As inovações mercadológicas afetam especialmente o funcionamento do mercado virtual. O varejo, até mesmo aquele que possui apenas loja física mas divulgam campanhas publicitárias realizadas em redes sociais, é impactado diretamente pelas mudanças cujas alterações repercutem de maneira quase que automática. Uma certeza: impossível ficar alheio à modificações digitais da Era da Informação!
Se você é varejista e deseja continuar crescendo no mercado online em 2020, fique atento às tendências que relacionamos a seguir. Especialistas do setor de compras online afirmam que a experiência do usuário e a IoT (Internet das Coisas) serão os grandes destaques do comércio eletrônico nos próximos anos.
O e-commerce passa por uma revolução de novas tecnologias, plataformas e ferramentas que surgem com o objetivo de personalizar a experiência do cliente, otimizar tempo e aumentar vendas, por consequência.
Pesquisa da Mastercard relata que 63% dos brasileiros realizam pagamentos por meios digitais em seus smartphones e 90% dos entrevistados disseram estar dispostos a utilizar novas tecnologias de pagamentos no futuro. Em 2017, pela primeira vez, as transações por cartão (crédito, débito ou pré-pago) superaram as movimentações com dinheiro físico chegando a R$ 1,36 trilhão contra R$ 1,31 trilhão do dinheiro em papel, de acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito). A previsão do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE ) é de que até 2030 o dinheiro físico seja completamente substituído pelo digital.
Cada vez mais os consumidores preferem soluções inovadoras que facilitam o dia a dia e o tempo está correndo a favor. Estar atento nas trends é uma das maneiras de não ficar para trás. Então, vamos às principais tendências relacionadas ao mercado e especificamente aos meios de pagamento para e-commerce:
O MUNDO NA PALMA DO MOBILE
Uma pesquisa da Criteo (2018) apontou que mais de 50% das transações em e-commerce em todo o mundo são feitas através de dispositivos móveis e que a taxa de conversão é 3x maior nos aplicativos em relação ao mobile web.
Isso mostra a importância de ter um site responsivo e preparado para as vendas via celulares, smartphones, tablets, entre outros aparelhos, para que você possa aproveitar as oportunidades de negócio em todos os ambientes virtuais. Se sua loja ainda não tem uma versão virtual, pense nessa possibilidade e conte com o #teamlince que tem iniciativas como o Stokes para automatizar seus processos.
QUEM TEM VOICE COMMERCE CHEGA MAIS LONGE
O Voice Commerce é a compra online realizada por comandos de voz. Segundo projeção da ComScore, até 2020, metade dos pedidos virtuais receberá ações por voz.
A popularização desse mecanismo se deu principalmente por conta de assistentes de voz, como Siri e Alexa. Já viu alguém falando “Ok, Google” no microfone do smartphone para traçar uma rota no GPS ou pesquisar? Isso é só o começo.
MEU ASSISTENTE É UM ROBÔ
Os chatboats automatizados, mais conhecidos como robôs inteligentes, já são assistentes comuns no e-commerce e, pela praticidade que oferecem para atendimento, continuarão sendo. Eles são capazes de apresentar soluções, responder dúvidas, agendar horários, entre outras ações, de forma automatizada, sem a intervenção humana.
A intenção é que esses robôs alcancem um nível de conversação muito próximo ao dos humanos e, com isso, as empresas ganharão em economia e tempo para seus funcionários se dedicarem à outras tarefas, diminuindo o fluxo de solicitações repetidas.
Por sua vez, o consumidor fica satisfeito com um atendimento rápido. Segundo pesquisa realizada pela Statista, 34% dos entrevistados se disseram confortáveis em serem atendidos por robôs no momento das compras em e-commerce.
Mesmo quem ainda não pode investir nesse setor, pode recorrer a algumas soluções gratuitas que oferecem respostas prontas,embora estas não tenham o mesmo nível dos bots dotados de inteligência artificial. Exemplos são o Whatsapp business ou o Facebook para empresas que agilizam ao consumidor o atendimento inicial.
