A temporada de festas já está aí e se você ainda não começou a programar sua campanha de marketing digital para o final do ano, está mais que na hora. O ideal é que agora você já esteja com tudo encaminhado para conferir se está tudo seguindo conforme o planejado e ajustar o que for possível para tirar o maior proveito possível. Em pouco tempo, muita gente estará fazendo as compras de Natal, entrando de férias, viajando e você não pode perder mais nem um minuto. Esta época representa o período que pode “salvar o ano” no que se refere a vendas. A época mais aguardada do ano para o comércio começa já com movimentações do Black Friday, na segunda quinzena de Novembro, e emenda nas expectativas para Natal e ano novo.
Estar preparado para essas datas significa aproveitar oportunidades. As vendas do E-commerce, no Natal de 2018, chegaram aos R$ 9,9 bilhões, o que representa uma alta de 13,5%, em relação ao mesmo período no ano anterior. Os dados divulgados pela Ebit/Nielsen mostraram também que o número de pedidos subiu mais de 5% em comparação com 2017, passando dos 20 milhões, e o valor do tíquete médio cresceu 8%, ou seja, chegou aos R$ 493,00. O levantamento levou em consideração as vendas realizadas no período que compreendeu o dia 15 de novembro até o dia 24 de dezembro de 2018, ou seja, os dados incluem o evento da Black Friday, que foi responsável por 26% do faturamento do E-commerce, cerca de R$ 2,6 bilhões.
Vale ressaltar que 66% dos consumidores que visitam lojas on-line também visitam lojas físicas, segundo uma pesquisa da empresa Adlucent. Já em outra pesquisa da empresa Signal, foi verificado que 34% dos consumidores dizem que a publicidade online influencia sim suas compras de presentes de final de ano. 30,4% das vendas online foram feitas a partir de smartphones e tablets durante a temporada de que antecedeu as festas no ano passado, segundo um levantamento feita pela empresa Shelley Media Arts. Esse mesmo estudo constatou que o e-mail marketing foi responsável por 20% das vendas online durante essa temporada.
Trata-se de um período do ano em que as pessoas estão propensas a presentear pessoas queridas de todos os vínculos e que acontecem confraternizações. Esse aumento de interesse e movimentação do setor financeiro é inspirador para que seu e-commerce dê ênfase às vendas de Natal. As férias tendem a tornar a campanha de marketing digital para o final do ano divertida, com concursos temáticos interessantes, ofertas maravilhosas e um grande aumento no envolvimento dos usuários. Afinal, todo mundo acaba entrando no clima e deixando tudo mais informal!
Preparo
# Não faz sentido que um potencial comprador entre no seu site e não realize a compra por falta de estoque, não é? É muito importante que ele veja que você se preparou para as demandas desta temporada, seja com uma comunicação especial, uma promoção, ou pela estrutura trabalhada para que ele não encontre nenhum empecilho no processo de compra. Não é o momento de perder oportunidades e descumprir as metas planejadas.
Com ações previamente planejadas e bem estruturadas você terá acesso ao calendário com as promoções e ações que serão realizadas e, portanto, é essencial que a ordem seja mantida dentro do seu e-commerce para que você (e/ou sua equipe) não se perca durante as vendas.
Dentro do seu planejamento você deve pensar em melhorar cada vez mais a experiência do usuário no seu site. Se precisar, conte conosco para automatização dos seus processos e otimização do seu tempo!
# As datas comemorativas pedem ainda mais atenção com relação ao estoque e logística. É preciso ter controle e planejamento para calcular uma previsão de demanda e determinar a quantidade de produtos a ser encomendada. Uma das grandes vantagens do e-commerce é que a disponibilidade de dados para gerar insights é muito grande. E a melhor forma de descobrir o que mais vende no Natal é sabendo quais produtos foram os mais vendidos no ano anterior, nesse período específico.
Então, cheque os dados históricos das suas vendas de natal do ano passado e veja quais foram os produtos que tiveram mais pedidos. Após isso, você pode realizar uma pesquisa de palavras-chave para entender se o volume de busca para esses produtos continua em alta. A ferramenta mais popular para efetuar pesquisas de palavra-chave e saber quantas pessoas estão buscando por ela no Google é o Keyword Planner.
# Dê atenção especial aos prazos e garantias, uma vez que muitas pessoas compram para presentear. Tenha em mente que quanto maior for o número de pedidos, maior poderá ser o número de trocas e devoluções - tenha regras estabelecidas e expostas! A negociação com parceiros sobre condições, prazos e preços influenciarão diretamente no sucesso da sua temporada.
