Cada funcionalidade lançada (e são muitas) no Instagram perpetuam sua força como rede social do momento de forma que fica cada vez mais difícil se estabelecer fora dela sem aproveitar as oportunidades oferecidas. A novidades que mais impactou o Instagram foi a adição do Stories, em 2016, que praticamente extinguiu o Snapchat do mundo das interações. A funcionalidade acumula mais de 300 milhões de usuários ativos e continua expandindo em criadores de conteúdo e espectadores assíduos.
A grande questão para um empreendedor é o que fazer para engajar o usuário e convertê-los em oportunidade de negócios, porque sim, é possível vender por lá!
Cientes disso, listamos opções para que você movimente o Instagram Stories de sua empresa a seu favor. Vale a pena conferir:
# Chamada para ação
Por mais que o Instragram ofereça opções para que seus seguidores passem o máximo de tempo possível dentro da plataforma, você pode utilizá-lo como um canal poderoso para conseguir tráfego no seu blog e gerar vendas no seu e-commerce.
Para converter os visualizadores do seus Stores utilize a “call to actions”, na tradução livre “chamada para ação”! Independente se sua conta tem mais de 10 mil seguidores, o que possibilita adicionar links nos stories, ou não. Você precisa deixar claro o direcionamento que você quer dar aos seguidores!
Se a sua postagem é de um blog e está linkado no storie, escreva “arraste para cima para acessar nosso blog”. Se consegue colocar o link apenas na BIO, deixe isso exposto com “acesse através do link na BIO”. Procure sempre oportunidades de adicionar links ou encaminhar ao clique na Bio, essas chamadas são essenciais para incentivar que o usuário siga o caminho traçado no seu funil.
# Lives
Um tendência bastante evidente é o “vídeo ao vivo”, oportunidade maravilhosa humanizar sua marca mostrando os bastidores da empresa. Este é um método eficaz de deixar seu conteúdo mais orgânico, uma vez que ali não existem “efeitos”. Como diz o ditado popular, “quem saber faz ao vivo”!
As lives no Instagram são notificadas aos seus seguidores e aparecem destacadas. Uma ótima isca, não é mesmo? Resta apenas captar a atenção dele para que não desconsidere suas aparições.
# Edição
O usuário do Instagram, cada vez mais, tem a oportunidade de fazer “tudo por lá mesmo”, isso inclui edição de vídeos e imagens! Alinhamento, tipografias diferenciadas, margens, entre outras possibilidades podem ser exploradas antes da postagem do Storie.
Quando mais criativo você for, mais ricas ficarão suas postagens. Uma excelente vantagem para diversificar o conteúdo e encantar seus seguidores.
# Apareça
Você já ficou curioso para saber a rotina de uma empresa que você admira, ou saber quem está por trás de um negócio de sucesso?! Pois é, seus seguidores também têm essa sensação.
No pequeno espaço de tempo de um storie você pode dar indícios do clima que permeia sua equipe, qual o ambiente de trabalho na sua empresa. Dê ao seu espectador a impressão de que ele está por dentro de tudo, de que ele faz parte do seu universo.
Para muito além do Instagram, investir no employer branding pode trazer grandes resultados. Esta estratégia deve ser muito bem pensada e planejada por sua equipe de marketing e RH.
Mostrando os bastidores de sua empresa e explorar sua cultura através da satisfação dos funcionários e colaboradores, o que os motiva e momentos de felicidade, você pode transformar a forma como seu público enxerga sua marca e torná-la um verdadeiro “estilo de vida”.
# Enquetes
Talvez as enquetes sejam a funcionalidade mais útil do Instagram quando a estratégia é conhecer o seu público. Através dela você pode empoderar seus usuários, pedindo que ele escolha entre as duas opções de postagem de conteúdo ou talvez decidir qual o próximo produto deve entrar em promoção.
Você ainda pode saber quais são as preferências deles para orientar a próxima compra para seu estoque - saber se eles preferem roupas para dia ou noite, sandálias de salto ou rasteiras, por exemplo.
Conheça o máximo que puder do seu público… o que gostam de ler, qual a rede social preferida, em que ambientes gostam de estar. Tudo isso fará muito sentido para definição de sua “persona”!
