Após temporada de fim de ano, com datas comercialmente movimentadas como Black Friday e do Natal, a tendência é que o começo de ano seja um pouco mais calmo no e-commerce. Segundo dados da Ebit, o primeiro período de grande faturamento para o comércio online é em março, no dia do consumidor.
Ainda em janeiro, no entanto, o dia 30 marca o dia da saudade no Brasil, uma data que serve para recordar bons momentos e que é marcada pelo sentimento de nostalgia. Embora não seja um dia popularmente considerado comemorativo ou aguardado, a palavra saudade tem um apelo forte na cultura brasileira, de forma que torna-se uma ótima oportunidade para movimentar as vendas online no começo do ano.
Os e-commerces podem trabalhar ações de marketing especiais, aproveitando para reconquistar clientes inativos, incentivar a recompra ou até mesmo recuperar carrinhos abandonados com condições especiais, sempre trabalhando a ideia da saudade para chamar atenção desses possíveis clientes.
Listamos algumas ideias de como você pode aproveitar essa data no seu negócio. Acompanhe!
Carrinho abandonado
Utilizar a temática da saudade para tentar recuperar carrinhos abandonados é uma boa sacada para o início do ano. A média de carrinhos abandonados no e-commerce passa de 80%, porém, desse total, 46% dos clientes voltam ao site para terminar a compra depois de receber um e-mail de remarketing.
Não perca a chance de lembrar os consumidores dos produtos que eles colocaram no carrinho, mas não compraram. Outra estratégia boa é oferecer benefícios para que esses pedidos sejam fechados. Pode-se apostar no frete grátis ou até mesmo descontos específicos para esses consumidores.
Clientes inativos
Aproveite a data para mostrar aos clientes inativos que está com saudade deles. Realize promoções exclusivas para pessoas que já compraram da sua loja de forma que elas se sintam especiais e tenham vontade de realizar novas compras. O dia da saudade é ótimo para a tentativa de fidelizar clientes e também conquistar promotores da sua marca. Ah, serve para o segmento de delivery também! Estratégias como cupons de desconto, brindes especiais e boas ofertas são oportunas para retomar clientes que não aparecem pelo seu estabelecimento a algum tempo.
Produtos esgotados
Utilizar uma comunicação nostálgica para trabalhar campanhas de relançamento de produtos muito procurados é uma ótima chance de vender mais nesse período do ano. Campanhas como essas tendem a ter sucesso, no entanto, é preciso um planejamento anterior para conseguir repor no estoque um produto esgotado que tenha sido campeão de vendas. Vale a pena apostar na saudade que seus clientes possam estar sentindo daquele produto especial.
Aproveite as dicas e encontre outras estratégias de campanhas no nosso calendário 2020 para se planejar para todas as grandes datas do ano. Conte-nos quais suas expectativas para este ano!
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