Percebemos que o avanço de novas tecnologias, a popularização da internet e a transformação digital fizeram crescer novos segmentos da economia, tornando-a mais criativa e colaborativa. Nesse contexto, o comportamento dos consumidores se mostra mais conectado às mídias sociais, mais bem informados e muito mais exigentes, de forma que as marcas estão tendo que repensar o que fazer, o que dizer e como dizer para seus clientes. Impactá-los e fidelizá-los tem sido uma tarefa cada vez mais difícil.
O marketing veiculado pelas mídias de grande alcance, como os outdoors, anúncios no horário nobre da TV e no rádio, está sendo reinventado. A estratégia é integrá-los com as novas mídias, atingindo diferentes públicos em busca de melhores resultados. Certamente você já ouviu falar em “Marketing de Conteúdo”, “Chatbot” ou talvez “Automatização”. São temas que o segmento digital já vinha ascendendo ao longo do tempo e que ficarão ainda mais destacados.
Deste modo, nada melhor que conhecer as principais tendências em marketing para o ano que vai chegar, a fim de saber em quais áreas investir e concentrar esforços. Por isso, a partir de contextos analisados e a percepção de suas necessidades reais, de estudos e pesquisas em busca de novidades no segmento de e-commerce que dominado pela Amazon nos Estados Unidos, selecionamos tendências em marketing digital que estão em alta no momento e tem previsão de serem realidade em 2020. Então, se você é antenado, não pode perder essas dicas!
# Experiência
“Customer-Centric Marketing” é uma abordagem de marketing que coloca o cliente como centro da estratégia. Isso quer dizer que todo o investimento, esforço, ações, comunicação, estoque e afins se torne cada vez mais centralizado no consumidor, realizando seus desejos e expectativas. Trata-se de um ressignificado para a abordagem “Channel-Centric Marketing”, que domina o mercado digital brasileiro e cuja estratégia de marketing é otimizada para o canal mais utilizado com grande esforço para melhorar as taxas desse canal específico.
De maneira prática, as estratégias são revisadas para que se decidam os ajustes a serem feitos para melhorar o desempenho neste canal e, a partir de então, ter resultados com aumento nas taxas de abertura e clique do canal. Mas, e se seu cliente estiver adorando seu conteúdo, porém prefira comprar na loja física ou até mesmo finalizar a compra em outro canal de venda? Por isso, o “Customer-Centric Marketing” vem para colocar o consumidor no centro, ao invés do canal, visando como resultados a formulação de estratégias e táticas mais eficientes para converter e incentivar o retorno do cliente.
A fidelização não é alcançada com facilidade e os clientes mudam de marca sem peso na consciência. O grau de exigência com o produto ou serviço adquirido e com o tratamento dispensado durante todo o processo de compra é alto. Uma experiência negativa pode gerar um desgaste no relacionamento da marca com seu público e derivar na perda do cliente, que estão cada vez menos tolerantes a erro. Se ele decidir externar sua irritação usando as mídias sociais, o prejuízo pode ser maior ainda.
Neste contexto, o desafio é tornar as coisas mais fáceis, mais rápidas, mais baratas e mais interessantes. Os clientes decidem o que querem consumir, quando consumir e em quais mídias. Além disso, eles também desejam interagir e produzir o seu próprio conteúdo. Assim, a preocupação com a experiência do cliente deve envolver todas as etapas da jornada de compra e partir do conhecimento sobre o cliente; saber seu histórico de compras, suas expectativas, o que ele deseja comprar, como foram as interações anteriores, quais suas mídias preferidas.
Cada vez mais será necessário investir na segmentação do público, armazenando e interpretando de forma eficiente todos os dados coletados sobre ele. Explore ferramenta de análise inteligente de dados e segmentação de público para consolidar a experiência dos clientes, como Big Data, geolocalização, entre outras.
# Presença
Fazer com que as marcas estejam presentes em diversas mídias é uma realidade que deve se intensificar. A transformação digital tende a conectar todos os canais através da tecnologia, tendência reforçada pelos novos comportamentos dos consumidores que estão presentes tanto no mundo offline quanto no online, esperando encontrar os produtos e serviços das marcas na mídia que for melhor para ele no momento.
O desafio para as marcas é que cada veículo de comunicação possui uma linguagem, objetivos e conteúdos específicos, sendo necessárias trabalhar as estratégias de marketing de modo que não haja espaço para conflito, mas como forma de criar relacionamento e atingir os resultados desejados. As campanhas nas mídias essenciais e nas digitais devem ser feita de maneira complementar, atingindo o público de diferentes maneiras e engajando os consumidores.
