Se você deseja ter mais visibilidade para a sua imagem ou seu negócio, criar blog é uma estratégia de marketing digital que pode ser utilizada tanto para empresas quanto para projetos pessoais e trazer resultados positivos sem necessitar de grandes investimentos.
No Brasil, 61,7% das empresas acreditam nas postagens em blogs como boa estratégia e, dentre essas empresas, o número de visitas no site aumentam 3,7 em comparação àquelas que não possuem um blog, segundo pesquisa Content Trends de 2016.
O blog é uma página na internet em que se concentram conteúdos de diversos formatos, tais quais texto, áudio, vídeo ou imagem. Nele você pode expor temas de um determinado segmento que terão leitura selecionada mediante o interesse de quem visita o espaço. Isso quer dizer que, quanto mais conteúdo você tiver a oferecer, mais pessoas pode alcançar.
Normalmente influencers ou blogueiras utilizam o blog com o objetivo de promover a imagem pessoal, de empresas ou marcas parceiras. Por sua vez, as empresas podem inseri-lo no site, como parte do menu ou em um espaço especial em que o visitante pode conferir informações ou esclarecer dúvidas. Em ambas as possibilidades, a ferramenta funciona para ganho de autoridade na área e soma no processo de tornar referência, formando um público fidelizado e conquistando a confiança de potenciais clientes.
Nesse artigo, trazemos um pouco da nossa experiência e listamos motivos para sua empresa ter um blog. Confere:
1. Estabelece liderança
É importante que você tenha domínio para escrever sobre determinado assunto porque, do contrário, será criticado nas mídias sociais ou nos próprios comentários do blog. Mas, se o seu blog tem qualidade, fará sucesso e terá também comentários positivos, fazendo com que você ganhe notoriedade, autoridade no assunto. Os potenciais clientes percebem quando alguém sabe do que está falando e reconhece quando pode confiar no que está sendo dito.
2. Baixo custo
Você não precisa investir muito para ter um blog. Algumas plataformas gratuitas e de gerenciamento bastante intuitivo, como a requisitada WordPress, podem ser uma boa forma de começar. Você pode aproveitar o dinamismo da plataforma que, diferente de um website, lhe permite trabalhar as atualizações constantes e conteúdo novo, capaz de gerar visitas recorrentes. Ao produzir seu conteúdo, você não terá gasto com outro profissional e pode aproveitar para investir em impulsionamento para atingir maior alcance de público segmentado.
3. Aumento da sua visibilidade
Publicar conteúdo com frequência faz com que sua empresa tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um website comum, além de aumentar a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu site, o que ajuda você a se posicionar melhor no Google e a receber mais visitas organicamente. Ao criar um blog, pense também na divulgação! Esta pode ser feita através de anúncios no Google AdWords; email marketing; posicionamento nas buscas orgânicas do Google; redes sociais; entre outras alternativas. O fato é que, quanto mais seus artigos forem vistos, mais pessoas conhecerão você ou sua empresa, agregando valor a sua marca, uma vez que você será conhecido por fornecer conteúdo útil ao seu público.
4. Aumento de clientes e seguidores
Quando as dicas ou tutoriais que você oferece no seu blog ganham visibilidade, especialmente entre o público que se interessa pelo conteúdo do seu blog, você poderá aumentar seus clientes e seguidores que acompanharão por se interessar pelo conteúdo que você oferece. Ao esclarecer dúvidas, por exemplo, você cria uma relação de gratidão com o público que estará mais propenso a fechar negócio com você. Ainda que você deixe de escrever no blog, os links de indicação e a autoridade das suas páginas perante o Google continuam, e assim sua empresa continua recebendo tráfego para o site de forma gratuita.
4. Possibilidade de gerar renda
Aumentar o público e consequentemente propensos clientes, por si só, já influencia na geração de renda. Porém, existem outras maneiras: Quando você possui um alto número de acessos diários no seu blog, você pode se cadastrar no Google AdSense e vender espaços publicitários para empresas que queiram divulgar produtos ou serviços que tenham relação com o seu conteúdo, de forma que você ganhará uma porcentagem por cada clique que o anúncio receber enquanto visível em sua página; Você também pode fazer os chamados “publieditoriais”, divulgando uma marca ou produto específico, sem caráter direto de anúncio, embora seja importante deixar claro que o depoimento sobre sua experiência é financiado pela empresa.
5. Relacionamento com o seu público
Não basta aumentar o público, é preciso ter um relacionamento com os consumidores de conteúdo para fidelizá-lo.Você está na mente do seu público enquanto ele é alimentado com conteúdo no seu blog e isso será um divisor de águas para que você seja lembrado também quando ele decidir realizar uma compra ou dar uma indicação. A maioria dos blogs tem espaços para comentários e incentivar essa conversa é uma maneira eficaz de criar um relacionamento com o público. Através dessa interação você adquirir ideias para novos posts, aprender com as experiências compartilhadas e ainda obter um termômetro gratuito através das opiniões que podem nortear a melhora contínua do seu trabalho.
Agora já abordamos motivos para que você tenha um blog, sugerimos que crie o seu espaço de geração de conteúdo. Qual o seu segmento para tratar no blog? Se você tem alguma experiência no assunto para compartilhar, é só comentar!
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