Sorteios e concursos são uma das melhores maneiras de fazer com que sua marca cresça, além de ajudar no engajamento em mídias sociais e construção de uma lista de clientes-alvo. O melhor é que realizá-los é muito fácil! Todos os processos, de criação à administração é muito simples e pode fornecer um retorno sobre o investimento se feito da maneira correta.
Você está se perguntando como realizar um sorteio ou um concurso? Reunimos algumas ideia que você pode utilizar. Acompanhe!
#1: Abertura
Se você está iniciando seu negócio, um sorteio pode ser uma chegada impactante, visto que expande seus horizontes enquanto oferece ao participante a chance de ser premiado.
O ideal é que seja um prêmio relacionado à empresa pois, desta maneira, é possível ter certeza de que todos os participantes estarão interessados no seu produto e não simplesmente em outra marca.
Algumas sugestões para sortear são cestas de presente com o seu produto, inscrição anual para o serviço da sua empresa, cartões-presente para seu serviço ou produto ou até mesmo marketing da marca.
Os sorteios de abertura podem ser promovidos nas mídias sociais para ajudar a propagar sua inauguração. Se estiver abrindo uma loja física, você pode anunciar o vencedor do sorteio no evento, o que atrairá mais pessoas à sua loja.
#2: Selfie
Se o seu público gosta de tirar selfie, você pode aproveitar isso ao seu favor! Dê a oportunidade de que eles tenham alguma vantagem a partir das selfies compartilhadas, de preferência, com algo vinculado a sua marca. Lance um concurso de fotos que serão identificadas por uma hashtag que você criará. Escolha uma data para o final do concurso e escolha um vencedor para premiar. A avaliação pode ser feita baseada no número total de curtidas ou por intermédio da avaliação de seus colaboradores.
#3: "Marque um amigo"
Um dos métodos de realizar um sorteio online é dar oportunidade aos usuários participarem ao compartilhar o mesmo com amigos. A citação é um método simples e rápido pois, basicamente o que se precisa é fazer uma postagem que descreva o prêmio e regulamentar com o pedido de que os usuários “marquem amigos nos comentários”. Se cada comentário é uma chance de ganhar e cada amigo pode aderir ao sorteio, no final, você terá uma lista maior de público-alvo. Várias plataformas online realizam o sorteio e você deve anunciar o vencedor pelas redes sociais.
#4: Legendas
Você pode publicar um novo item de menu, slogans, mascotes, localizações, entre outras opções, propondo ao seu público que sugira legendas nos comentários. A mais criativa será premiada e você ainda aproximará o público da marca, demonstrando que você valoriza suas propostas e que eles fazem parte das decisões. Eles mesmos podem votar e selecionar a melhor escolha para premiação em etapas consecutivas.
#5: Seguir e Curtir
Um número notável de curtidas ainda traz credibilidade social, além de crescimento na exposição e reconhecimento geral da marca nas redes sociais. Desta maneira, realizar sorteios que incentivam “seguir” e “curtir” o conteúdo é uma forma de engajamento. No final, o vencedor é selecionado entre aqueles que atenderam a solicitação e que, se você oferecer um conteúdo de qualidade, continuarão acompanhando seu trabalho.
#6: Conte sua história
Ao promover um concurso que instiga os usuários a compartilhar experiências que têm com a empresa você consegue obter do público o significado que sua empresa tem e também aproveitar tais depoimentos para convencimento de outros clientes. Proponha que seu público “conte sua história” e perceba perspectivas que podem, inclusive, ainda não terem sido consideradas.
#7: Quiz
Utilize um quiz que façam sentido ao seu negócio e premie aquele que conseguir melhor pontuação. Você irá reconhecer o conhecimento do usuário acerca da sua história ou área de segmento, incentivando a aproximação. Você pode questionar coisas acerca da história da companhia, características do produto, lançamentos, conhecimentos gerais da indústria, evolução da marca. Use a criatividade!
#8: Votos
Uma das estratégias mais populares na internet, este concurso explora as opiniões que o público facilmente se dispõe a dar. Este método pode ser valioso para determinar quais produtos serão vendidos, quais você pode adquirir, pode auxiliar na escolha do prato do ano em um restaurante, o que expor nas prateleiras, entre outras definições que lhe ajudarão no processo de criação de planejamento e até campanhas de marketing.
#10: Compartilhamento
Crie um post com uma imagem a ser compartilhada e especifique que, para ganhar esse concurso, os usuários devem republicar esse post em sua timeline para participar e adquirir alguma vantagem, como entradas ou desconto para um evento, por exemplo.
Aqui estão 10 ideias que podem ser adaptadas ao seu negócio e realizadas na sua próxima campanha. Como todas as iniciativas, um sorteio ou concurso feito de maneira organizada é muito importante para propagação da sua marca e valorização do seu público, que ama ser presenteado.
Leve em consideração que a maneira como você divulgará sua campanha poderá fazer com que ela funcione ou não. Recomendamos que você informe à sua lista de clientes por e-mail e até invista em anúncios patrocinados para garantir o sucesso.
Qual tipo de sorteio você se sentiu tentado a realizar? Já tem experiência em algum concurso? Vamos trocar ideias pois somos apaixonados por alavancar marcas!
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