Alguns erros são bastante corriqueiros no Marketing, especialmente no Instagram, onde a exposição se torna tão vergonhosa quanto sair com a barra da saia embolada de um banheiro público.
No intuito de alcançar autoridade e aumentar o engajamento de sua marca na Internet, gafes são cometidas e, não se engane, elas não passam despercebidas!
Vamos citar neste artigo os erros mais nítidos e comuns que são praticados no Instagram para que você não seja esse marqueteiro na hora de elaborar suas estratégias de social media.
# Baixa qualidade
Ao entrar no seu perfil, um lead tem um encontro visual com sua marca e tudo que ela significa. Que tipo de conteúdo você o entrega? Se forem imagens e vídeos borrados e com baixa qualidade, você precisa reconsiderar o conteúdo do seu feed.
Sua credibilidade é posta em risco quando seus produtos e serviços são apresentados de forma não-profissional. A impressão de que você não leva sua empresa a sério não a que você quer passar, não é mesmo?
Então, seja minucioso na hora de escolher o que postar não seu perfil. Você não precisa necessariamente investir em equipamentos caros, mas é necessário que você planeje e execute a proposta com exatidão.
Para isso você pode investir em:
boas edições de fotos e vídeos
organização do feed (dá uma lida no nosso artigo a respeito, nele você encontra dicas valiosas)
Sem dúvidas, o conteúdo visual e a organização transmitirão sua mensagem de organização, profissionalismo e preocupação com o que será consumido. Além de alavancar uma imagem autêntica, essa pode ser uma excelente maneira de conquistar o público e fidelizá-lo como propenso cliente.
# Falta de frequência
A gente precisa bater naquela tecla de que “quem não visto, não é lembrado e quem não aparece, deixa de fazer falta”.
No mercado existe tanto àquelas empresas que postam uma quantidade desnecessária de stories e fotos no feed inviabilizando acompanhar tudo, quanto aquelas que você acha que fechou e fica surpreso quando acontece a rara aparição nas redes sociais.
Um conselho: não peque nem pelo exagero nem pela excassez! Seja presente, mas com aquele charminho que causa curiosidade. Isso quer dizer que você não precisa postar todo dia, toda hora, mas também não precisa cair no esquecimento daqueles que uma vez já conquistou.
Suas curtidas e seguidores diminuem quando você “some”. O Instagram entende que o seu perfil não está sendo atualizado e deixa de exibir. Os algoritmos indicam que sejam postados ao menos três vezes por semana.
Aqui, nos perfis da LinceWeb e dos nossos produtos Prefiro Delivery e Stokes, postamos regularmente um post por dia, além dos periódicos stories que mostram um pouco da nossa rotina e nos geram visibilidade e engajamento.
Se você tem dúvidas sobre os melhores momentos para movimentar seu perfil, temos um artigo que pode ajudar você.
De antemão, pense mais na qualidade que na quantidade. Mais do que o que soa interessante para você, se preocupe em se perguntar se aquilo será relevante para seus seguidores. Saiba exatamente o que é e qual o objetivo do que é postado. Faça testes e analise as métricas que o Instagram disponibilizou a seu favor. Se você aproveita esses recursos, o Instagram entende que você está procurando engajamento e começa a entregar conteúdos ao público, seja seguidores ou não.
# Ignorar as métricas
Tanto faz o caminho para quem não sabe para onde está indo, não é verdade?! Do mesmo modo funciona quando você você não se atenta para as métricas do conteúdo que está gerando. Você pode estar desperdiçando investimento, tempo e energia sem sequer saber em que pode melhorar.
Quando você ignora os dados que o Instagram te oferece sobre o seu perfil, você perde uma série de informações que podem ser o diferencial em uma campanha criada de divulgação. As análises vão te mostrar quem são as pessoas que te seguem, onde elas estão, qual a faixa de idade delas e qual conteúdo elas preferem consumir. Sabendo informações assim sobre seu público, além de melhor o envolvimento com seu seguidor, as chances de alcançar sucesso nas mensagens são altíssimas, claro!
Engajamento
Um perfil engajado não é construído em curto prazo, pois requer planejamento, testes e paciência. Não adianta passar a mensagem para pessoas que não irão se interessar pelo que está sendo transmitido!
Você pode mudar o seu investimento em dinheiro e tempo, através de:
Conexão com o público ao humanizar comentários respondidos sem o auxílio de automatização
Promoção da sua conta investindo em anúncios que geram lead a partir daqueles que buscam pelo seu produto e serviços
Sendo identificável ao usar o mesmo nome em todas as redes sociais
Fazendo sorteios como estratégia para conseguir novos públicos
Ter a assessoria de uma plataforma de gerenciamento pois vai ajudar a fazer todas as ações de seguir, deixar de seguir, curtir, mensagens de boas-vindas no direct, agendamento de posts, entre outros benefícios.
Aproveite as dicas para não cometer erros de Marketing, ok? Você já cometeu algum desses erros citados? Não tenha vergonha pois este é um processo de aprendizagem. Nos conte nos comentários quais são suas estratégias para manter o Instagram atualizado.
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