A velocidade do carregamento tem muita importância para que seu site não se torne um verdadeiro “teste de paciência” para o usuário. Segundo pesquisa da Akamai em parceira com a Forrester Consulting, 40% dos consumidores não esperam mais do que 3 segundos pelo carregamento de uma página para abandoná-la. De acordo com o Google, a velocidade de carregamento é um dos 200 principais fatores de ranqueamento para resultados de busca.
Em tempos de competitividade cada vez mais alta na WEB, o bom trabalho de otimização para mecanismos de buscas (SEO) pode fazer a diferença. Como não se trata de uma tarefa simples, é preciso saber como o tempo de carregamento afeta os resultados de um site; o que pode ser feito para melhorar o tempo de carregamento de um site e que ferramentas auxiliam nesse processo.
Nesse artigo vamos explorar as possibilidades de aumentar a velocidade do carregamento de seu site para, consequentemente, você obter melhores resultados.
Carregamento x resultados
Se um site demora para carregar, o rastreador do Google leva mais tempo para ler as páginas e consequentemente organizá-las em índice. Do mesmo modo, se alguém deseja comprar um produto ou consumir algum conteúdo e a página demora a carregar, a experiência de navegação é afetada, de forma que a pessoa vai buscar em outro site o mesmo objetivo.
Otimizações
Existem motivos comuns que ocasionam lentidão no carregamento de páginas, mas que podem ser melhorados internamente ou com ajuda de um desenvolvedor. São eles:
Servidor dedicado - uma hospedagem com servidor exclusivo para si possui muito mais desempenho, controle e agilidade do que um compartilhado. Se for um e-commerce, por exemplo, ele influenciará diretamente no seu desempenho, causando a lentidão do site.
Imagens grandes – ao utilizar programa de edição de imagens como o Photoshop, opte por “Save for Web” ou utilize uma versão de JPG com redução de qualidade. Experimente também importá-las no Tiny PNG, uma ferramenta online que reduz o tamanho das fotos em KB, de maneira gratuita. Para estabelecer um perfil visual, também é interessante definir um formato padrão para todas as imagens, como 960×540 px, por exemplo.
AMP - os usuários de dispositivos móveis sofrem ainda mais com conexões lentas, por isso, é indicado contar com páginas AMP (Accelerated Mobile Pages), que têm estrutura leve, adaptadas a telas menores e otimizadas para um carregamento simplificado e instantâneo, facilitando o acesso via celulares e tablets.
PLUG-INS - Reduza o número de plug-ins desnecessários ou pesados demais. Para identificar quais plugins estão consumindo maiores recursos, recomendamos a utilização do P3 (Plugin Performance Profiler). Após descobrir o que está deixando seu site lento, considere trocá-lo por outro e refaça o teste. Após a correção, lembre-se de desinstalar o P3, que também é muito pesado.
Excesso de requisições HTTP – Cada requisição HTTP percorre o caminho de solicitação, resposta, recebimento e confirmação de chegada do pacote. Então, quanto menos requisições HTTP o site/página tiver, mais rápido será o carregamento.
Tamanho do HTML, JAVASCRIPT E CSS – Comprimir o tamanho dos códigos HTML, JAVASCRIPT E CSS é uma alternativa válida para economizar muitos bytes de dados e acelerar o tempo de download, de análise e de execução.
Outros fatores também podem ser consultados a partir das ferramentas citadas a seguir.
Ferramentas
Algumas ferramentas podem auxiliar no processo de melhorar o carregamento, que pode ser feito com ajustes em códigos ou especificamente em algumas páginas. Exemplos:
Cloudflare - serviço de Content Delivery Network (CDN) que cria uma cópia em cache do site e distribui ela por centenas de servidores ao redor do mundo. Isso reduz a carga no servidor principal primário e aumenta a velocidade de carregamento das páginas do site.
Google Page Speed Insights - fornecida pelo próprio Google, esta avalia tanto o tempo de carregamento em dispositivos móveis quanto em desktop. A ferramenta atribui uma nota de 0 a 100 e os pontos que devem ser ajustados para que a nota receba um upgrade.
GT Metrix - muito parecida com o Google Speed Page Insights, atua principalmente em sites feitos em WordPress. Esta também atribui ao site uma nota que vai de A a F de acordo com a soma dos resultados de diversos fatores.
OnCrawl - além de passar uma visão geral do tempo de carregamento, ela desce a lupa e consegue ver o quanto cada página do site colabora para o tempo de carregamento alto, de forma que, ao cruzar os dados com o Google Analytics, por exemplo, é possível saber se as páginas “mais pesadas” do site geram conversões e podem ser corrigidas para evitar um trabalho de otimização maior, que envolveria o site como um todo.
Decisão
O tempo de carregamento de uma página é um dos principais fatores de decisão de permanência em uma página por uma usuário mas, apesar de o Google valorizar esse fator no ranqueamento de página, nem todos os proprietários de site possuem conhecimento, recurso ou noção do quanto isso pode impactar os resultados dele.
Embora a velocidade média indicada para carregamento de um site seja de 3 segundos, na realidade nacional, um e-commerce com tempo médio de 7 a 8 segundos é ideal para ter um bom ranqueamento. Isto é, sites com velocidade superior a 10 segundos acabam sendo negativamente impactados.
Às vezes, uma simples mudança em uma ou duas páginas pode resolver o problema e já deixar seu site a frente da concorrência nesse quesito. Seguindo essas dicas de SEO, as chances de o seu site crescer em rankeamento e possuir uma velocidade de carregamento boa são cada vez maiores. Preze sempre por considerar a experiência do cliente em primeiro lugar!
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