Você já deve ter percebido que a comunicação hoje em dia se direciona quase que totalmente para o Whatsapp, seja para uma conversa casual ou para negócios. Este aplicativo tem um grande potencial até mesmo para auxiliar as vendas.
Você sabe como potencializar seu negócio com a versão específica do WhatsApp? Daremos boas dicas aqui. Continue lendo!
O objetivo do WhatsApp Business é justamente facilitar a comunicação e estreitar o relacionamento das pequenas empresas com os seus clientes. Além de ser um aplicativo 100% gratuito e de fácil utilização, ele permite uma relação muito mais direcionada com os seus contatos.
Se você utiliza a versão comum do Whatsapp, sabe como ele é capaz de tornar a comunicação mais dinâmica. Imagine então como essa rapidez e versatilidade aplicada à transações comerciais pode implicar em aumento das vendas!
Com a versão comercial e utilizando as táticas de marketing corretas, fica muito mais fácil aumentar sua conversão.
Identificação
O Whatsapp Business te permite ter um perfil mais completo, indicando que é uma conta que pertence a uma empresa. Você pode incluir o nome da empresa, site, endereço e horário de atendimento.
Você pode criar uma conta comercial com o número de telefone fixo do seu delivery, caso você não queira divulgar um novo número apenas para usar o WhatsApp. O processo para criação da conta é o mesmo, mas na etapa de verificação você deve selecionar a opção “Me ligue” para receber uma chamada de voz com o código.
Existem ainda alguns outros diferenciais que esse app fornece que, utilizados da forma correta, podem te ajudar muito na hora da venda, são eles:
Uso de etiquetas - você pode categorizar as informações mais importante sobre o atual status do seu cliente, dessa forma você consegue se organizar melhor e determinar qual ação foi direcionada a cada cliente. Mesmo que utilize o aplicativo para suporte, é muito importante manter a organização para que nenhum cliente seja deixado de lado.
Respostas automatizadas - funciona como um bot de mensagens, um “robô” que responde por você. Isso permite que você tenha saudação de boas-vindas quando o cliente te procurar e também para mensagens de “fora de horário”, explicando que a mensagem será respondida em breve.
Respostas Rápidas - com esta ferramenta você pode salvar as mensagens que envia com frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns dos seus clientes.
Relatórios de gerenciamento - com o qual você pode mensurar o seu alcance por meio da utilização dos dados dos próprios usuários, quantidade de mensagens enviadas e até mesmo quantidade de mensagens que foram lidas no seu perfil empresarial.
Armazenamento de histórico - você pode trazer todas as suas conversas anteriores para a nova conta. Se você já possuía um histórico de conversas com possíveis clientes, você pode migra-las e continuar de onde parou.
Vendas
Como auxiliar para vendas, o WhatsApp Bussiness é uma “caixinha de possibilidades”! Você pode se diferenciar em meio a outras empresas com uma estratégia capaz de alcançar um público fidelizado.
Uma tática recomendada é fazer uma lista de transmissão. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
1 – Configure o seu Whatsapp Business colocando na mensagem de boas vindas um texto convidando o seu público a entrar em uma lista de transmissão.
2 – Com o objetivo de incentivar a sua audiência a participar, é muito importante informar que, dentro dessa lista, haverá promoções regulares dos seus produtos.
3 – Para os que tiverem interesse em participar, coloque-os em sua lista e envie promoções regulares.
Com estes passos, sua lista de transmissão pode crescer automaticamente e, consequentemente, alavancar suas vendas.
Novos recursos
Pelo menos três novidades devem ser liberadas em breve para os usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp:
Álbuns agrupados
A plataforma desenvolve um recurso de álbuns agrupados para a versão Web. A função é de aglomerar mais itens (fotos e vídeos) em uma única bolha, a fim de economizar espaço na tela de bate-papo. A novidade funcionará exatamente como em nossos telefones: quando mais itens são compartilhados em um bate-papo, eles serão agrupados.
Stickers
Os stickers (adesivos) para a versão Web também receberão uma novidade. O recurso é uma extensão dos “álbuns agrupados". Quando você enviar adesivos e atualizar a interface do bate-papo, o recurso agrupará dois itens em uma linha.
Internet
Segundo o site especializado WaBetaInfo, o aplicativo também funcionará sem conexão com a internet (o popular 3G ou 4G). O WhatsApp vai se tornar um aplicativo multiplataforma. Isso significa que o usuário poderá acessar o app em qualquer dispositivo que baixe o programa - sendo, inclusive, dois celulares ao mesmo tempo.
Atualmente o WhatsApp exige do usuário um número de telefone para cadastrá-lo. Esse número só pode ser acessado em um celular de cada vez. Mesmo a versão desktop do aplicativo exige que o celular esteja conectado ao número e este, por sua vez, ao computador.
O update também conta com uma série de novos recursos de segurança, como a criptografia de ponta-a-ponta, já que as mensagens poderão ser acessadas em qualquer dispositivo. Além disso, a retirada de uma ferramenta que permite ao usuário salvar e compartilhar a foto do perfil de um contato facilmente.
Conclusão
Se você chegou até aqui sabe o potencial de vendas do WhatsApp para negócios. Através desse aplicativo muitas empresas alavancam suas vendas ou mesmo são impulsionados no mundo das vendas online.
Além de estar atento às novidades para utilizá-las ao seu favor, observe que suas vendas precisam ser completadas e, para isso, é eficaz que você utilize-o como mecanismo para direcionar os clientes para seu site, aplicativo de e-commerce ou delivery, conseguindo inclusive reduzir o número de atendentes.
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Você já usa o WhatsApp Business? Conta para a gente o que você considera a melhor vantagem em relação ao comum para seu negócio.
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