Todo mundo conhece as opções de promoção com produtos oferecidos por preços menores ou com condições interessantes, como frete grátis, brindes, pague um leve dois. Mas que tal usar a criatividade para surpreender o seu público com maneiras diferentes de lhes oferecer vantagens? Pensando um pouco além é possível criar promoções que fogem do comum e chamam a atenção para sua marca. Selecionamos alguns exemplos para inspirá-los:
# Caça Tesouro A organização Alliance, que reúne bares, restaurantes, lojas e hotéis de Ithaca, em Nova York, registrou a ação Downtown Ithaca na memória de moradores e turistas: Toda semana um gnomo é escondido nas redondezas e uma pista do paradeiro dele é divulgada no Facebook. O primeiro a enviar uma mensagem com a localização do gnomo é presenteado em seu escritório com biscoitos e café. Esse tipo de ação promocional é uma sacada fantástica para estabelecer um vínculo entre empresa e público, que aguarda com expectativa o dia da semana em que a pista será divulgada, permanecendo atentos para tentar descobrir onde está o gnomo. O prêmio, um presente gentil e que complementa a rotina, mostra que não é preciso investir alto, mas é importante corresponder os anseios do público com singelos detalhes que cabem no orçamento. Você pode adaptar uma promoção “escondendo” uma peça na sua loja virtual e dando pistas nas redes sociais. A premiação pode ser um adereço que esteja disponível no estoque, um almoço pago pela loja ou mesmo um cupom de desconto. # Incentivo a Cultura A batata Ruffles realizou um concurso em que os consumidores deveriam criar sabores. Após, os sabores mais criativos foram escolhidos, produzidos e comercializados. Além disso, os criadores receberam prêmios em dinheiro. A grande sacada da Ruffles foi a ação de marketing que incentivou os consumidores a comprar mais produtos. Pois, isso aumentava as chances de vencer o concurso. Este é o formato de promoção, com estratégias que promovem a venda de produtos por meio de concursos e ações culturais. Desse modo, você pode inclusive valorizar os talentos de seus consumidores. Caso sua empresa esteja com dificuldades para alavancar os resultados de vendas, aderir à promoções criativas que incentivam a cultura pode ser uma grande solução. # Edição limita Em junho de 2008 a Coca-Cola lançou a promoção em que o consumidor poderia trocar 5 pontos adquiridos através de lacres de latinhas de refrigerante, tampinhas e códigos de barras das caixas -, mais R$ 4 reais, por uma corda para pular. Para 5 mil participantes havia mais uma surpresa: um MP3 com função de contar os pulos e cronometrar. As promoções no formato “compra um número de produtos, adiciona um pequeno valor e troca por um brinde”. é uma estratégia bastante utilizada pelas marcas de alimentação para incentivar o consumo de seus produtos e criar “moda”, uma vez que as embalagens podem ficar na mão dos consumidores e funcionar como uma “lembrança” que vai acompanhar o cliente por mais tempo que o produto em si. Você também pode oferecer selos em cada compra do cliente, para que possam trocá-los por brindes exclusivos relacionados a estilo de vida ou vida saudável como um squeeze personalizado com versões restritas. Faça uma experiência no seu e-commerce! # Quebra Cabeça Virtual No lançamento do modelo Colt, a Mitsubishi promoveu uma ação em que as partes do carro estavam espalhadas em banners. Quem baixasse o widget da marca disponível no site e fosse o primeiro capaz de juntar todas as peças seria premiado com o carro. Esta é uma campanha que cria engajamento e que se populariza rapidamente. As pessoas gostam de comparar seu progresso com o das outras e comentar a respeito, atraindo facilmente a atenção para a sua marca. O prêmio também é desejado, ainda mais por ser um lançamento, o que fainda é uma excelente forma de divulgar o produto novo. A lógica do quebra-cabeça virtual também pode ser usada no seu e-commerce. Prepare um jogo com nível intermediário e lance a sorte ao seu favor! # Experiência O Shopping Iguatemi em São Paulo, quis oferecer um presente diferente no Dia das Mães. A partir de um valor de compra, era oferecido um cupom de sorteio, que iria levar duas pessoas para um dos seis roteiros exóticos escolhidos pelo shopping: um passeio de balão na Capadócia, passeio de veleiro na Grécia, Nova York com personal stylist, alguns dias no hotel de gelo no Canadá, Austrália no hotel Versace ou uma festa viking na Islândia. Quem não gostasse de nenhuma das opções poderia ainda ser premiado com 40 mil reais para montar sua própria viagem. A notória diferença entre os passeios prova que o shopping fez uma pesquisa minuciosa para entender melhor os clientes e encontrar destinos que combinassem com a diversidade de público. O diferencial aqui é presentear com experiências, ao invés de coisas. Se sua loja não pode bancar uma viagem, tente investir em um jantar, um spa ou tratamento de beleza, pois os clientes adoram cuidado. # Concurso engajado A marca de salgadinhos Doritos fez a promoção denominada Uncut, em que convidava os seguidores a entrar na fan page da marca e contar uma história com a ajuda de amigos. O conto precisava ser concluído em até 15 posts, cada um com 140 caracteres, no máximo. No fim de cada dia de promoção durante o período determinado para atividade da campanha, o melhor conto era eleito e sua história ganhava um storyboard animado. No término da promoção, um dos mais criativos ganharia uma viagem para Hollywood. A marca poderia simplesmente eleger a melhor história contada no Facebook, mas exigir a participação de amigos ajuda a envolver mais gente que pode também se tornar novos clientes. Fazer uma segunda fase da promoção, em que os finalistas iriam concorrer a um prêmio de mais valor, mantém o engajamento por mais tempo. # Roleta da Sorte Estratégia capaz de atrair os clientes mais tradicionais, pois consiste em oferecer ao consumidor – que atingir uma determinada meta de compras na loja – a possibilidade de girar uma roleta para ganhar um benefício extra. Os benefícios podem ser: brindes; porcentagens de desconto; bônus para compras futuras. Entre outras premiações que podem despertar o interesse do cliente em continuar consumindo com sua empresa. Você tem ideias de mais promoções criativas que deseja compartilhar? Então deixe um comentário contando para a gente! Promoções de sucesso para você!
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