A comunicação eficaz tem foco no conteúdo e nas necessidades das pessoas.
# Marketing de Conteúdo
Também chamado de marketing de atração, é uma estratégia digital eficiente de geração de tráfego. O fundamento é oferecer conteúdo de valor, que seja interessante e se conecte com um público segmentado, fazendo com que ele se relacione com a marca. A melhor maneira de engajar e conquistar as pessoas é através de conteúdos de qualidade, que encantem no formato e nas informações passadas, oferecendo as soluções que as pessoas estão buscando.
O avanço da tecnologia mobile e o barateamento dos planos de dados pelas operadoras que proporcionam acesso rápido e prático da internet através de dispositivos móveis pode determinar uma predileção pelo consumo de conteúdos visuais, como imagens e vídeos.
Uma das ferramentas mais eficientes de engajamento que o Marketing de Conteúdo possui é o Storytelling, ou a arte de contar histórias. As marcas devem usa-la na criação de peças publicitárias com histórias que se conectem emocionalmente com seu público. E usar, em conjunto com a veiculação nas mídias tradicionais, estratégias digitais possibilitando um maior alcance da sua mensagem na internet, ambiente propício para a viralização e alcance de audiências de milhões de pessoas.
A intensificação em parcerias e investimentos em plataformas com audiências de interesse para propagação de suas mensagens, além de locais seguros, certificados e que garantam a qualidade dessa audiência é tendência. A ideia é que esses conteúdos se transformem em peças compartilháveis, levando a mensagem da marca ainda mais além.
# Influência
O marketing de influência é uma forma das empresas se comunicarem usando pessoas que o público conhece e reconhece, facilitando a entrega da sua mensagem. Sua lógica se baseia em confiança e engajamento de pessoas que consideram a opinião e a experiência de alguém, sendo influenciadas por ela. Existem também os micro-influenciadores, que possuem um comportamento mais orgânico, similar ao de uma pessoa comum com sua rede de amigos e familiares
A eficiência dos influenciadores digitais, independente da quantidade de seguidores ou da sua origem, reside na sua autenticidade e em falar diretamente com o consumidor, levando em consideração seus interesses e sua linguagem própria. Essa postura será cobrada pelos seguidores, mesmo quando uma ação é realizada em prol de uma marca.
# Anúncio x criatividade
O Google e vários outros parceiros dos segmento de mídia e conteúdo estão aplicando utilizando anúncios como exercício de criatividade. Isso porque, existem milhares de marcas disputando a atenção e interesse do mesmo consumidor e o seu anúncio precisa se destacar.
Não basta apenas animar imagens ou destacar o “preço à vista + frete grátis” em seu banner, é preciso ter uma metodologia de criação com artes e peças pensadas a partir de dados.
# Palavra-chave
O nome do Google Ads mudou em 2018 e o marketing por palavra-chave realizado pela ferramenta já está mudando radicalmente suas técnicas de performance que estavam se tornando ineficientes. A previsão é que os CPC e keywords deixem de existir e virão à tona os 3A’s do Google: audiência, atribuição e inteligência artificial (AI).
O Google é referência de sucesso quando se fala em colocar o usuário/cliente no centro da estratégia. E por isso, as grandes dicas são entender a sua audiência, pensar em como você atribui valor aos canais ao longo da jornada dessa audiência e então automatizar o seu sucesso.
# Voz
A previsão é de que em 2020, ao menos metade de todas as buscas seja por voz, conforme pesquisa da ComScore. Desde 2016 a pesquisa por voz já aparece em relatórios do Google Ads e o aumento nestas buscas estão crescendo cada vez mais no cenário nacional.
A chegada de assistentes pessoais, dispositivos de connected home e smartphones cada vez mais avançados está acelerando esse comportamento de buscas. Prepare as estratégias de canal da sua loja para atender essa tendência comportamental!
# Inteligência Artificial
Hoje, a Inteligência Artificial é uma das tendências de marketing que está revolucionando alguns segmentos do mercado e deve se intensificar nos próximos anos. Trata-se de um ramo da ciência que se dedica a criar programas de computador que possam simular algumas capacidades humanas, como raciocínio, percepção, tomada de decisões e resolução de problemas de forma a permitir interpretar grandes quantidades de dados, identificando padrões e tomando decisões baseadas nesta interpretação.
