Muitos consumidores conhecem os produtos e algumas particularidades das empresas através das redes sociais. Dados provam que cada vez mais pessoas estão procurando soluções para problemas no Instagram em vez de escolher o Google, por exemplo. Pelo menos 50% dos usuários do Instagram fazem pesquisa de produto nas redes sociais e 42% das pessoas já fizeram algum tipo de compra por lá.
Toda estratégia de marketing começa pela atração e, não é novidade para ninguém que Instagram é um rede visual, o primeiro passo para vender o seu produto é atrair seu público pela beleza. Então, é preciso fazer valer a visita para receber o merecido follow.
Manter seu feed bonito e atrativo serve para tornar a sua página uma vitrine online dos seus produtos. O Instagram tem algumas funcionalidades que sempre levam conteúdo novo para os usuários, como a aba Explorar e os anúncios, tanto na timeline como no Stories. Imagine que alguma foto do seu perfil chamou a atenção do usuário nessas situações e ele foi até o seu feed ver mais conteúdo. Sabemos, imagens valem mais que mil palavras e é a primeira impressão q?u?e? ?f?i?c?a? que vai fazer sua página conquistar quem não te conhece. Ou aquele novo usuário se encanta com o seu perfil e começa a te seguir ou você afasta ele e perde a oportunidade de vez por causa do seu perfil bagunçado, confuso e poluído visualmente.
Assim que um usuário entra em seu perfil, ele irá analisar 3 primeiros pontos importantes. Número de seguidores, porque o ser humano atua por imitação e tendência de forma que quando nos deparamos com grande número de seguidores, nossa curiosidade é aguçada querendo saber o motivo de tantas pessoas acreditarem naquela marca; Relevância do conteúdo, pois cada elemento da comunicação se torna fator decisivo na hora do seus potenciais clientes te amarem ou odiarem; Harmonia das postagens, a forma que você irá apresentar seu conteúdo!
Batemos na tecla de que um feed organizado e fiel ao seu produto é importante para passar uma boa primeira impressão e atrair mais clientes, além disso, essencial para fazer a venda acontecer. Com o número de usuários cada vez maior na plataforma, se destacar das demais imagens do feed se tornou um requisito que envolve planejamento e estratégia para as marcas.
Neste artigo vamos conversar sobre como organizar o feed do Instagram para que ele fique “de cair o queixo”. Preparado para ser um organizador de feed? Segura estas dicas!
Vantagens
Organizar o feed do Instagram é mais do que uma estratégia para tornar o perfil bonito e harmonizado. Apresentar os produtos por meio de vídeos e fotos no Instagram é uma maneira de demonstrar aos potenciais clientes as capacidades da marca.
A intenção é fazer com que as pessoas passem mais tempo dentro do perfil, interagindo com as publicações e se encantando com a qualidade das imagens. Isso aumenta as chances das publicações aparecerem com mais frequência no feed das pessoas e, como consequência, potencializar o número de seguidores e negócios fechados.
Com a forma de organizar as postagens você estabelece uma estética para o perfil, ótima para a identidade visual e estabelecer um branding digital da marca. A harmonização das imagens pode ser inspiradora e atrair pessoas de outras empresas em busca de parcerias.
Vitrine online
Ao transmitir a estética e a identidade virtual da marca, um feed organizado no Instagram assume o papel de uma vitrine online. Construa um portfólio apresentando os produtos e as soluções de maneira criativa e visualmente agradável para impactar positivamente o engajamento de cada publicação.
Use hashtags compatíveis com o que é apresentado, faça stories, preze pela qualidade das publicações, interaja com as pessoas, poste com frequência. Um bom engajamento ajuda a vender mais e a estabelecer um relacionamento mais sólido entre a empresa e o público. A interação impacta positivamente na fidelização e na retenção de clientes, indicadores imprescindíveis para crescimento de qualquer negócio.
No Instagram, as publicações não aparecem mais em ordem cronológica no feed dos usuários. Para que os posts apareçam, são analisadas questões como parentesco, preferências e se o usuário interage com frequência com determinado perfil.
Planeje
Para começar a harmonizar seu perfil, você terá que se dedicar a esta atividade tanto quanto para qualquer outra que considere importante!
# Ter a persona definida também é essencial para estabelecer o estilo de publicações, encontrar o padrão do layout das imagens ideal. Você exibirá pessoas interagindo com o produto? é importante para seu público a exibição do preço? haverá frases de efeito? as imagens serão retangulares ou quadradas? O que você escuta? O que você assiste? O que você lê? Tudo isto interfere na percepção que as pessoas terão da sua empresa! É uma questão de visão de mundo. Quanto mais você conhece, mais você pode inovar! Conheça a sua persona e saiba aplicar este conhecimento.
# Se você não tem identidade visual estabelecida, aposte em terceirizar esse trabalho com um estúdio de design. A criação em um estúdio profissional inclui sustentação de marca, determinação de cores, tipografia e aplicações on e off que vão direcionar toda a produção de conteúdo da sua marca. Se você ainda não tem como investir num estúdio profissional, uma ótima opção é desenvolver um moodboard para orientar a produção das fotos e vídeos. Ele é um painel de referências visuais que vão servir de inspiração. A sua empresa precisa se adequar ao público e não o inverso. Não adianta copiar outros feeds, você pode pegar referências, mas crie o planejamento e use-o para deixar seu perfil alinhado.
# Defina os tipos os tipos de fotos e os assuntos que estarão presentes no seu perfil. Fotos de pessoas vestidas, bastidores do estabelecimento, clientes usando as peças, frases motivacionais, dicas de looks, objetos que combinam. Procure definir 6 temas principais para o seu feed do Instagram e então crie uma organização das imagens.
