Desde 2016 o Instagram passou a exibir o feed de acordo com a relevância do que está sendo entregue, ao invés da ordem cronológica. Isso quer dizer que um post bem elaborado pode render mais alcance, comentários e curtidas.
Quanto mais chances de o seu público se envolver com o seu conteúdo, melhor será o dia e horário da postagem. Esse critério é importante porque quanto mais gente ver e interagir, mais os algoritmos do Instagram entregarão os seus conteúdos.
Em seu blog, a rede social explicou que “a ordem das fotos e dos vídeos no seu feed será baseada na probabilidade de você se interessar pelo conteúdo, pelo relacionamento com a pessoa que postou e pela oportunidade da postagem”.
Cientes disso, pensamos em te ajudar mostrando nesse artigo como você pode ver e perceber qual o melhor período de realizar um post no Instagram. De antemão, não podemos afirmar que existe um horário específico para você postar, pois isso depende de cada perfil.
Então, para encontrar o melhor horário para seus posts, você deve considerar o seu público e quais são os dias e horários que eles estão mais presentes nas redes sociais. Faça testes, com base nas métricas disponibilizadas quando se tem um perfil comercial, e acompanhe quais os momentos que o seu público mais interagiu.
Fique atento pois é importante que a sua postagem tenha um bom alcance e engajamento logo nas primeiras horas em que foi publicado.
Público
Para pensar um estratégia de postagem você deve ter respostas para perguntas como quem é o seu público, qual a idade deles, onde moram, onde trabalham e quais redes sociais eles mais usam. É possível descobrir isso tudo através das métricas que o próprio Instagram proporciona.
Como não é possível determinar um melhor horário universal, uma vez que isso depende dos hábitos do seu público, salientamos que saber se o seu público acessa mais a rede durante a noite das sextas-feiras, por exemplo, é primordial.
Concorrência
Você sabe em que postagens seus concorrentes ganham mais comentários e curtidas? Que tal observar? Se você percebeu que em determinados horários em que você está ausente o seu público interage com seus concorrentes, considere fazer alterações e programar suas postagens baseadas nos picos de audiência das pessoas que estão no mesmo segmento que sua empresa.
Localização
Saber onde o seu conteúdo chega é importante para compreender qual o melhor horário de cada localidade. Isso não quer dizer que você precise ter um horário para cada estado, mas precisa estar atento nos horários em que você consegue publicar para alcançar o maior número de usuários da plataforma.
O ritmo da Bahia pode ser bastante diferente de São Paulo, mas, com certeza, há um horário especial em que ambos estarão conectados e prontos para interagir - todo mundo faz intervalos para refeições e finalizam o expediente, correto?!
Hábitos
Faça inúmeros testes para testar as estratégias e identificar um horário que é ótimo para seu perfil. Não pare de testar encontrando um horário bom, refaça testes e tente novas estratégias pois há sempre outras possibilidades e os hábitos de audiência mudam constantemente.
Experimente dias e horários diferentes durante um mês, depois de um outro jeito no mês seguinte e continuar nesse ciclo de testes. Crie relatórios das métricas do Instagram para acompanhar em quais momentos você teve mais alcance e engajamento. Determine com qual frequência você executará novamente as suas estratégias.
Fidelização
Não adianta ter as melhores ferramentas de agendamento de posts ou a melhor estratégia para horários de pico se você não tiver bons conteúdos. Você precisa, além de planos e metas de alcance, seguir um padrão de qualidade de posts. As pessoas estão te seguindo porque você prometeu algo para elas.
Compreenda as necessidades do seu público para, a partir delas, conseguir “alcançar a dor” de cada um. Mostre que não há porque se arrepender em confiar no que você propaga.
Aqui no blog nós postamos artigos que podem te ajudar a pensar seu conteúdo, especialmente os direcionados à venda. Nos acompanhe e ponha as dias em prática para descobrir qual o melhor horário para suas postagens. Nos conte, nos comentários, o que você achou e se já encontrou seu horário. Até a próxima quarta-feira!
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