# Teste
Através dos testes você pode explorar os conhecimentos acerca de sua marca ou até mesmo dar a ele a oportunidade de escolher o nome de um mascote da sua empresa, por exemplo. As pessoas gostam de desafios, de sentir que estão acertando ou participando de algo de valor.
# Pergunte
É como dizem, perguntar não custa. Peça dicas de ambientes para conhecer, de filmes ou peças para assistir. Tudo que você puder saber irá criar afinidades e orientá-lo sobre as preferências do público. Talvez isso te ajude a saber com quem fazer uma parceria para uma promoção ou sorteio, o que dar de brinde ou lembrança, quem homenagear em uma data comemorativa. Seja perspicaz e atento!
# Espontaneidade
Não perca um meme e talvez até se permita ser um pelo intervalo de 24 horas, prazo de duração de um Storie! Claro que não estamos falando aqui de exposição ou comentário polêmico que pode funcionar em sentido reverso a proposta de engajamento. Mas, não tenha medo de fazer seu cliente rir, sempre que puder demonstre estar antenado com o mundo, compartilhe notícias que você acha relevante sem perder o timing.
Se comunique com seu público ciente de que ele está “do seu lado”. A característica mais marcante do Stories é a naturalidade dos conteúdos. Não deixe de postar algo porque não está perfeito ou você não está se sentindo nos seus melhores dias… assuma erros, falhas e aproveite boas oportunidades de mostrar que é “gente como a gente”. Se prepare antes de postar, se estiver desconfortável ou for um conteúdo que requer maior dedicação, mas não deixe de fazer vídeos, ok?!
# Cative
15 segundo, o tempo de duração de um Stories, é considerado um intervalo limitado para chamar a atenção do seu público. Mas, se você for criativo, pode transmitir mais conteúdo em uma sequência de vídeos gravados antes mesmo de postar. Pode fazer ainda com que o usuário tenha a necessidade de pausar a tela enquanto estiver visualizando para saber mais acerca do que está sendo compartilhado. Incentive isso!
Só não abusa, tá bom? Preze pela usabilidade e deixe seu recado no tempo adequado para não sofrer com os “pulos” só pelo medo do tanto de “pontinhos” no Stories.
# Produtos
Aproveite o Stories também como uma vitrine virtual para sua empresa e, explore a exposição de novidades. Faça banners diferenciados com boa imagem, fontes maior que as oferecidas no Instagram. Seja criativo! No Stories você pode aproveitar as animações através dos gifs.
# Parcerias
Assim como as marcas, os influenciadores digitais são capazes de influenciar no comportamento dos consumidores. Saber aproveitar isso é imprescindível! É comum que as pessoas exponham suas vidas nos Stories, compartilhem seus gostos e afinidades. Imagine se seu produto fizer parte da rotina dessa figura que alcança muitos visualizadores fiéis? A visibilidade vai causar, no mínimo, curiosidade ou referência quando sua marca for vista em algum lugar.
# Anúncios
Você já deve ter visto vídeos patrocinados no seu perfil, não é verdade?! Então saiba que essa forma de anúncio não somente traz visibilidade para marca como otimiza as chances de conversão. Elas ficam ali, intercalando os interesses que as pessoas seguem e aparecem ali. Lembre-se de pensar nos objetivos para investir nos anúncios e não tenha dúvidas que este alcançam muitas pessoas!
# Geolocalização
Super simples de fazer e capaz de aumentar o engajamento de seu perfil de uma ótima maneira. Você deve apenas sinalizar o local de onde está postando no Instagram, especialmente se for em sua empresa. Assim, você estará norteando o usuário sobre onde poderá encontrar sua empresa - funciona como um convite. Além disso você o familiza com as marcas com as quais simpatiza e facilita que seja encontrado qualquer assunto compartilhado usando tal tag.
# Respostas
Se for mencionado, o mínimo que você deve fazer é responder e compartilhar. Isso é muito simples, a mensagem chega na sua caixa de entrada e você só precisa clicar na opção sugerida logo abaixo para que a imagem seja exposta em seu Stories.
