Assim como aplicado no Canadá, desde maio de 2019, o aplicativo Instagram começou a testar o fim das curtidas no Brasil a partir desta quarta-feira (17). A medida já estava em discussão desde o primeiro semestre e, agora, será oferecida a todos os usuários brasileiros.
Serão ocultados os números de curtidas em fotos e as visualizações de vídeos. A mudança vale tanto para imagens que aparecem na linha do tempo quanto para as fotos listadas no perfil de cada usuário. A proposta é que desassociar a plataforma da competição e ajudar a sua comunidade a se engajar mais com as fotos e vídeos do que com a aceitação social denotada pelo número de curtidas.
Com o teste, o Instagram irá avaliar se a mudança ajudará os usuários a se concentrarem menos nas curtidas e mais em compartilhar histórias na sua rede social de fotos e vídeos. No Canadá os resultados do piloto foram positivos, mas a expansão do teste se faz necessária para compreender melhor sua aceitação e como a mudança afeta a forma de usar o aplicativo do Instagram.
As curtidas não irão “sumir”, continuarão a existir, mas não serão mais públicas. Apenas os donos dos perfis terão acesso às estatísticas, como acontece atualmente com sites em relação ao número de cliques que recebem.
A ausência de exposição do número de curtidas podem ser aproveitadas pelos donos de perfis comerciais no Instagram para competir de uma maneira mais focada no impulsionamento de seus produtos e serviços para que alcancem e convençam o público-alvo, propenso cliente de maneira engajada. A seguir vamos falar acerca das estratégias que podem ser utilizadas para tanto. Acompanhe!
# Entenda a sua empresa
O que torna a sua empresa especial? O que é diferente, único e importante nela? Por que seu cliente deveria escolher a sua empresa, sendo que há tantas outras opções no mercado? Responda às perguntas acima de forma crítica e realista. Entenda o seu negócio! Faça uma lista com seus diferenciais e explore-os para trair pessoas ao seu negócio.
# Entenda o seu cliente
Seus clientes são as únicas pessoas que colocarão dinheiro no seu caixa. Por isso, eles precisam ser o seu foco. Você sabe quem são eles? O que os motiva? A que classe social pertencem? Onde eles estão? Crie um perfil de cliente para seu negócio, uma imagem do cliente ideal. Quem é o seu cliente ideal? Você precisa ser capaz de listar de cinco a seis características do seu cliente ideal rapidamente.
Como:
Entre 25 e 35 anos
Casado
Executivo ou empresário
Possui residência fixa em até 15 km de distância da minha loja
Tem filhos em idade escolar
Trabalha muito para garantir um alto padrão de vida da família
Se você não for capaz listar características deste tipo sobre as pessoas que quer alcançar, o seu negócio não irá pra frente com facilidade.
Para conseguir responder às perguntas acima, pense em seus três principais clientes e veja o que eles têm em comum. Eles são empresários? Adolescentes? Estão na terceira idade? Pense sobre eles e se a suas respostas apontarem para perfis diferentes, divida-os em categorias de clientes. Isso irá ajudá-lo a direcionar as estratégias certas para alcançar cada perfil.
Certifique-se de direcionar seu produto/serviço e sua comunicação para atender às necessidades do cliente ideal (ou para cada categoria de cliente).
Há muitas maneiras de atrair mais clientes. Mas, para definir o melhor método, você sempre precisará saber quem ele é, qual seu perfil, preferências e onde está. Assim é possível concentrar e dirigir seus esforços de marketing para as pessoas com maior potencial de compra, que terão interesse real em pagar por aquilo que você faz.
# Observe e compare
Analise perfis de concorrentes e de influenciadores que tratam de temas afins aos seus. Aprenda com a experiência deles para, então, colocar alguns desses conhecimentos em prática.
# Detalhes
Explore imagens de boa qualidade e informações detalhadas do seu serviço ou produto. Um bom visual e todas as dúvidas sanadas facilitam a aproximação e fidelização do seu cliente.
