como por exemplo, gratis para regiões específicas da cidade em determinado dia da semana.
Iremos tratar sobre muitos outros assuntos interessantes para alavancar ainda mais o seu negócio, nos acompanhe e interaja! Nos conte sobre qual sua maior dificuldade no planejamento de promoções ou quais você domina mais!
2 Comentários