# Para divulgação e conversão, explore o e-mail marketing como aliado para vendas. Defina uma forma ideal de aumentar o fluxo de ofertas enviadas, afinal, as pessoas estão procurando por presentes e nada mais prático do que eles serem sugeridos e encontrados de forma simples e prática.
A temporada de festas é uma época em que é preciso ter um plano de marketing diversificado. Certifique-se de misturar um pouco da sua estratégia de marketing digital com com alguns aspectos tradicionais. Nem todo o seu público-alvo estará online, por isso não se esqueça daqueles que podem não usar redes sociais ou smartphones.
# Com o Google Ads você pode aumentar as visitas em seu site a partir da busca pelo que você vende. Seja detalhista no momento de escolher as palavras pois elas ajudarão no aumento da conversão. Vincule a procura do público com o produto/serviço que você oferece, de forma que a venda seja certeira. O link deve encaminhar o usuário diretamente para o que foi anunciado para evitar a frustração de ter que encontrar na página aquilo que lhe interessa. Você pode acrescentar sugestões e até expor outras compras de quem procurou por algo semelhante, após do destaque para o que foi procurado.
O Facebook é uma rede social utilizada pelos brasileiros e trabalha pesado com anúncios de publicidade. Torne-o uma aliada importante de sua loja virtual aproveitando esses momentos em que o usuários estão navegando para estar presente com ofertas atrativas.
# Utilize comunicação emotiva e convidativa que mexa com os sentimentos dos clientes, fazendo com que desejem ter ou presentear o que está sendo exposto. Explore um banner produzido especialmente para este período e, se possível, crie uma seção ou página exclusiva para os produtos em destaque nessa data comemorativa. Para se sobressair aos concorrentes você deve ter diferenciais como frete grátis, cupons de desconto, brindes ou algo extra e até monte combo de presentes para que a facilidade agilize a escolha - lembre de deixar claro o prazo de validade das campanhas, pois isso faz com que o cliente acelere a decisão final.
Para que seu negócio ou marca seja relevante antes e durante a temporada de festas, dê uma renovada no visual das redes sociais e do seu site adicionando alguns itens temáticos. Mude a imagem de exibição e a capa do Facebook e a imagem de fundo do Twitter, por exemplo. Mostre a todos que sua empresa está preparada para as festas.
Faça perguntas sobre as festas e as tradições de seus seguidores, compartilhe ideias sobre o que fazer pela cidade nesta época, ofereça dicas de presentes, etc. Conecte-se com seu público para conhecê-los ainda melhor. Aproveite as informações que eles passam para materiais futuros.
É importante que seu material seja interativo e envolvente, não só para atrair o público e levá-lo a interagir, como também para fazê-lo compartilhar as mensagens, levando mais pessoas a verem suas publicações. Isso pode ressoar pela rede, gerando ainda mais buzz e tornando seus posts e páginas muito mais populares.
# Esteja visível nos resultados do Google Shopping, uma das melhores ferramentas para atrair visitantes e aumentar as vendas de natal. Ele nada mais é do que uma vitrine virtual das lojas cadastradas, como um verdadeiro shopping online. O funcionamento do Google Shopping é muito parecido com os marketplaces.
Quando um usuário pesquisar por algum produto no Google, os primeiros resultados serão do Google Shopping, sendo a oportunidade perfeita para atrair um tráfego mais qualificado no Natal. O seu site precisa pagar ao Google criando uma conta no Google Merchant Center. Ela será integrada ao próprio Google Adwords, utilizado para gerenciar suas campanhas e definir os valores dos lances. Essas campanhas não serão exibidas com base nas palavras-chave de busca sim pelos atributos dos produtos cadastrados. Então, coloque as informações relevantes como nome dos produtos, identificadores dos produtos (SKU´s), descrição, URL´s das imagens, preços promocionais, medidas e dimensões, parcelamento e nome da marca.
Prepare embalagens bonitas e não esqueça que a etiqueta é o pedaço da sua marca que ficará com o cliente.
Conclusão
As festas são sobre vendas para o comércio, mas também são uma época de diversão para todos. Por isso, tente proporcionar um ambiente mais leve para as pessoas se divertirem e serem mais produtivas. Esse clima mais informal e despojado poderá lhe render bons frutos.
Todas as dicas que demos aqui te ajudarão a melhorar a performance das suas vendas de natal. Por isso, não deixe de comentar nesse post como elas te ajudaram. Se houver qualquer dúvida ou sugestão sobre as vendas de natal, não deixe de comentar para que possamos fazer conteúdos cada vez mais completos.
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