# Mensagem certa
A chave para o marketing bem sucedido é entregar a mensagem certa para as pessoas certas. Você precisa de uma mensagem que informe ao seu cliente o porquê ele deveria fazer negócios com você. Sua mensagem precisa refletir o que sua empresa faz de melhor. Sane todas as objeções dos seus clientes, “fale na língua dele” e não enrole para dizer o que ele precisa ouvir, de forma natural e simples.
Se você identificou que não possui um único perfil de clientes, mas sim categorias distintas de clientes, não se esqueça de que é necessário entregar uma mensagem diferente para cada um. Não generalize, segmente! Só assim você irá se conectar e atrair cada grupo diferente de pessoa.
Para entregar a sua mensagem você pode também usar vídeos, depoimentos, estatísticas e por aí vai. Ao escrever mensagens, ou gravar vídeos, trate o seu cliente no singular. Diga você ao invés de vocês. Isso mostra que você está conversando, em especial, com aquela pessoa que te lê (ou te escuta) e não com um mundo de pessoas qualquer.
#Atualização
É importante que as suas postagens tenham uma periodicidade, para que seus seguidores se acostumem a buscar por elas. O problema da maioria dos usuários é abandonar o projeto antes que ele obtenha resultados.
# Estimule indicação
Quando você tem clientes que gostam e se identificam com a sua empresa, eles se tornam seus maiores defensores. Clientes satisfeitos se mobilizarão em ajudá-lo, o indicando a outros possíveis clientes. Eles terão prazer em fazer isso, mesmo que de forma inconsciente, mas se você der a eles um incentivo ou recompensa, eles o indicarão com mais frequência e zelo. Pense em uma forma de reconhecer e incentivar a ajuda dos seus clientes.
# Contato Agradável
Todo mundo adora atenção e ama saber que os outros se importam com ele, seus clientes não são diferentes. Por isso, não se esqueça de agradá-los. Ouça mais do que fale. Ensine a comprar, ao invés de empurrar um produto que ele não vá usar. Mostre a sua cara, converse, deixe espaço para eles exponham seus pontos de vista.
# Networking
Apresente-se na biografia, deixe um link para o seu site ou outra página pessoal. Crie meios para que as pessoas o conheçam bem com uma simples visita. Deixe que seus clientes saibam que por trás da sua empresa existe uma pessoa. Dê rostos ao seu negócio! Deixe que as pessoas saibam quem você é e sobre o que é o seu negócio.
# Conteúdo de valor
Ao invés de apenas mostrar imagens bonitas, que tal ensinar os seguidores a fazer algo que eles não saibam? Informações úteis são uma boa pedida para ganhar expressividade. Produza conteúdos que não coloque a venda em primeiro plano, mas sim a atração dos seus clientes e a construção de autoridade de mercado. Conteúdos que comprovem a competência da sua empresa e facilitem o fechamento de negócios futuros. Compartilhe conteúdos de valor, informações úteis e relevantes.
Fale sobre algo direcionado ao perfil de clientes que você deseja atingir e que capture a atenção dele. Normalmente, estes conteúdos são educativos, do tipo “como fazer”, “por que fazer”, “qual a importância”. Estes conteúdos aumentam o tráfego e a relevância do perfil.
Ao disponibilizar conteúdo relevante, as pessoas começarão a prestar atenção na sua empresa e você construirá uma audiência ao redor dela. Conteúdos de alta qualidade afirmam para sua audiência que a sua empresa é a fonte da melhor informação. E, desta forma, é a melhor opção no mercado para se fazer negócios.
# Depoimentos
Pedir depoimentos é ótimo para atrair mais clientes. Os depoimentos criam uma ideia positiva da sua marca aos olhos dos potenciais clientes, depois de ouvir diretamente as boas experiências que os outros compartilham com a sua empresa.