Essa ação simples pode trazer bons resultados para seu engajamento. Primeiro porque funciona como uma espécie de depoimento e as pessoas são suscetíveis a seguir referências e indicações daqueles que consideram; Segundo porque ao responder menções e mensagens diretas, seu perfil é reconhecido pelo algoritmo do Instagram como um dos mais engajados, de forma que sua marca aparecerá cada vez mais para seus seguidores.
# Cronograma
Se além de saber as funcionalidades disponíveis para aproveitar no seu Stories você tiver uma estratégia organizada, sua empresa fica imbatível! Ainda que tudo seja feito de forma espontânea, é preciso saber o que será publicado a cada dia da semana a partir da compreensão dos momentos de maior audiência para as postagens.
Para criar seu calendário e cronograma de postagens, lembre-se dos hábitos da sua persona que você descobriu ao utilizar enquetes, testes, perguntas e as informações com dados que o próprio Instagram coleta sobre seu perfil comercial.
# Destaque
O prazo dos Stories é 24 horas, mas através do Highlights você supera essa limitação e pode destacar àqueles vídeos que deseja expor por ser um conteúdo chave de sua estratégia, garantindo visibilidade para o que for relevante.
Os vídeos antigos, que tiveram o prazo vencido, podem ser encontrados na opção “arquivar” do menu lateral do Instagram e, para destacar, você só precisa clicar no coraçãozinho que aparece na barra inferior, ao abrir o arquivo.
# Acompanhe
Não dá para tornar-se referência se você não tem ou sabe o que acontece com as referências ao redor, concorda? O próprio Instagram exibe referências que inspiram na criação de Stories.
Você deve ficar atento a como as outras marcas expõem seus produtos, como se posicionam e como são feitas as postagens mais comentadas. Mais que curtidas (a quantidade não está sendo mais explorada), se preocupe em oferecer um conteúdo de qualidade e ser um concorrente à altura de daqueles que trabalham com bons insights e estratégia.
Acompanhe também influenciadores, nunca se sabe quando surgirá uma oportunidade de estreitar laços e entrar em contato com ele.
# Efeitos
Não pense que os efeitos de vídeos disponibilizados para os Stories servem apenas para brincadeiras entre usuários. Escolha os melhores momentos e saiba que um efeito engraçado pode elevar seu Stories a um outro nível, ou em que momento um efeito dramático vai criar o sentimento que você quer para lançar um novo produto, por exemplo.
# Sorteios
O que pode ser melhor para aumentar a visibilidade de sua marca que ter seus consumidores desfilando com seus produtos? Ao promover concursos divertidos, que farão com que seu público queira participar e compartilhar a ideia, você premiará e será premiado.
Você pode inspirar a postagem com uma hashtag nos Stories ou ainda o compartilhamento de um banner produzido por você marcando o perfil da loja. Inove em variações!
# Oportunidade
Mostre cases de sucesso de seus clientes e tente converter seus visitantes em oportunidade também através de seus Stories. Exponha seu produto e sempre linque para a página de sua loja virtual. Incentive que seus usuários entrem em contato com seus vendedores e crie um caminho fácil para que isso aconteça.
Se quiser ter a “Sacolinha do Instagram” configurada ou mesmo criar um e-commerce a partir das postagens no Instagram para automatizar suas vendas nos contate para conhecer o Stokes, estamos preparados para ajudá-lo com soluções digitais inteligentes.
# Resultados
Você precisa entender o que está funcionando e também o que não está. É muito importante analisar seus resultados. Nas informações o Instagram permite que você veja a quantidade de visitas ao Storie, a taxa de rejeição e quantas pessoas estão clicando nos links disponibilizados.
Compare os dados para saber onde você alcança mais conversões, se com vídeos ou imagens. Saiba em qual horário sua conta obtem maior engajamento. Mude o que e quando for necessário.
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Depois dessas dicas esperamos que você esteja pronto para explorar o máximo possível as funcionalidades do Stories na sua conta do Instagram e que compartilhe conosco suas experiências. Nos conte quais você já usa e quais deseja passar a utilizar a partir do nosso auxílio. Comente e, se precisar, solicite orientações também, pois torcemos pelo engajamento do seu negócio, fazendo o possível para que ele se torne referência!
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