A grande concorrência e o alto nível de exigência dos clientes fazem com os negociantes apostem na criatividade para manter as vendas. Se você está se perguntando como os prêmios podem ajudar na atração de clientes e qual tipo de sorteio funcionaria melhor na sua empresa, certamente as observações que colocaremos nesse artigo serão capazes de te auxiliar. Confira!
Uma premiação deve ser planejada mediante uma análise exata do comportamentos dos fregueses. Afinal, as promoções devem proporcionar benefícios tanto para o consumidor quanto para os empresários. Isso porque é fundamental manter a saúde financeira do negócio e, ao mesmo tempo, expandir a carteira de clientes.
Vamos falar sobre alguns pontos principais dos sorteios no Instagram para que você promover uma ação de sucesso:
- identifique os produtos mais comprados pelos clientes;
- certifique-se de que seu prêmio é diretamente relacionado à marca (um produto ou vale-presente, por exemplo). Isto reduz o número de participantes que estão interessados apenas no prêmio (aumentando o valor a longo prazo daqueles que participam).
- conceda descontos nas mercadorias mais consumidas periodicamente;
- promova ações em que os consumidores trocam alguns itens por pontos em programas de fidelidade;
- considere múltiplos prêmios ao longo de vários dias (para vários ganhadores).
- pratique valores adequados para os produtos em promoção, com o objetivo de evitar prejuízo;
- faça uma boa divulgação das promoções, fornecendo dados sobre a iniciativa no site.
- Foque no visual - seu prêmio, o logo da sua marca, um rosto aleatório sorrindo - não importa, contanto que seja uma postagem limpa, profissional e tenha cor. Isto terá um grande impacto no número de participantes.
- Coincida seu sorteio/concurso com uma temporada, feriado, ou evento especial. Toque no que as pessoas estão pensando.
A criatividade, o bom senso e a cortesia devem fazer parte da rotina do seu negócio, afinal, tudo isso deve integrar as ações feitas para conceder prêmios aos fregueses.
A seguir mostraremos tipos de iniciativas que você pode fazer para conquistar prestígio no mercado e os aspectos que deve levar em consideração na hora de oferecer vantagens.
Prêmios
Os prêmios são benefícios que são oferecidos aos clientes mais fiéis ou que frequentam a loja física ou virtual do seu estabelecimento em uma data especial. Se você quer atrair consumidor.
Para conquistar um consumidor, vale a pena investir no lado emocional e dar-lhes presente de aniversário ou desconto de 5%, caso o cliente invista, no mínimo, R$ 100 no seu estabelecimento. Você pode também oferecer um serviço especial quando o aniversariante gastar uma certa quantia com sua marca.
Para agradar a todos você pode promover uma promoção no dia do aniversário do empreendimento com o desconto de 10% para todos que pagarem um determinado valor em serviços e/ou produtos.
Propagação
A propaganda boca a boca também tem um grande potencial e, por isso, ofereça aos cliente um bônus ao indicar um amigo para comprar em sua loja.
Em um feriado, as vendas nem sempre apresentam um desempenho interessante. Uma maneira de reverter esse quadro é por meio das promoções com uma boa divulgação, aproveitando o potencial das redes sociais e de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
Programa de fidelidade
Qualquer cliente merece ser tratado com muito carinho. Contudo, é necessário dar muito valor aos que são fiéis. Além de manterem as vendas em um bom nível, eles podem trazer mais consumidores para o seu negócio.
Por isso, nada mais justo do que adotar um programa de fidelidade. Você pode oferecer um desconto especial em qualquer item, caso o cliente compre durante os meses consecutivos, por exemplo.
É importante que esse programa tenha um regulamento bem claro e acessível para todos no site ou postagem do empreendimento. Isso pode ser informado para o cliente pelos funcionários. Também é recomendado deixar um e-mail ou telefone de contato para tirar eventuais dúvidas.
Parcerias
Diversificar as promoções é uma ação que ajuda a atrair a freguesia. Você pode fazer uma parceria com um ou mais restaurantes, por exemplo. Nesse caso, é possível proporcionar aos clientes um desconto em um prato em um dia da semana, caso invistam uma quantia previamente estipulada no seu negócio.
Também é possível fazer parcerias com outros estabelecimentos, como cinemas e parques. À medida que você tem atividades que geram benefícios relevantes para os seus clientes, maiores são as possibilidades de cativá-los.
Sorteios
Se você quer agradar o consumidor, é bom pensar na possibilidade de fazer sorteios com prêmios que possam satisfazê-los. Por exemplo: ofereça uma diária gratuita em um hotel para aqueles compram em sua loja, pelo menos três vezes no período de 30 dias.
É recomendado que essa promoção seja bem divulgada, informando as regras, a data do sorteio e também o vencedor. Agindo com transparência e bom senso, você conquista uma maior credibilidade, o que ajuda a aumentar as vendas.
Vale ressaltar que o prêmio deve ter valor para seu público. Algo que ele vá receber como presente e realmente utilizar. O que você pensa em oferecer? Compartilhe conosco, vamos trocar ideias!
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