MULTITAREFA É O OMNICHANNEL
Oferecer diversos canais de atendimento para o consumidor é uma tendência de mercado antiga, mas que se tornou uma obrigação ao empreendedor que busca se destacar e continuar crescendo. Isso significa que para seu negócio não se perder, ele precisa estar presente nas redes sociais para ser encontrado virtualmente pelo consumidor que procura informações.
Nesse contexto vale utilizar canais de atendimento com opção de contato via Whatsapp Business oficial da loja e manter atualizado o perfil da empresa no Google Meu Negócio. Ambas as opções são gratuitas e aumentam muito a visibilidade do seu negócio perante o consumidor.
EM TERRA DE IoT QUEM TEM INTEGRAÇÃO É REI
A Internet das Coisas (IoT) possibilita a conexão entre dispositivos, aumentando a conexão da sua loja diretamente à tela do seu consumidor, além de permitir que a Inteligência Artificial (AI) aumente ofertas instantâneas, inovando na automatização e melhoria da experiência do cliente com recursos como a Realidade Aumentada, que permite serviços cada vez mais personalizados.
Já pensou em permitir que, através de um aplicativo em seu celular celular, o cliente possa simular como uma cor de tinta ficaria na parede de sua sala em tempo real? Isso é uma das possibilidades da Realidade Aumentada que, através do uso da IoT e AI, atrai clientes e aumenta potencialmente o fechamento do negócio em seu e-commerce.
DINHEIRO DIGITAL É O NOVO REAL
Moeda digital, bitcoin, enfim, dinheiro digital. O cliente só precisa ter uma conta ou carteira digital para fazer suas movimentações online e realizar pagamentos em e-commerces, por exemplo, tudo muito rápido, prático e seguro. Essas que por hora são tendências, em pouco tempo serão tecnologias comuns no varejo online!
QUEM NASCEU PARA QR CODE NUNCA SERÁ CÓDIGO DE BARRAS
O QR Code é uma espécie de código de barras, em 2D, que pode ser escaneado diretamente pela câmera do celular, levando o usuário para a página de pagamento em algum site ou aplicativo previamente instalado no aparelho. É rápido, fácil e prático.
APROXIMA A NFC PARA EU RECONHECER
O pagamento por aproximação, como é mais conhecido a NFC , sigla que em português literal seria Comunicação por Campo de Proximidade, é o meio de pagamento com o qual basta aproximar o celular, ou qualquer outro objeto que esteja cadastrado, à máquina de cartão/pagamento do estabelecimento. A distância de 10cm é o bastante para que a conexão seja feita e o pagamento realizado.
ASSINA COM BIOMETRIA
O leitor biométrico faz a leitura da impressão digital do cliente e pronto, o pagamento está feito. Simples assim. Talvez o meio de pagamento mais seguro, que ainda vai crescer muito no Brasil e no mundo.
CARA, RECONHECIMENTO FACIAL
Tecnologia que reconhece o rosto do cliente para realizar transações, o reconhecimento facial é meio de pagamento mais seguro e que está em fase de implantação no Brasil, embora seja usado em diversos países.
COMPRA LÁ, BUSCA CÁ
Para resolver a questão das dimensões continentais brasileiras que impedem que marcas alcancem consumidores em locais distantes, as empresas têm investido cada vez mais na logística de “pontos de retirada” de mercadoria. Isso diminui o preço do frete e torna a compra do produto mais acessível para o consumidor e menos complicada para as empresas.
Além disso, este modelo descentraliza a logística do negócio e permite estreita a conexão entre o mercado on e offline.
Agora você que você está contextualizado com as tendências, quais pretende tornar realidade em seu negócio o quanto antes? Quais já utiliza? Nos conte suas experiências nos comentários!
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