Algumas aplicações que devem se manter como tendência:
- Previsão do comportamento do consumidor a partir do rastreamento de seus passos pela rede. Essas informações podem ser usadas para aumentar as chances de conversão;
- Automação do atendimento a partir dos robôs popularmente conhecidos como chatbots. Eles permitem que a marca personalize o atendimento ao cliente no site ou estreite o relacionamento com o público nas redes sociais;
- Gerenciamento de comunidades através da automatização da comunicação com os seguidores da sua marca nas diversas redes sociais, respeitando as regras de cada uma, através do agendamento de postagens, comentando e curtindo publicações, entre outras ações;
- Curadoria e recomendações personalizadas, pois as pessoas amam receber indicações de qualidade e consumir conteúdo personalizado para suas necessidades e desejos;
- Mecanismos de busca com experiências mais completas e precisas para os usuários, se baseando na qualidade dos conteúdos criados;
#Chatbot
O consumidor quer independência, autoatendimento, de preferência digital, no horário e na conveniência dele. Por sua vez, o chatbot permite que uma empresa fique online permanentemente, para responder às dúvidas dos consumidores. Os “robozinhos” já respondem de forma automática às mensagens enviadas em plataformas como Whatsapp, Facebook Messenger e SACs de sites, possibilitando a automatização de tarefas repetitivas e burocráticas.
O marketing se confundirá cada vez mais com o serviço, o que exigirá a adoção de novas estratégias que impactem o relacionamento com o cliente e que também sejam utilizadas na captação de novos leads. Quando o cliente visitar o site ou as redes sociais da empresa, o software vai interagir com a pessoa, utilizando as informações do perfil do cliente para oferecer novos produtos ou serviços, explicando como funcionam e tirando dúvidas. Enquanto isso, continuará coletando informações importantes que poderão ser utilizadas, em tempo real, para finalizar a compra.
Big Data
Este significa uma gigantesca quantidade de informações em tempo real, sendo coletadas a uma grande velocidade, proveniente de inúmeras plataformas. Ao investir em sistemas que coletam e analisam estas informações, é possível automatizar as pesquisas de marketing, com análises preditivas, mineração de dados e o rastreamento de palavras-chave. Assim os profissionais de marketing conseguem definir o comportamento do cliente, da concorrência e do mercado, implementando novas estratégias de mídia, conteúdo ou promocionais, tanto para as mídias tradicionais quanto para as novas digitais.
Automatização
A automação em marketing é feita por uma plataforma focada na base de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço (lead) da empresa através do processo de nutrição de leads, usando softwares para automatizar envio de e-mails, monitoramento do tráfego e do comportamento deles.
O processo de automação também é responsável pela entrega de conteúdos diversos como vídeos, e-books, artigos de blog e posts em redes sociais com o objetivo de direcionar os leads à conclusão que o produto ou serviço da empresa é a melhor solução. Ao longo do processo, o software vai qualificando cada lead para determinar quem está mais preparado para abordagem de vendas. Com ele é possível estabelecer campanhas direcionadas a leads que estão em diferentes etapas do funil de vendas, de forma segmentada.
Geolocalizador
O sucesso da estratégia só foi possível com o avanço da tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global), em conjunto com o hábito das pessoas ficarem conectadas vinte e quatro horas por dia. Atualmente, é possível estimar, com uma precisão de alguns metros, a localização de uma pessoa, abrindo novas possibilidades de serviço para empresas e agências de marketing. Sua utilização deve ser feita em conjunto com as demais mídias.
Com essa estratégia é possível aumentar a quantidade de visitas nas lojas, levar clientes a supermercados em horários de pouco movimento, aumentar o número de test-drives em concessionárias, entre outros objetivos. Também é possível medir a taxa de conversão em vendas e ainda coletar diversos dados sobre os comportamentos adotados pelos usuários, tanto nas lojas, quanto nas redes sociais. E essas informações podem ser usadas para ajustar as próximas campanhas.
Prática
A popularização da internet permitiu o aumento do número de canais e tornou a forma de mensurar resultados mais eficiente. Assim, as tendências de marketing apontam que as marcas devem trabalhar a presença nas diferentes mídias de forma complementar, integrando sua comunicação para que ela se torne mais eficaz e alcance os consumidores, grande foco de todas as estratégias, no lugar e momento corretos.
Agora, se você tem algo a acrescentar, discordar, ou quer trocar uma ideia, deixe seu comentário. Nos conte sobre suas expectativas e planos para 2020!
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