# Escolha uma paleta de cores, pois imagens que chamam mais a atenção se destacam pelo uso consciente da cores. Você pode escolher um tom principal e duas ou três cores secundárias com o objetivo de fazer com que o tom base seja destaque em todas as fotos, dando personalidade ao seu feed do Instagram. Dessa maneira, você ganha um pouco mais liberdade para postar uma sequência de fotos, já que a única “exigência” é que a imagem tenha determinada cor. Você pode definir os tons que são tendência no momento, que estão presentes na sua logomarca ou até mesmo aqueles que refletem a sua personalidade artística.
# Faça fileiras de fotos que combinam entre si. No perfil, cada linha comporta 3 imagens, portanto, é possível harmonizá-las. Ao pensar em blocos, é possível variar os estilos, dividindo as publicações em 3, 6, 9 ou 12.
# Use sempre os mesmos filtros. Dificilmente uma imagem vai ficar tão boa no feed do Instagram sem os filtros e edições. Escolher sempre os mesmos na hora de editar as fotos é uma forma de manter a harmonia das imagens no feed do Instagram. Dessa maneira, as cores, os contrastes e o brilho sempre vai ficar parecidos É claro que sempre vai ter algum filtro que vai ficar melhor que outro de acordo com a foto, mas tente pensar no seu feed do Instagram como um todo.
# Crie um mosaico de fotos, um conjunto de imagens que, juntas, formam um grande retrato no feed do Instagram. Essa técnica é interessante para mostrar uma foto que merece destaque, como o lançamento de uma coleção.
# Baixe apps para organizar feed do Instagram pois eles ajudam a ter uma noção de quais fotos combinam mais e qual a melhor forma de postá-las. Alguns deles permitem que você faça upload das imagens que pretende postar e organizá-las até encontrar o posicionamento correto no feed do Instagram. Além disso, também é possível programar as imagens, entre outras funcionalidades.
# Estabeleça um plano para as publicações, tendo horários e frequência definidos. Evite que todas as imagens sejam de vendas. Mescle fotos com intenção de incentivar a interação do público, esta é uma maneira de fortalecer a comunicação e aumentar o engajamento.
Aplicativos
Separamos alguns aplicativos que testamos para indicar. São bem fáceis de utilizar e que podem deixar a organização do feed mais dinâmica:
- O UNUM permite tem a maior aceitabilidade para organizar feed do Instagram. Nele você importa suas fotos postadas em seu perfil e deixa espaços em branco para uma melhor visualização do conteúdo. Além disso, ele também oferece ferramentas para edição de imagem, incluindo filtros e até figurinhas. Ele possui uma ferramenta que permite que você recorte fotos e as publique em várias partes separadas. Você também terá acesso a uma série de gráficos que mostrarão os melhores horários para postar, níveis de interação e hashtags. Esse queridinho das blogueiras organiza, edita e posta!
- O Preview é uma ótima escolha para quem deseja investir na identidade visual sem ocupar muita memória do celular. É um dos apps mais leves e completos para edição de feed. Nele, você também pode montar suas postagens, editar, mover fotos agendar e visualizar alguns gráficos e métricas. Ele pode ser usado off-line e tem menos variedades de filtro e recursos de edição, se comparado com o UNUM.
- O VSCO permite escolher predefinições para as imagens e vídeos, além de oferecer ferramentas de edição que tornam o trabalho mais fácil. É possível criar fotos e vídeos de melhor qualidade visual no celular.
- O Gallery Organizer é ideal para quem trabalha com mais de um perfil do Instagram. Ele permite simular as postagens para ver como ficará todo o grid.
- O Instagrid Post é um aplicativo criado exclusivamente para criação de um mosaico de fotos.
- O Gerenciagram pode agendar imagens para postar, facilitando sua vida e diminuindo o tempo que você teria que gastar para publicar. Não tem o recurso para organizar feed do Instagram, mas possui os mais completos gráficos de dados sobre seus seguidores, interações, engajamentos, melhores dias e horários para postar e entre outras métricas.
- O POSTGRAIN é uma ótima forma de manter seu feed organizado e seguir o planejamento de publicações é agendando posts no Instagram. Assim, você consegue planejar seu feed com antecedência e deixar ele todo pronto, pro trabalho ser feito automaticamente! É possível agendar publicações e, de quebra, otimizar seu tempo, te deixando mais livre pra criar os conteúdos futuros para o seu perfil.
- ADOBE LIGHTROOM é um aplicativo de edição de fotos que vai te ajudar a manter uma consistência nas suas edições. Ele perfeito para você criar seus próprios presets ou comprar filtros prontos. Basta usar em todas as suas fotos que já vai dar uma alinhada bem legal. Com o Lightroom é possível criar presets definidos de filtros e usar em todas as fotos.
Conclusão
Não é uma tarefa fácil organizar o feed do Instagram, por isso não desanime caso as primeiras tentativas não deem certo, mesmo que pareça que esta organização está travando sua criatividade. Lembre-se que é importante pensar no feed como um todo para passar a melhor imagem para os seguidores.
Manter posts com uma estética agradável é uma estratégia muito utilizada, principalmente por marcas de cosméticos e moda. As empresas precisam de conversões de clientes e resultados rápidos e esta é uma ótima porta de entrada! Se inspire em perfis como Quem disse Berenice, Cacau Show, Natura, Converse e Melissa.
Você já tem uma estratégia de feed sendo executadas? Compartilha conosco os benefícios. Envia este artigo para sua equipe e aquele amig@ empreendedor.
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