# Utilize a geolocalização
Essa simples ação pode produzir resultados muito eficazes, principalmente porque também vai ajudar a sua empresa a ser bem classificada no ranking do Google.
# Use hashtags
Essa ferramenta contribui para a pulverização do conteúdo, fazendo com que ele alcance o público além da sua bolha. Mas cuidado com o excesso: pode fazer parecer que você está desesperado por seguidores.
# Seja honesto
Você precisa ser honesto, com você mesmo e com seus clientes, sobre o que você tem para oferecer. Coloque seus clientes em primeiro lugar e construa um relacionamento transparente. Essa deve ser a sua prioridade! O dinheiro virá em consequência.
Se errar, reconheça seus erros rapidamente e nunca discuta com seu cliente através de ofensas. As pessoas valorizam empresas que realmente se desculpam por erros, ao invés de mascará-los.
Seja honesto, aberto, transparente com o seu negócio e com as pessoas em torno dele.
# Busque parceiros
Outra maneira eficaz de atrair mais clientes é trabalhar em parceria com figuras influentes e outras empresas. Identifique empresas cujos serviços completam o seu e pense como vocês podem atuar em cumplicidade. Em alguns casos, seu concorrente também pode se tornar um ótimo parceiro. Seja criativo e veja como podem trabalhar juntos.
# Acolhimento
Quando as pessoas se sentem em casa, elas se conectam. Projete seu ambiente on-line para que seja fácil reconhecer seus valores em todos os lugares que a sua empresa aparecer. Ninguém fica onde não é valorizado. Mostre a importância dos seus clientes. Convide-os a sugerir, ensinar, aprender. Deixe-os ajudá-lo a construir o seu negócio, como se fosse o negócio deles também.
# Promova publicação
O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e, por isso, investir em anúncios e promover publicações no Instagram é uma prática comum entre empresários. Segundo dados divulgados pelo Hootsuite, 27% dos brasileiros compartilhamento de fotos e vídeos no Instagram, algo em torno de 57 milhões de usuários brasileiros, dos quais, 40% usam o Instagram. Além de ser uma rede social muito usada, o Instagram ainda possui um grande potencial de crescimento.
Confira o passo a passo de como promover uma publicação no Instagram:
Transforme o seu perfil pessoal em perfil comercial;
Em suas publicações aparecerá a opção “Promover”, ao lado direito da foto, toque no botão na publicação que deseja patrocinar no Instagram;
Você terá duas opções de ações “Visite o seu site” ou “Visitar ou ligar para o seu negócio”. Escolha uma das opções e o texto do botão para chamada para ação, como: “Assistir Mais”, “Fale conosco”, “Baixar”…
Agora você definirá quem irá visualizar o seu anúncio, escolhendo o público alvo. Entre as segmentações estão “Localizações”, “Interesses” e “Idade e Gênero”.É neste passo também que você definirá o valor do investimento e o tempo de exibição do anúncio;
Avançando para o próximo passo você irá visualizar uma prévia do seu anúncio que será promovido e escolher a forma de pagamento. Se você já impulsionou no Facebook, a sua conta de anúncio será exibida . Caso não tenha uma conta de anúncio ou prefira criar outra conta, adicione outra forma de pagamento e conclua o processo de criação de anúncio tocando em “Promover”;
O impulsionamento pode demorar alguns minutos para começar, pois passará por uma análise de qualidade. O ideal é que a imagem tenha no máximo 20% de texto.
Prática
Esperamos que você tenha adquirido uma perspectiva melhor sobre como atrair clientes para seu perfil comercial com este artigo. Experimente as sugestões no seu contexto, execute as estratégias da melhor forma que puder e avalie os impactos nos seus negócios. Se preocupe sempre mais com o cliente que com as curtidas em si, elas são demonstrações simbólicas de que seu conteúdo está agradando.
Agora, nos diga o que achou das dicas e da novidade do Instagram.
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