As empresas costumam aderir a campanhas e causas sociais dos “meses coloridos” como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul. No entanto, enquanto algumas “abraçam a causa”, outras apenas surfam na busca pelo engajamento ou na construção da imagem.
Nesse contexto que surgem os termos marketing de causa e marketing social. Você sabe a diferença entre elas? Sabe qual a mais eficaz e o que sua empresa pode fazer para ajudar? Nesse artigo vamos esclarecer as ações que podem ser desenvolvidas. Continue lendo!
Embora marketing social e marketing de causa parecem ter o mesmo significado prático, trata-se de formatos bem diferentes. Muitas empresas ao redor do mundo ainda confundem os conceitos e, diante do crescimento de negócios que põem em prática um dos tipos, vamos discorrer a respeito.
Marketing Social
Surgido na década de 1970 para falar de ações que visam alguma mudança de comportamento, conscientização ou mobilização, em 1971, Phillip Kotler e Gerald Zaltman definiram o marketing social como “criação, implementação e controle de programas para influenciar a aceitabilidade das ideias sociais e envolvendo considerações relativas ao planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing” (SCHIAVO, 2011).
Alguns autores ainda dividem o marketing social em quatro classificações relacionados à execução desses programas:
- Informativo - visa uma mudança cognitiva e não objetiva necessariamente uma ação por parte da população. Um exemplo seria uma campanha de conscientização sobre os sintomas e tratamentos contra a dengue;
- De ação - esse propõe mobilizar o público para uma ação isolada, como uma manifestação, doação de sangue ou vacinação;
- Comportamental - essa categoria objetiva criar ou mudar comportamentos na vida das pessoas. Exemplos são a campanha sobre coleta seletiva ou propagandas contra o uso do cigarro;
- Transformação de crenças - talvez o mais difícil de se cumprir nesta lista, pois aborda conceitos arraigados na sociedade, como racismo, machismo ou homofobia.
Marketing de Causa
Marketing de causa, em contrapartida, é um termo que começou a ser usado em 1983 após uma campanha realizada pela American Express que direcionava US$0,01 de cada transação realizada e US$1 de cada novo cartão emitido para a reforma da Estátua da Liberdade.
O termo designa ações como a de uma empresa que realiza contribuições em prol de uma determinada causa — seja ela social, ambiental, econômica — dedicando recursos a essa finalidade e, consequentemente, beneficiando sua própria imagem de alguma forma.
Um dos exemplos mais simbólicos da atualidade é o McDia Feliz realizado pela McDonald’s, que reverte a renda dos Big Macs vendidos nesse dia em doação para o combate ao câncer em crianças e adolescentes.
Meses Coloridos
Já percebeu as principais diferenças entre as causas? O marketing social é mais focado no lado motivacional e informativo, em incentivar outras pessoas a um determinado objetivo. O marketing de causa é mais executar na prática.
Então, o que sua empresa está fazendo com essas campanhas? Algumas fabricantes de eletrônicos, realizam marketing de causa durante a campanha do Outubro Rosa, quando vendem edições limitadas dos seus aparelhos na cor rosa e doam parte do retorno financeiro para instituições que lutam contra o câncer de mama. Outras fazem peças de design e publicam com o objetivo de divulgar e conscientizar o público acerca dessas campanhas, o que remete ao marketing social.
Se você tem dúvida de qual estratégia adotar em sua empresa, saiba de antemão qual o objetivo real de aderir às campanhas. Você deseja interagir com seu público propagando conhecimento ou impactar diretamente na causa? Se o seu foco for engajamento ou construção de uma imagem positiva da sua marca, saiba que há formas mais efetivas de se fazer isso a partir da utilização do marketing com inteligência. Entenda a responsabilidade ao lidar com determinados assuntos e fuja de aproveitar de condições sérias se sua marca não puder realmente incitar participação e colaborar com a causa.
Agora que você já sabe as formas de marketing para se envolver em questões sociais e grandes causas, utilize as mídias sociais, principal canal de comunicação da humanidade atualmente, para fazer “a diferença que você espera no mundo”. Pesquisar na internet se tornou um hábito praticamente intrínseco do consumidor no processo de aquisição de um determinado produto ou serviço e ter a sua marca vinculada ao que faz bem ou traz algum benefício pode ser propulsor para seu negócio.
Porém, ao decidir participar do “Setembro Amarelo”, por exemplo, esteja bem consciente das suas intenções, domine o tema “saúde mental”, tenha um planejamento eficaz e bem organizado. O público está cada vez mais exigente e é preciso que você não dê margens a interpretações errôneas, que irão desencadear críticas e surtir efeito contrário ao proposto. Se envolver com boas causas é louvável e vai muito além das cores simbólicas, é preciso saber como se comportar, o que falar, para quem falar e como promover.
Sua marca é envolvida em alguma questão social? Você já promoveu alguma ação de marketing de causa? Conta para a gente sua experiência!
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