Além de melhorar a percepção das pessoas com a marca, ao mesmo tempo que as ações de Employer Branding fazem parte da cultura, a fortalecem.
Tais ações são um sinal de que a empresa se importa com os seus funcionários através de atitudes práticas para melhorar a vida de todos. Ao mesmo tempo, essas ações são uma maneira de reforçar para toda a equipe a importância e os pontos específicos que envolvem a cultura de uma empresa.
Então, se o seu negócio ainda não tem pontos chave que norteiam todas as ações e o propósito pelo qual a empresa existe, você precisa compreender e documentar os pilares do seu negócio. As suas ações serão um reflexo deles e também ajudarão a enfatizá-los, mantendo todas as pessoas alinhadas por um mesmo propósitos e pautada nos mesmos valores.
Vamos ver nesse artigo os aspectos que ajudam a construir a reputação de sua empresa de forma que ela figure entre as mais desejadas para trabalhar. É importante lembrar que, assim como acontece com o branding, ações isoladas não funcionam nessa área, é precisa que haja um conjunto de iniciativas.
O primeiro passo é definir os valores que sustentam o negócio. Um projeto de Employer Branding precisa ser orientado pela sua cultura empresarial.
Estratégia
Garanta que a marca estabeleça missão, visão e valores que diferenciem seu negócio. Nem todas as empresas oferecem a devida atenção a essas informações essenciais, reproduzindo elementos que não se alinham ao modo operacional nem condizem com os objetivos da organização. A partir desta questão, analise iniciativas que influenciam positivamente o Employer Branding:
Planejamento
Um projeto de Employer Branding leva tempo para ser consolidado, por isso, a melhor estratégia é fazer um planejamento, documentando o que pode ser feito a curto, médio e longo prazo. A definição das iniciativas deve considerar os objetivos, recursos disponíveis, cronograma viável baseado em dados reais e indicadores que serão empregados na mensuração dos resultados.
Os indicadores são muito importantes porque sem acompanhar os KPIs adequados é impossível avaliar a efetividade das ações. Uma ótima opção avaliar o grau de satisfação dos colaboradores com a empresa a partir de um formulário. Uma ideia facilitadora é ter um software que ajude tanto no gerenciamento de todos os colaboradores, quanto para retenção e análise desses resultados que também serão uma excelente base para pensar nas novas ações, gerando um plano de ação estratégico em busca de ressaltar os pontos fortes e correção dos pontos de maior atenção e crise.
Foco
Ter políticas apropriadas de remuneração e de capacitação para todos os níveis da empresa é ideal, mas é fundamental definir grupos prioritários justamente por terem uma função estratégica para o sucesso da operação. Assim como acontece na relação da marca com seus consumidores finais, existem segmentos dentro da empresa que vão gerar resultados mais rápidos e ajudar na implementação do projeto. Claro que é impossível elevar a reputação da empresa como empregadora sem obter o engajamento da liderança e os gestores de cada área têm um papel fundamental nesse processo, uma vez que obtêm o feedback direto dos colaboradores.
Experiências
Ainda que as pessoas representem funções diferentes para as empresas, a verdade é que o seu colaborador deve ser visto como um consumidor potencial da marca, o primeiro a validar as suas iniciativas. No ambiente interno é importante pensar que não basta ter boas iniciativas, é preciso comunicá-las de forma apropriada para que haja a repercussão adequada. O Employer Branding depende da forma como a empresa é vista pelos colaboradores e possíveis candidatos e não da maneira como ela se enxerga!
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo pode ser uma excelente estratégia a ser adotada por fortalecer o relacionamento estabelecido com os colaboradores e ajudar no seu processo de educação. Sabemos que o valor da sua marca pode ser impactado pelas informações que são compartilhadas pelos seus colaboradores, não é?
A melhor estratégia é monitorar as citações sobre a empresa e garantir que o compartilhamento seja usado a favor da empresa, a partir de uma ação proativa. Porque não reconhecer a excelência dos profissionais e incentivá-los a produzir artigos, se precisamos de conteúdos de qualidade para fortalecer a autoridade da marca? Por que não estimular as equipes a produzirem materiais específicos para resolver determinado problema da operação?
O que não faltam são possibilidades de garantir que os profissionais trabalhem em prol da reputação da empresa. O principal é ter um plano de divulgação estruturado, alinhado entre as diversas áreas da empresa. As iniciativas de Employer Branding podem ser lideradas pela área de RH, mas o sucesso da estratégia depende do envolvimento da direção e também do alinhamento com marketing e comunicação. A partir daí a empresa vai conseguir uma comunicação autêntica,com mensagens que realmente refletem os valores que fazem parte do dia a dia da operação.
No dia a dia, além de desenvolver materiais específicos para o público interno, lembre-se de que a equipe deve ser priorizada. Ela precisa ter acesso e validar tudo o que vai ser usado na comunicação da empresa. Quanto mais envolvido o colaborador estiver com os processos internos, melhor. E quanto mais positiva for a imagem que ele tem da empresa, maiores as chances de a companhia ter sucesso com sua estratégia de Employer Branding!
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