Para ter consumidores engajados em torno das nossas marcas precisamos garantir, em primeiro lugar, o envolvimento dos funcionários com as propostas da empresa. Afinal, é este time de colaboradores que está na linha de frente, transmitindo para os clientes nossos diferenciais, não é verdade?!
Obter defensores internamente é tão complexo quanto conquistar clientes finais, mas cada dia mais importante, especialmente para quem investe no Employer Branding - “reputação como empregador” em tradução livre. Este conceito normalmente é associado ao sucesso das empresas na seleção e no recrutamento de talentos, mas o ideal é pensar nele também no caso da conservação.
Quando analisando o que a empresa pode melhorar na sua imagem perante os funcionários, normalmente pensarmos nas políticas de remuneração, mas embora esse seja obviamente um fator importante, não é suficiente para a gestão. É aí que o seu time de Marketing pode se juntar ao Recursos Humanos para melhorar aspectos relacionados à satisfação e engajamento dos seus funcionários, aumentando sua retenção e também a visão do mercado sobre a sua empresa.
Ao decorrer desse artigo você saberá como funciona essa união com iniciativas importantes para o Employer Branding, pensando em como é possível elevar o nível de satisfação dos colaboradores. Acompanhe!
Pontos positivos
O Employer Branding pode ser compreendido como estratégia que visa a construção e a manutenção da imagem positiva da empresa. O alvo desta, no entanto, são os colaboradores e não os clientes finais. Claro que as ações não são dissociadas, uma vez que a empresa ser reconhecida como boa empregadora interfere positivamente na percepção dos clientes finais sobre a marca.
No contexto empresarial não se pode duvidar da importância de que o RH tenha uma visão estratégica de suas atividades, no entanto, um projeto bem-sucedido precisa envolver outros setores da empresa e um deles certamente é o Marketing.
O Employer Branding é um projeto de longo prazo e, para que a implementação seja bem-sucedida, é preciso definir os valores que sustentam o negócio. Num universo em que os valores são cada vez mais in ambiente no qual as companhias dependem cada vez mais complexos para se diferenciar da concorrência, ter pessoas que ajudem a difundir as qualidades faz muita diferença nos resultados.
Além disso, essa “reputação” acaba tendo um impacto positivo também nos níveis de produtividade da empresa porque, se estamos satisfeitos com o nosso trabalho e temos orgulho da empresa, redobramos os esforços para corresponder às expectativas do empregador. Isso porque, se atuamos numa companhia que se destaca como um bom lugar para se trabalhar, temos consciência que nossa posição é mais disputada.
Em termos financeiros, o Employer Branding elevado contribui principalmente com a redução de custos nos processos de seleção e contratação, uma vez que a atração de pessoas mais qualificadas é facilitada, reduzindo o tempo e o volume de recursos geralmente demandado nesse tipo de processo.
Ainda podemos notar que, quanto melhor a imagem da empresa, mais fácil estabelecer boas negociações, uma vez que os fornecedores entendem que podem agregar valor à sua operação quando se associam à empresas que têm boa reputação.
As marcas que conquistam posição entre “as melhores empresas para se trabalhar no país” acabam ganhando grande visibilidade da imprensa, justamente porque esse aspecto é relevante tanto para pessoas que pensam em construir suas carreiras quanto para os consumidores. Com a internet e o engajamento cada vez maior por parte dos compradores, eles se preocupam também com o processo por trás dos produtos ou serviços adquiridos. Então, se a sua empresa tem um bom trabalho de Employer Branding, tem chances de conquistar prêmios e também conquistar clientes.
União
Sabemos que Branding, como papel do Marketing, envolve todas as ações voltadas para a percepção das pessoas a respeito da sua marca, para torná-la mais desejada, positiva e bem vista na mente dos consumidores. No Employer o ideal é utilizar a expertise das ações de gestão da marca externamente para criar boas ações internas. Assim como as ações externas tem uma persona, são pensadas com um objetivo e precisam ser constantes, as ações internas precisam cumprir estes pontos também.
Assim como você não deixaria qualquer pessoa fazer a gestão de sua marca, é fundamental que o RH e o Marketing caminhem juntos quanto às ações internas de fortalecimento da marca, para que cada um use o que tem de melhor para contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia de Employer.
O papel do RH é, principalmente, o de identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa, para criar um plano de ação direcionado, que prioriza os setores e aspectos que mais precisam de atenção. O Recursos Humanos é o setor que perceberá exatamente com o que e como as rotinas da empresa tem afetado os colaboradores e é também responsável pela execução e os recursos utilizados, além dos planos de ação corretivos, de acordo com os resultados gerados em cada ação.
Por sua vez, o marketing poderá ajudar, primeiro, na elaboração de ações pensadas nos seus colaboradores e, segundo, na análise dos resultados dessas ações. Acostumados a usar a criatividade para conquistar pessoas para a sua marca, poderão criar um bom plano de ações que sejam constantes e ao mesmo tempo eficazes, contemplando todos os colaboradores, além de analisar as ações com base em números e no acompanhamento dos resultados práticos.
O marketing pode ainda unir-se ao RH para contribuir com a atração de novos talentos, criando campanhas em seus canais para aumentar a visibilidade das vagas ofertadas pela empresa, e ser um novo meio de ampliar as possibilidades do time de RH.
Conclusão
Os benefícios alcançados através de ações de Employer Branding são inúmeros, impactando tanto os resultados internos quanto os externos à sua empresa. Além dos insights que podem partir dos gestores e das próprias equipes, o time de Recursos Humanos pode contar com um especialista em Branding: a equipe de Marketing. Além de um bom alinhamento é fundamental que essa parceria tenha objetivos específicos, que dependerão do quanto a cultura da empresa está clara e do quantas informações o time de RH já tem sobre os colaboradores.
Para começar, indicamos que seja construída uma base de dados a respeito dos melhores e piores aspectos da empresa do ponto de vista dos colaboradores, para saber exatamente o caminho a trilhar. Experimente também fazer benchmarks com outras empresas, para conhecer o que eles tem feito, o que tem dado certo e aprender com as experiências dos outros.
Tenha em mente também que os resultados não vão aparecer de uma hora para outra. Caso precise de ajuda ou queira trocar ideias, nos procure, pois amamos contribuir para que empresas se desenvolvam e melhorem a cada dia!
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